20 junho 2009

Bolo das Rosas

Sempre ouvi dizer que é bom recordar sabores. Diz que é uma espécie de magia que inebria a alma, aviva o palato e leva-nos a viajar no tempo. Concordo. Mas verdade seja dita que estas recordações trazem quase sempre o pecado da gula atrás... Não sei se a saudade era muita, o que é certo é que este bolo desapareceu muito antes de poder sequer pensar em saborear os momentos que me o fizeram recordar..
 

Bolo das Rosas

Ingredientes:

Massa: 550gr de farinha, 20gr de fermento de padeiro fresco (ou 1 saqueta em pó), 2,5dl de leite, 125gr de manteiga, 2 ovos, uma pitada de sal
 
Recheio: 125gr de manteiga, 125gr de açúcar, 125gr de amendoas trituradas
 
Calda: 390gr de água, 180gr de açúcar, 1 vagem de baunilha (não usei)
 
(B): Deite o leite no copo e programe 3 min, temp 50º, vel 1. Junte o fermento 10 seg, vel 4 e depois a manteiga 15 seg, vel 4. Adicione a farinha com o sal 20 seg, vel 6. Na velocidade 3 e com a maquina em movimento, junte os ovos e bata 3 minutos no modo espiga. Deixe a massa repousar no copo da maquina durante 30 a 40 minutos ou até dobrar de volume.
 
(mfp): Coloque todos os ingredientes da massa na cuba da máquina e seleccione o programa “Massa”.
 
(T): Dissolva o fermento e o sal no leite morno. Amasse a farinha com a manteiga derretida. Deite o leite aos poucos e amasse até estar seco. Acrescente depois um ovo de cada vez e amasse muito bem, deixando levedar até dobrar de volume (aproximadamente 1 hora).
Aproveite para forrar uma forma de mola (diametro 26cm) com papel vegetal. Estenda a massa, polvilhando com farinha a bancada e comece a trabalhá-la. Com a ajuda do rolo da massa forme um rectângulo. Pincele o rectângulo com a manteiga derretida e espalhe por cima a amêndoa misturada com o açucar. Comece a enrolar a massa com este recheio como se de uma torta se tratasse. Enrole-a sobre o lado menor, resultando um comprimento de rolo maior. Com uma faca afiada apare as pontas e divida-o em partes iguais. Faço 9, uma para o centro e oito em redor e disponho na forma untada e coberta com pael vegetal. Deixe levedar mais 30 minutos. Leve ao forno quando as rosas ocuparem o espaço todo e se pressionarem entre si.
Enquanto o bolo está no forno, prepare a calda. Coloque todos os ingredientes no copo da Bimby e programe 20 min, temp varoma, vel 1, ou leve a lume brando num tacho, mexendo sempre até engrossar e ganhar o ponto de calda. Desenforme, coloque no prato de servir e regue com a calda.


Notas:
- Receita retirada daqui.

13 comentários:

  1. Este bolo é mesmo muito bomm. tb fiquei com saudades de comer.
    bjss

    ResponderEliminar
  2. Esse bolo não faz parte das minhas memórias, mas acho que em breve vou tratar disso.
    Beijocas e bom fim de semana
    Moira

    ResponderEliminar
  3. Nunca comi este bolo e já estou fã... Já cá vai para experimentar logo que tenha tempo. Só pela descrição já estou com água na boca!!

    Bjinho

    ResponderEliminar
  4. Este está na lista para fazer, tem aspecto de ser delicioso.
    Bjs

    ResponderEliminar
  5. Olá Margarida
    Que lindas rosinhas!Este bolinho tambem desaparece num apice por aqui....
    Bj

    ResponderEliminar
  6. Ficou super giro, e adorava provar uma rosinha dessas! Com amêndoa e baunilha é uma delícia! Acho que também há uma versão com canela, né?
    5 estrelas!:)

    ResponderEliminar
  7. Que rosas tão perfeitas, formam mesmo um bolo delicioso!

    ResponderEliminar
  8. Para ser sincera gosto mais destas rosas do que das verdadeiras he he
    Que bom aspecto :)

    ResponderEliminar
  9. Amada, eu nao conhecia esse bolo.. parece um brioche recheado, que coisa mais linda... e aposto que deliciosa tambem!!
    Amei demais da conta... =D
    Bjo enorme,

    Mari

    ResponderEliminar
  10. Boa tarde, fiz este bolo ontem e ficou muito bom, adicionei 2 c.sopa de leite em pó (gosto de experimentar). Já tinha feito outras receitas deste bolo (com recheio de canela), mas esta massa foi a que ficou como melhor sabor e textura. Por coincidência publicou a receita no dia do meu aniversário!!

    Aproveito para elogiar o "figo lampo", que sigo com regularidade, boas receitas e fotos. Célia

    ResponderEliminar
  11. Parece-me fantástico!!
    Vou experimentar este fim de semana!!
    Obrigada!!!!!!!

    ResponderEliminar
  12. Mais um para experimentar :-)
    Bom fim de semana!

    ResponderEliminar
  13. Um dos meus bolos preferidos !

    ResponderEliminar

Obrigada pelo seu comentário!
Thank you for your comment!