14 março 2011

Hoje há carapaus alimados!

Nunca achei qualquer graça à sua preparação e admito que até sentia uma certa aversão ao cenário do peixe cravado em sal grosso, mirrando aos poucos naquela salmoura que se prolongava até ao dia seguinte.
O facto é que cedo me habituei a observar a minha mãe a prepará-los: dispunha-os num alguidar perfurado, em camadas intercaladas, o sal grosso e os carapaus. Na manhã seguinte, escorria-os da salmoura e passava-os por água, enquanto um tacho de água fervilhava ao lume. E lá os mergulhava por alguns minutos. E eu observava, enfastiada com o odor da salmoura já escorrida na pia, seguindo atentamente todos os passos, até ao empratamento daquele petisco que tanto apreciava.

Curiosa aprendiz de cozinha como sempre fui, enchi-me de coragem um dia e pedi-lhe que me ensinasse a alimar os carapaus. Na primeira oportunidade, coloquei os conhecimentos em prática sem me aperceber que o pior viria na fase em que se tira a pele ao peixe. “A trabalheira que isto dá…”, pensei na altura. Teria 12 ou 13 anos e não mais me ofereci para fazer peixe alimado.

Mas, como diz o ditado, “mudam-se os tempos, mudam-se as vontades”, e hoje é petisco assíduo em minha casa. Acompanhado por umas batatinhas cozidas e temperadas com azeite e orégãos. E feito por mim, claro.


Photobucket

Carapaus alimados

Ingredientes: 1 kg de carapaus frescos de tamanho médio, sal marinho tradicional q.b., água, azeite q.b., 1 cabeça de alhos

(T): Amanhe os carapaus retirando-lhes as vísceras e, se preferir, a cabeça (pode pedir para o fazerem na praça ou na peixaria). Lave-os bem e disponha-os, num alguidar perfurado, em camadas alternadas com bastante sal marinho (a última camada deve ser de sal). Deixe em salmoura de um dia para o outro.
Passe-os depois por água para remover o sal. Leve um tacho com água ao lume até ferver. Mergulhe os carapaus na água fervente e deixe cozer por cerca de 4 minutos. Um truque para verificar se estão cozidos é puxar o rabo de um dos carapaus; se este se soltar de imediato estão cozidos. Retire-os do lume e mergulhe-os em água fria. Com os dedos vá friccionando a pele até a remover por completo. A este processo dá-se o nome de alimar.
Disponha-os numa travessa e regue generosamente com azeite. Descasque os alhos, corte-os em lâminas e deite sobre os carapaus. Sirva-os acompanhados por batatas novas cozidas e/ou uma salada de tomate.

Photobucket
Notas:- Se necessário, depois de alimados, podem ser mergulhados em água fria para dessalgar mais um pouco. 
Esta receita foi publicada no blogue do Turismo do Algarve no âmbito do projecto Sabores do Algarve que visa promover a gastronomia e os vinhos algarvios. Vão até lá, espreitem as receitas, dicas, histórias publicadas e conheçam as inúmeras riquezas do Algarve.

13 comentários:

  1. Que engraçado.
    Gostei imenso de conhecer este tradicionalismo. Quer dizer que os carapaus alimados são tipo bacalhau salgado...
    No Norte sei que fazem muito é raia salgada em vez de bacalhau.

    Mas aí está uma grande verdade, "mudam-se os tempos, mudam-se as vontades". Há tanta coisa que agora adoro e que antes detestava!

    Olha, por exemplo, quando a minha mãe fazia ervilhas com ovos e reclamada imenso, perguntáva-lhe sempre: mas onde esta a carne? (porque ela só colocava uns pedacinhos de toucinho e entrecosto partido)

    E agora, sou vegetariana!
    Realmente...quem me viu e quem me vê!
    Beijinhos e este dava um excelente post para umas das fases da Blogagem Colectiva Fases da Vida que começa amanhã.
    Se ainda quiseres passa lá no meu blog para saberes mais acerca.

    ResponderEliminar
  2. Nunca provei, mas está na minha lista.

    Bjinho
    Maria José

    ResponderEliminar
  3. É um daqueles petiscos que não como há muitos anos, eu diria há mais de vinte, mas gosto bastante.

    ResponderEliminar
  4. Será que me atreverei a fazer?
    As fotos estão tão lindas, que me tentam mesmo a experimentar cá em casa. :)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  5. Eu adoro isto e só como mesmo quando vou ao nosso lindo Algarve :) Mas vingo-me por um ano :)

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  6. Gosto tanto :) principalmente quando o tempo começa a aquecer. Bem bom

    ResponderEliminar
  7. Ainda há quem diga que o peixe não fica bonito nas fotos. Eu continuo a achar o peixe bem bonito e estes carapaus são de corrida... corria já até aí para provar :)

    ResponderEliminar
  8. Eu adoro este prato e sempre que vejo carapaus fresquinhos trago-os comido para fazer este petisco, não os salgo é de um dia para o outro, deixo só umas 2 ou 3 horas com sal
    Um beijinho para o Algarve

    ResponderEliminar
  9. Margarida nunca comi os carapaus assim.Mas fiquei super curiosa.O problema é aventurar-me neste petisco.

    Bjs

    ResponderEliminar
  10. Querida Margarida
    Ficaram tão bonitos! Já provaste como se pode criar um prato e foto atractiva desta receita ;)
    Um beijo

    ResponderEliminar
  11. Sei quem vai gostar muito de ver esta foto, a avó Natalinha é claro,bj

    ResponderEliminar
  12. Olá Margarida,belas tradições e sabem tão bem,só é pena as dores nas costas que fico quando os faço....mas no fim sempre compensa.Bjs

    ResponderEliminar

Obrigada pelo seu comentário!
Thank you for your comment!