06 abril 2012

Folar da Páscoa

A minha Páscoa sempre foi saboreada com folar e com amêndoas de açúcar e chocolate, entre a família. A tradição mantém-se e agora há mais uma boquinha pequenina a comer folar. Este ano optei por fazer este que não é tão doce e tem a mais-valia de poder ser moldado a várias mãos, em família. Ficou perfeito.

Aventurei-me a testá-lo na escola com os miúdos numa manhã dedicada à culinária. Cada mesa moldou o seu e daquelas mãozinhas sairam folares lindos decorados com amêndoas de açúcar coloridas.

Por isso hoje partilho-o convosco na esperança de adoçar um pouco a vossa Páscoa. Espero que gostem!

Uma doce e santa Páscoa!

Photobucket

Folar da Páscoa
 
Ingredientes: 1dl leite morno, 25g de fermento fresco, 475g de farinha sem fermento, 75g de açúcar, 75g de manteiga sem sal amolecida, 1 ovo, sumo de 1 laranja pequena, 1 colher de chá de canela em pó, 1 colher de chá de erva doce em pó, 1 pitada de sal
- ovo batido ou leite para pincelar, açúcar e canela em pó q.b.

(T): Dilua o fermento no leite morno. Reserve. Coloque a farinha num recipiente fundo e largo e abra uma cova no centro. Coloque aí o leite com o fermento e misture bem. Junte os restantes ingredientes e amasse muito bem até obter uma massa lisa e macia. Forme uma bola, coloque-a num recipiente e deixe levedar tapada durante cerca de uma hora, ou até dobrar o volume. Ligue o forno a 180º. Retire a massa para a bancada. Forme um rolo comprido e espalme ligeiramente. Polvilhe abundantemente com o açúcar e a canela ao longo de toda a massa. Feche o rolo de modo a que o açúcar e a canela não saiam. Forme um U grande. Enrole um lado do rolo no outro como uma corda e una as pontas formando uma coroa, calcando bem as extremidades para não se separarem. Pincele com o leite ou com o ovo batido e polvilhe com açúcar. Leve ao forno por cerca de 30 minutos.

(B): Deite o leite no copo e programe 2 min, 37º, vel 1. Junte o fermento e ligue a máquina na vel 2 durante alguns segundos até que o fermento esteja diluído. Junte a farinha e todos os outros ingredientes. Misture tudo 15 seg na velocidade 4. Amasse 3 minutos na vel espiga. Tire a massa da Bimby, forme uma bola, coloque-a num recipiente e deixe levedar tapada durante cerca de uma hora, ou até dobrar o volume. Ligue o forno a 180º. Forme um rolo comprido e espalme ligeiramente. Polvilhe abundantemente com o açúcar e a canela ao longo de toda a massa. Feche o rolo de modo a que o açúcar e a canela não saiam. Forme um U grande. Enrole um lado do rolo no outro como uma corda e una as pontas formando uma coroa, calcando bem as extremidades para não se separarem. Pincele com o leite ou com o ovo batido e polvilhe com açúcar. Leve ao forno por cerca de 30 minutos.

(mfp): Dilua o fermento no leite morno. Reserve. Coloque a farinha na cuba da máquina e abra uma cova no centro. Coloque aí o leite com o fermento e misture bem. Junte os restantes ingredientes. Selecione o programa massa e deixe prosseguir até ao fim (levedação incluída). Ligue o forno a 180º. Retire a massa da cuba da mfp para a bancada. Forme um rolo comprido e espalme ligeiramente. Polvilhe abundantemente com o açúcar e a canela ao longo de toda a massa. Feche o rolo de modo a que o açúcar e a canela não saiam. Forme um U grande. Enrole um lado do rolo no outro como uma corda e una as pontas formando uma coroa, calcando bem as extremidades para não se separarem. Pincele com o leite ou com o ovo batido e polvilhe com açúcar. Leve ao forno por cerca de 30 minutos.

Photobucket

Notas:
- Pode moldar um folar mais simples: forme uma bola ligeiramente achadata. Com dois pedaços de massa faça dois rolos compridos e disponha-os sobre o folar em forma de cruz. Pode colocar um ovo cozido no centro também ou decorar com amêndoas de açúcar.

16 comentários:

  1. Ficou lindo. Imagino a felicidade da criançada com as mãos na massa :)
    Um beijo e uma Páscoa muito feliz.
    Ilídia

    ResponderEliminar
  2. Gosto. E muito! Ficou lindo. Apetecia-me tirar um pedacinho e saborear a massa fofinha. :) Beijinho e boa Páscoa!

    ResponderEliminar
  3. O folar faz parte da tradição. Ainda hoje uma senhora amiga me ofereceu um caseiro. E amassado a mãos pequeninas, que alegria para as crianças!
    Lindo!
    Um beijinho e boa Páscoa!

    ResponderEliminar
  4. Que lindo folar Margarida, perfeito para qualquer altura do ano! Feliz e doce Páscoa :)

    ResponderEliminar
  5. Ficou lindo!

    Votos de uma Santa Páscoa para ti e para a tua família.

    ResponderEliminar
  6. Que bonito que está e que bom deve ter sido estar com as crianças a fazer folares. Esses momentos são uma diversão para eles e uma alegria para nós.
    Uma boa Páscoa para ti e para a tua família
    Bjnhos

    ResponderEliminar
  7. que lindo folar, parabéns!
    E obrigada por partilhares a receita

    ;-)

    ResponderEliminar
  8. Que folar tão apetitoso. Imagino as obras que sairam dessas mãozinhas, deve ter sido uma manhã a não esquecer.
    Fiz o teu folar antes das férias, foi um sucesso, agora posso fazer este.
    Beijinhos a todos e uma Páscoa feliz

    ResponderEliminar
  9. E ainda bem que se mantém :) Ficou mesmo perfeito como diz. Boa Páscoa :)

    ResponderEliminar
  10. Querida Margarida,
    Hummm!!! Parece DELICIOSO!!! Fiquei com água na boca.
    Vim te desejar uma FELIZ PÁSCOA com ovos recheados somente de coisas boas...
    Um super beijo, Irene

    ResponderEliminar
  11. Estas iniciativas com os miúdos são fantásticas! Eles adoram!.
    Ficou com óptimo aspecto ;). Este ano também fiz um folar. Foi o primeiro que fiz e correu bem :).
    Bjs

    ResponderEliminar
  12. Sei que cheguei tarde mas tinha de vir dizer que o teu folar ficou lindo e desejar-te uma boa semana. beijos

    ResponderEliminar
  13. Folares, Fogaças e qualquer tipo de pão doce tiram-me do sério!!!!
    Que bom continuares a construir memórias e a acrescentar o teu livro de vida... com mais uma boca por perto, como dizes!
    Babette

    ResponderEliminar
  14. Maravilhoso folar, levo a receita para prová-lo!
    Um abraço!

    ResponderEliminar
  15. Só para avisar que não cresceu...
    Enfim, uns têm outros não, e tu tens!!

    ResponderEliminar
  16. Que bonito esse folar! :)

    ResponderEliminar

Obrigada pelo seu comentário!
Thank you for your comment!