06 abril 2011

Pão escuro de alfarroba

“Quanto mais branco o pão, mais cedo se vão”. Esta é a 37.ª regra de ouro indicada por Michael Pollan no livro Saber Comer. E eu não podia estar mais de acordo. Como não é novidade por aqui, tenho uma (enorme) predilecção por pão. Acho que sempre tive pois lembro-me de o ter sempre presente em lanches, refeições e pequenos-almoços. E hoje não é excepção. Não o consumo moderadamente como gostaria (e deveria).

Momentaneamente consigo substitui-lo no lanche a meio da tarde ou na primeira refeição da manhã. Mas não sou capaz de passar sem ele. E por isso, e muito também por influência da minha avó que sempre comeu pão integral, aprendi cedo a apreciar o pão mais escuro, rico em cereais integrais e fibra. Reconheço que não me tornei fã deste pão assim tão facilmente, achava-o maçudo e sem sabor. Mas rapidamente lhe reconheci benefícios e disciplinei o meu gosto nesse sentido.

Quando comecei a fazer pão em casa descobri o sabor de outras farinhas e as combinações possíveis são tantas que é (muito) raro fazer pão branco cá em casa. Empilho receitas impressas, rascunhos e rabiscos e reúno farinhas, grãos e sementes. O último que saiu do forno foi uma espécie de pumpernickel alemão com farinha de alfarroba. Bem escuro, aromático e com aquela textura que aprecio neste tipo de pão.

E como escreve Michael Pollan, “Estudos recentes sugerem que as avós que seguiam esta regra tinham razão: quem come muitos cereais integrais costuma ter mais saúde e viver mais.”

Photobucket


Pão escuro de alfarroba
Receita adaptada desta

Ingredientes: 1 ½ chávena de água, 2 colheres de sopa de óleo vegetal, 2 colheres de sopa de mel de cana sacarina, 1 colher de chá de sal, 1 chávena de farinha de centeio, 1 chávena de farinha de trigo integral, 1 chávena de farinha de trigo T55, ¼ chávena de farinha de alfarroba, ½ chávena de gérmen de trigo, 2 colheres de chá de fermento seco, manteiga sem sal q.b. para pincelar (opcional)

(mfp): Coloque os ingredientes na cuba da máquina de fazer pão pela ordem indicada. Seleccione o programa “massa” e deixe prosseguir até ao final (tempo de levedação incluído). Transfira a massa para uma superfície ligeiramente enfarinhada e abra-a com as mãos enfarinhadas formando um rectângulo. Dobre o lado mais comprido do rectângulo para dentro e pressione bem. Dobre o outro lado da mesma forma e pressione. Dobre o rectângulo ao meio no sentido horizontal e pressione bem para unir a massa. Volte a massa de forma a que a junção fique virada para baixo. Coloque-a no tabuleiro do forno coberto com papel vegetal ou numa forma própria para pão. Deixe levedar até dobrar o volume.
Pré-aqueça o forno a 200º e coloque dentro um recipiente com água. Coloque o pão no forno e coza-o durante 30 minutos aproximadamente. Assim que estiver cozido retire-o e pincele-o levemente com manteiga derretida. Deixe arrefecer sobre uma grelha.


Photobucket



Notas:
- Pode cozer directamente o pão na máquina;
- Apliquei a este pão o método Bertinet, aqui explicado pela gasparzinha;
- A massa é um tanto ou quanto pegajosa pelo que deve enfarinhar bem as mãos antes de a manusear.

Medidas de referência: 1 chávena de água = 250g 1 chávena de farinha = 140g

19 comentários:

  1. Olá Margarida
    Desejo que esteja a correr tudo bem.
    Fiquei logo apaixonada pelo teu post, sou uma grande fã dos productos contendo alfarroba.
    Feliz semana ♥

    ResponderEliminar
  2. Amiga, mais um pão fantástico. Eu faço de vez em quando o pumpernickel, achei muito boa a ideia de lhe juntares alfarroba. :)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Margarida querida
    A alfarroba e outros sabores algarvios estarão sempre associados às lembranças que guardo de ti :)
    Tenho esse livrinho, acho engraçado os ditados tão sábios. Também prefiro este tipo de pão e quando sai das nossas mãos melhora.
    Um beijo

    ResponderEliminar
  4. a minha mãe compra-me um pão de alfarroba que adoro pk é fofo e com muito bom sabor.
    este teu pão tb deve ser uma delicia!!
    bjs

    ResponderEliminar
  5. Deve ser mesmo bom o teu pão. Adorei as imagens fiquei com agua na boca. beijos da Marmita

    ResponderEliminar
  6. Excelente pãozinho.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  7. ADORO O SABOR DA FARINHA DE ALFARROBA , LOGO ESTE PÃO AGRADOU-ME.
    BJS

    ResponderEliminar
  8. Oh, as imagens não aparecem! Pão de alfarroba, acho que ainda nunca tinha ouvido disso. Tenho que provar um dia. Deve ser bem bom.

    ResponderEliminar
  9. Eu sou louca por pão.E desde miúda me habituaram ao pão mais escuro, hoje em dia é dos pães que se fazem lá em casa.

    Adoro tudo o que leva alfarroba.Esse pão está mesmo ao meu gosto.

    Bjs

    ResponderEliminar
  10. Tb gosto muito de pão escuro e pumpernickel é dos meus favoritos.
    Bjs

    ResponderEliminar
  11. Este pão tem um aspecto delicioso!!!
    Tenho de ir ver onde encontro farinha de alfarroba.

    ResponderEliminar
  12. eu ca tambem sou fá de pães com cereais . nao ha melhor. mas também gosto de ium pao branco de vez em quando.
    este esta excelente
    beijinhos

    ResponderEliminar
  13. Aqui está o belo pãozinho :) Gosto do aspecto e tenho a certeza que gostarei do sabor. Amanhã é o dia de eu experimentar o meu primeiro pão sem fermento :)
    Beijocas e bom fim de semana

    ResponderEliminar
  14. Deve ter um aroma espectacular...uma delícia! bjinho

    ResponderEliminar
  15. Tenho sempre farinha de centeio e farinha integral em casa. Pão branco não consumimos e, mesmo nos bolos, tento usar sempre farinha integral. Alfarroba está em falta cá em casa, tenho que comprar um pacotinho porque adoro a cor e o sabor :)

    ResponderEliminar
  16. Fiquei muito curiosa com este teu Pão de Alfarroba. Já tenho algumas receitas de bolos em espera, mas nunca tinha visto de pão. Na semana passada, finalmente, encontrei farinha de alfarroba no Pingo Doce aqui em Sintra e trouxe logo 2 pacotes. Agora estou contente porque vou poder fazer as minhas experiências! Obrigada pela receita. As fotos estão bem apelativas! Bjs. Bombom

    ResponderEliminar
  17. Fiz este pão ontem à noite. Pus despertador para o tirar da máquina. Deu-me preguiça de me levantar mas levantei-me. Tirei. Adorei a visão. De manhã deu-me aquela curiosidade de o abrir "só para ver". Não resisti a uma dentadinha na côdea. Sem palavras. Estou desejando que seja hora do pequeno almoço de amanhã, que ainda por cima promete ser acompanhado de chuva lá fora. Obrigada por mais esta :)

    ResponderEliminar
  18. Gostaria de saber se posso substituir o trigo e o mel por outros alimentos, visto ter intolerância alimentar a estes.

    ResponderEliminar
  19. executando todo este processo na MFP, qual será o programa mais indicado para que não fique massudo? integral rápido?
    grata pela receita

    ResponderEliminar

Obrigada pelo seu comentário!
Thank you for your comment!