15 dezembro 2010

Bolo Rainha com sabores do Algarve

Voltando a falar de tradições da época Natalícia e nomeando um bolo de presença indispensável na mesa, rapidamente nos lembramos do Bolo Rei. Adorado por muitos pelo sabor característico que as frutas doces lhe emprestam, detestado por outros exactamente pelo mesmo facto, ele acaba sempre por lá estar. Ele ou a sua versão menos tradicional, de sabor menos adocicado e frutado, mas mais rica na sua essência pela mistura de frutos secos que a compõem, o Bolo Rainha. Este é o meu preferido, sem dúvida.

Mas, no que respeita a tradições, as minhas raízes profundas de algarvia acabam sempre por influenciar todo e qualquer costume. E se penso em frutos secos a amêndoa e o figo surgem logo no topo. Troca-se a laranja por tangerina, que por esta altura estão no auge da sua doçura. E para completar, junta-se-lhe o medronho em vez do vinho Porto. O resultado? Um Bolo-Rainha de aroma e sabor algarvio. Não deixem de experimentar!

Photobucket

Bolo Rainha com sabores do Algarve



Ingredientes: 70g de açúcar, casca de 1 tangerina e 1 limão (só o vidrado), 120g de leite, 70g de manteiga à temperatura ambiente, 1 ovo grande, 40g de fermento fresco, 20g de sumo de tangerina, 35g de aguardente de medronho, 445g de farinha de trigo, 1 pitada de sal, 300g de frutos secos (mistura de 120g de figos secos picados, 100g de amêndoas com pele, 50g de nozes, 30g de pinhões), açúcar, leite e mel para finalizar


(B): Pulverize o açúcar e as cascas da tangerina e do limão 15 segundos, na velocidade 9. Junte o leite e a manteiga e programe 45 segundos, temperatura 37º, velocidade 2.
Com a Bimby em funcionamento na velocidade 3, deite pelo bucal o ovo ligeiramente batido, o fermento, o sumo da tangerina e o medronho e misture durante alguns segundos. Mantenha a Bimby em funcionamento e junte a farinha, pouco a pouco através do bucal e por fim o sal. Aumente a velocidade para a velocidade 9 durante 30 segundos.
Programe 3 minutos, na velocidade Espiga, e verifique se a massa forma uma bola que não agarra às paredes do copo. Se agarrar, polvilhe com um pouco de farinha e volte a amassar na mesma velocidade.

Deixe repousar a massa dentro do copo até levantar o copinho medidor. De seguida programe 15 segundos, na velocidade 9. Programe 1 minuto, na velocidade Espiga e nos últimos segundos deite pelo bucal a mistura dos frutos secos.
Retire a massa para uma superfície enfarinhada e amasse um pouco para retirar o ar. Forme duas bolas do mesmo peso. Estique-as rolando-as na bancada, uma de cada vez. Enrosque uma na outra e forme uma coroa unindo muito bem as pontas. Amachuque um pedaço de papel de alumínio formando um cilindro largo e coloque no centro de modo a manter a abertura da coroa. Deixe levedar coberto com um pano até dobrar o volume.
Ligue o forno a 180º. Pincele o bolo levemente com o leite e decore com frutos secos e torrões de açúcar humidificado. Leve ao forno por cerca de 20 minutos ou até estar cozido. Sugiro que a meio do tempo coloque uma folha de alumínio sobre o bolo para evitar que se queime (como foi o meu caso).
Deixe arrefecer. Dissolva 3 colheres de sopa de mel numa colher de chá de água e pincele o bolo.

Photobucket

Notas:
- Se pretender pode usar vinho do Porto em vez da aguardente e uma mistura de frutos secos e cristalizados de forma a obter o tradicional Bolo-Rei;
- Pode dar-lhe a forma mais tradicional em vez de rosca como descrito na receita, formando um círculo aberto com a massa;
- Ao invés do mel poderá pincelar o bolo com geleia de marmelo aquecida;
- Receita da revista Bimby Momentos de Partilha n.º 5, alterada nas quantidades e ingredientes.

Dicas:
- Se quiser oferecer este bolo como presente de Natal, depois de bem seca a cobertura, passe uma fita larga decorada pela abertura do bolo e dê um laço grande na zona de junção da massa. Coloque uma etiqueta com uma mensagem de Natal. Por fim, envolva-o em papel celofane transparente.

21 comentários:

  1. Bolo rainha ainda não fiz,....este tem um aspecto fantástico!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Super lindo, com certeza uma delícia! Bjinhos

    ResponderEliminar
  3. mmm, que delicia! o fim de semana passado andei na cozinha de roda de um bolo-rainha tb de inspiracoes algarvias mas com alfarroba, mas a receita nao saiu tao bem como a tua! :)
    tenho q experimentar a tua receita!
    beijinhos
    Sofia

    ResponderEliminar
  4. Ficou lindo.Com esses sabores Al garvios só pode ser uma maravilha.

    Bjs

    ResponderEliminar
  5. Gostei muito da tua versão com tangerina :)
    Beijocas

    ResponderEliminar
  6. Lindo e acredito que delicioso :)

    ResponderEliminar
  7. Parabéns Margarida, o bolo ficou lindo e com uma apresentação muito elegante.

    ResponderEliminar
  8. Margarida minha linda 1ºquero felicitar-te pela tua gravidez!!
    E que corra tudo bem com a chegada desse bébé...vai ser tão lindo como a mana!! :)
    O bolo está uma delicia!!
    A fazer.
    Beijinhos

    Isabel(MIDAO)

    ResponderEliminar
  9. O teu bolo ficou muito bonito! Bolo rainha é um bolo que ainda não fiz este ano talvez seja a minha estreia...vamos ver como me safo,lol!

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  10. Lindo!!!
    E se sabe a Algarve só pode ficar fantástico, vou experimentar
    Um beijinho

    ResponderEliminar
  11. Bem que aspecto magnífico! Mesmo a pedir para ser comido.

    ResponderEliminar
  12. Amiga, que lindo ficou!
    Este ano ainda não fiz, mas tenho planos de ter um na mesa de Natal.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  13. e dos meus favoritos, o boo rainha. nao sou muito fa das frutas cristalizadas. e com sabores algarvios que tanto aprecio
    lindo o teuu bolinho
    beijinhos margarida

    ResponderEliminar
  14. Margarida,

    Que belo bolo rainha nos trazes, o aspecto e fantastico. E prefiro sem duvido o bolo rainha ao bolo rei.

    Beijinhos e bom fds

    ResponderEliminar
  15. Sou das que odeia frutas cristalizadas e passas. Mas adoro figos e frutos secos, portanto esta versão Algarvia parece-me maravilhosa :)

    ResponderEliminar
  16. Acabei agorinha mesmo de fazer um! Obrigada pela receita e parabéns pela originalidade! :-)

    ResponderEliminar
  17. Olá margarida
    Lindo e saboroso com essas influencias do sul ;)
    Beijinhos para todos e boa semana

    ResponderEliminar
  18. Que bonito Margarida!!
    Y que rico debe de estar.
    Tu tan elegante como siempre.
    Te felicito.

    Un saludo y felices fiestas para ti y los tuyos.

    ResponderEliminar

Obrigada pelo seu comentário!
Thank you for your comment!