09 janeiro 2012

Canja de conquilhas no início do novo ano

Gosto de começar o(s) ano(s) com arrumações. De objectos, de sentimentos, de formas de estar, de agir… Acho que me ajuda a receber cada ano com a consciência (tranquila) de que tudo farei para que esse ano seja em tudo melhor que o anterior.
E assim começo, pelos objectos. Revolvo gavetas, estantes, armários. Recantos em que se vão acumulando papéis, pedaços de momentos passados dos quais, na altura, não me consigo separar. E encontro de tudo, recortes de receitas, anotações em post-its, fotografias, revistas, papéis coloridos de um ou outro presente, etiquetas rasgadas de envelopes com moradas de amigos, laços e fitas cortadas daqui e dali, cartões recebidos em ocasiões especiais, velas mordidas por desejos, sacos de papel bonitos, cadernos, tanta coisa…

Vou guardando tudo, afeiçoando-me, na hora, àqueles pedacinhos de um dia ou ocasião, àqueles objectos que me cativam ao primeiro olhar, àquelas memórias que fazem o dia-a-dia. Por isso, no início de cada ano, dou volta a tudo, volto a guardar os objectos mais importantes e simbólicos e, com alguma (muita!) resistência, desfaço-me dos outros.

E enquanto o faço, estabeleço novas metas a esta mania de imortalizar tanto momento, desafio-me e proponho-me a mudanças. Formulo e reformulo. E acato cada uma destas premissas, acreditando que o ano assim será melhor. As conclusões, essas, tirarei no início do ano seguinte.

Entretanto vou aproveitando o presente, tirando partido destes dias que se afiguram vazios mas que a cada manhã se fazem de boas mudanças e se renovam em boas memórias, como uma simples sopa de conquilhas!

Photobucket

Canja de conquilhas

Ingredientes (para 4 pessoas): 1kg de conquilhas frescas, azeite, 1 cebola, 1 dente de alho, 1 chávena de arroz, coentros frescos, água e sal q.b.

(T): Coloque as conquilhas em água do mar (ou em alternativa em água com sal grosso) durante uma hora de modo a que libertem a areia. Pique a cebola e o dente de alho finamente. Cubra o fundo do tacho com azeite e leve ao lume com a cebola e o alho. Deixe alourar. Junte a água (3 chávenas para uma de arroz) e deixe ferver. Deite o arroz, tempere com sal e deixe cozer durante cerca de 10 minutos. Lave bem as conquilhas e junte-as ao arroz. Pique os coentros e junte-os também. Assim que as conquilhas abrirem desligue o fogo e sirva a canja de imediato.

Dicas:
- Com a mesma receita pode fazer um arroz de conquilhas, basta reduzir a quantidade de água.

18 comentários:

  1. Gostas de começar o ano como eu...com um lavar da alma...
    A sopinha aquece também o coração e reconforta-nos sentindo que o novo ano (e isso está nas nossas mãos)tem tudo para correr bem...



    beijinhos BOM ANO e, boa semana!!

    ResponderEliminar
  2. Gostava imenso de a ter para o meu jantar seu aspecto é delicioso!

    beijinhos

    ResponderEliminar
  3. É canja! Adoro conquilhas, fico logo com um cheirinho a Algarve a tentar-me o nariz! Pena que aqui no Porto não sejam assim muito simples de encontrar (é a falta de tempo para ir de manhã bem cedo às peixeiras do Bolhão) mas esta canja comia-a eu bem (já que a de galinha não me desperta os sentidos). Claro que fico mais fã da versão arroz, mas ainda assim um belo intermeio, arroz bem molhadinho faria as minhas delicías. Conquilhas where art thou????

    ResponderEliminar
  4. De vez em quando tenho mesmo que fazer limpeza a tudo que é gaveta ou armário, pelo mesmo motivo :)
    Esta canja é bem melhor que a de galinha, pelo menos sabe a mar!

    ResponderEliminar
  5. E eu que pensava que era só eu que guardava cada pedacinho de cada momento especial vivido... ;)
    E essas arrumações são necessárias para alimentar a alma e arranjar espaço livre para mais momentos especiais...
    Não conhecia as conquilhas...
    Mas parecem-me perfeitas...
    Obrigado por partilhares...
    Beijinhos e boa semana...

    ResponderEliminar
  6. Cheira a maresia! Cheira a ano novo e renovar de objectivos. E o aroma dos coentros a perfumar a refeição assenta na perfeição.
    Um beijinho.

    ResponderEliminar
  7. Nunca provei esta canja, mas a conquilhas eu não resisto. Tenho que experimentar aqui em casa.
    No meu dos arrumos espero que encontres tudo o que desejas para este novo ano.
    Um beijinho

    ResponderEliminar
  8. Esta canja prendeu-me o olhar e ampliou-me a vontade de reproduzi-la um destes dias. O mais difícil vai ser mesmo encontrar as conquilhas, mas já estou a pensar numa substituição caso não as encontre.
    Comigo acontece o mesmo. Tenho imensa dificuldade em desfazer-me de pedaços de coisas, quer sejam retratos, papéis, anotações, cartas...Mas vem um dia em que essa renovação tem de fazer-se. E por incrível que parece sentimo-nos bem. Contraditório,não acha?
    Um abraço
    Patrícia

    ResponderEliminar
  9. Los buenos propósitos para el año nuevo han de ser tan sencillos como esta rica sopa de coquinas. Tal vez no consiga los primeros, pero seguro que haré la segunda.
    Besos

    ResponderEliminar
  10. Nunca provei esta canja, mas tenho a certeza que me agrada, gosto imenso de conquilhas, pena pelo Norte não encontrar com facilidade.

    Beijinho e um Bom Ano

    ResponderEliminar
  11. há os anos que eu não como uma canja destas, acho que desde míuda... uma tia minha é que costumava fazer muitas vezes.
    agora abriste-me o apetite e fizeste-me ficar com uma saudade danada dos meus tempos de menina.

    ResponderEliminar
  12. Isto sim é começar o ano com ideias novas e interessantes, esta canja vai já para o bloquinho =)

    ResponderEliminar
  13. Eu que gosto tanto de sopa, não sou muito dada a canja. Mas fiquei bem tentada com esta, nunca expeirmentei canja de conquilhas!

    Vou arrumar a receita. Na gaveta certa. :))
    Bj grande!

    ResponderEliminar
  14. Essa canjinha esta ca com um aspecto...hummm!

    Desejo-te um feliz 2012 com tudo de bom e na companhia de quem mais gostas.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  15. Desejos de um ano feliz!!!
    Babette

    ResponderEliminar
  16. Adorei a canja...e de arrozinho!! :)

    ResponderEliminar
  17. Eu não gosto da canja tradicional, mas desta acho que me ia saber muito bem.

    Bjs

    ResponderEliminar
  18. Eu acho que na minha faltou alguma coisa, mas mesmo assim, o povo de casa gostou

    ResponderEliminar

Obrigada pelo seu comentário!
Thank you for your comment!