03 janeiro 2009

Embrulho de espinafres com puré de couve-flor

Começar o ano com um quilo e meio a mais não é bom augúrio.. Mas as festas dão nisto e longe de mim privar-me daquelas iguarias que só se comem uma vez por ano! E estão aí 365 dias para repor calorias e energias. Mas é certo que depois dos excessos também vem a vontade e necessidade de fazer refeições mais leves. O estômago ressente-se e apela aos pratinhos mais saudáveis.

A sugestão de hoje vem da revista Blue Cooking de Novembro. A receita orginal tem o nome de Embrulho de espinafres com radiatori, mozzarella e cogumelos. Alterei quantidades, ingredientes e modo de preparação, mudei-lhe o nome e acompanhei com um excelente puré de couve-flor que adaptei da Blue Cooking de Dezembro (não, garanto que não tenho o patrocínio deles ; ) ).

Querem provar?



Embrulho de espinafres com puré de couve-flor

Ingredientes (para 2/3 pessoas): 1 molho de espinafres (só as folhas), 150gr de massa fusilli ou outra (na receita original usaram radiatori), 2 dentes de alho picados, 1 lata média de cogumelos laminados (podem ser usados frescos), 2 tomates médios maduros, 1 colher de sopa de bacon em cubinhos, 40gr de azeite, 100gr de queijo mozarella (fresco ou ralado), sal, pimenta preta moída e mistura de ervas aromáticas a gosto

Para o puré: 1/2 cabeça de 1 couve-flor média, 20gr de manteiga sem sal, 2 colheres de sopa de queijo parmesão ralado


(T): Cozer a vapor as folhas de espinafres até estarem macias. Cozer ao mesmo tempo a couve-flor partida em pequenos pedacinhos. Reservar.
Fazer um refogado com o azeite e o alho. Adicionar o tomate, os cogumelos e o bacon. Temperar com o sal, a pimenta e as ervas e deixar cozinhar durante aproximadamente 15 minutos.

Cozer entretanto a massa numa panela com uma pitada de sal e um fio de azeite. Escorrer e reservar.

Juntar este preparado à massa e envolver bem. Adicionar o quejo e envolver. Forrar duas pequenas formas com as folhas de espinafres, deixando algumas pontas de fora. Encher as formas com o preparado da massa, fechar com as pontas e voltar a cobrir com mais folhas de espinafres. Reservar.

Para o puré junte a manteiga à couve-flor e esmague bem. Lve a lume baixo e vá mexendo durante 2/3 minutos. Retire do lume, junte o queijo e envolva bem. Desenformar o embrulho de espinafres e acompanhar com o puré.


(B): Colocar água até meio do copo. Juntar sal a gosto e um fio de azeite. Encaixar o cesto e colocar dentro a massa. Montar a varoma e colocar a couve-flor partida em pedacinhos pequenos. No tabuleiro dispor as folhas de espinafres bem lavadas. Programar 20 min, temp varoma, vel 4. No final do tempo, escorrer a massa e reservar, bem como os espinafres e a couve-flor. Pelar o tomate e cortar em cubos pequenos. Colocar o azeite e o alho no copo e programar 3 min, 100º, vel colher. Juntar os cogumelos, o tomate, o bacon. Temperar a gosto com o sal, a pimenta preta moida e as ervas aromáticas e programar 12 min, 100º, vel 1 inversa.

Juntar este preparado à massa e envolver bem. Adicionar o quejo e envolver. Forre duas pequenas formas com as folhas de espinafres, deixando algumas pontas de fora. Encha as formas com o preparado da massa e volte a cobrir com mais folhas de espinafres. Reserve.

Fazer entretanto o puré colocando os troncos de couve-flor no copo com a manteiga. Dar 2 toques de turbo e programar 3 min, 37º, vel 2. Adicionar o queijo e triturar tudo 10 seg, vel 5. Desenformar o embrulho de espinafres e acompanhar com o puré.


Antes de terminar o post, quero dizer-vos que agora passo a visitar-vos directamente no meu novo companheiro de cozinha, o Eee Pc. Foi o presente de Natal do marido que se cansou de me ver escada acima, escada abaixo e me ofereceu este portátil que é mais pequeno que uma folha A4. Digno computador de bolso mesmo! : )

Não me esqueci de modo algum dos selinhos que me foram passados pela Isabelocas - Pantagruela, pela Isabel - O meu cantinho especial, pela Mari - Mari´s Kitchen e pela Susana - Menos Calorias, Mais Vida!. Aqui ficam agradecidos e dedicados a todos os blogs que visito habitualmente!


12 comentários:

  1. Só 1 kg e 1/2 a mais não está nada mal... mas com esses pratinhos deliciosos voltas à boa forma num instante e sem sacrificio...um grande beijinho

    ResponderEliminar
  2. Oi Margarida, passei para retribuir a visita e desejar um 2009 maravilhoso pra vc e sua família. Bjs.

    ResponderEliminar
  3. É a primeira vez que vejo purê de couve flor!! Que maravilha!!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  4. Feliz Ano Novo!!!
    Oh, como é que vais perder esse kilo e meio??
    A fazer step no subir e descer escadas acabou!! Venham alternativas, comidinha saudável.
    Sim porque a tua cara metade deu-te um presentinho fantástico para a tua cozinha.....
    Beijinhos,

    Pi

    ResponderEliminar
  5. Que maravilha!!! Deve ser muito bem. Acho que depois das festas precisamos de pratos mais leves para desenjoar ;)

    ResponderEliminar
  6. Que bela refeição esta para iniciar este novo Ano.
    Mas agora com esse belo presente do Natal Marido, a ginástica que fazias escada a cima, vai deixar de ser...!
    Com sugestões como esta tenho acerteza que esses kilos depressa se vão embora.
    Bjos e Bom Ano

    ResponderEliminar
  7. Parceira querida, que receitas chiques e lights, amei. Também estou precisando perder um bons quilos e já estás me ajudando. UM ano especial para ti, o marido e a pequena. Bj grande.

    ResponderEliminar
  8. Oi Margarida, passei pra desejar 1 óptimo ano de 2009, k te traga tudo de bom :)...
    Puré de couve flor, nunca tinha ouvido falar mas parece-me bem...
    Quanto a esse portátil.. é LINDO :)
    bjinhus

    ResponderEliminar
  9. Achei um luxo esses embrulhinhos de espinafres!!

    www.saboresdalica.blogspot.com

    ResponderEliminar
  10. Gostei muito....original

    Portatil...primo do meu lol

    bjs
    Abelha Maia

    ResponderEliminar
  11. Olá!

    A tua receita deve ser óptima! Tambem nunca tinha ouvido falar em puré de couve flor... O teu portátil é lindo, tem graça também recebi um igualinho, preto nos meus anos em Dezembro! Eu sei... dá muito jeito não dá?

    Bjs

    ResponderEliminar
  12. Achei super interesante a receita do pure de couve flor...

    Parabens pelo bichinho novo, eu tambem tenho o portátil na cozinha na minha nova zona de escirtório... ;) e dá imenso jeito!

    ResponderEliminar

Obrigada pelo seu comentário!
Thank you for your comment!