Cheguei ontem finalmente a casa depois uma semana chata de reuniões. Quase todos os anos estou nesta feira de golfe que percorre o mundo e que este ano, à semelhança de 2006, decorreu em Marbelha. Sinceramente não sou apaixonada por Marbelha, nem lhe reconheço grande beleza. É demasiado turística e nesta altura assemelha-se bastante a Albufeira no Inverno. Há apenas o rebuliço diário dos habitantes.
Os restaurantes estão vazios e a nossa presença vem dar algum trabalho aos empregados que permanecem esncostados ao balcão. Comemos mal todos os dias. Nem mesmo nas "pesqueras" se consegue comer peixe fresco tal é a falta de turistas.. No recinto da feira o almoço foi paella nos 3 dias. Mas paella só mesmo de nome porque era apenas um prato de arroz tingido de amarelo e decorado com 2 ou 3 pedacinhos de carne e 2 ou 3 camarões. Enfim.. O melhor de tudo foi o presunto serrano, o queijo manchego, o vinho e o bloco de foie gras que trouxe na bagagem. ; )
Ainda só cozinhei coisas leves para aliviar o estômago da intempérie que por lá passou esta semana. E para isso nada melhor que uma canjinha de frango do campo. Mas como tinha prometido colocar cá algumas receitas da festinha da Mathilde, hoje fica a torta de cenoura que é uma doce maravilha.
Torta de cenoura
Ingredientes: 600gr de cenoura, 1 pau de canela, 300 gr de açúcar, 4 ovos, 4 colheres de sopa de farinha, 1 colher de chá de fermento em pó, sumo e raspa de 1/2 laranja, canela em pó para polvilhar
(T): Cozer as cenouras com o pau de canela e reduzi-las a puré (retirar o pau de canela antes). Juntar o açúcar, a raspa e o sumo da laranja, os ovos inteiros e bater bem. Envolver a farinha com o fermento e juntar ao preparado. Misturar bem. Deitar o preparado num tabuleiro forrado com papel vegetal e untado com margarina. Cozer em forno pré-aquecido a 170º, durante cerca de 20 minutos.
Desenformar a torta ainda quente sobre um pano polvilhado com bastante açúcar. Retirar o papel vegetal, polvilhar com a canela em pó e enrolar delicadamente com a ajuda do pano.
(B): Colocar a cenoura no cesto partida aos bocados juntamente com o pau de canela, introduzir o cesto no copo e programar 18 min, temp 100, veloc 3. Escorrer a água, retirar o pau de canela, colocar a cenoura no copo e reduzir a puré uns segundos na vel 5-7-9. Juntar o açúcar, os ovos inteiros, a raspa e o sumo da laranja e misturar bem 5 min, vel 3. Acrescentar a farinha e o fermento e misturar 15 seg, vel 4.
Deitar o preparado num tabuleiro forrado com papel vegetal e untado com margarina. Cozer em forno pré-aquecido a 170º, durante cerca de 20 minutos.Desenformar a torta ainda quente sobre um pano polvilhado com bastante açúcar. Retirar o papel vegetal, polvilhar com a canela em pó e enrolar delicadamente com a ajuda do pano.
Bom domingo!
:)
ResponderEliminarObrigada pelo desafio!! Por acaso já o tinha recebido há algum tempo atrás e já o postei. Mas valeu a intenção :)
Bem vinda a casa!
Esqueci-me de comentar a torta de cenoura que eu tanto gosto!!! Deve ficar deliciosa. Vou ver se tento fazê-la em breve porque cenoura e canela é mesmo comigo :)
ResponderEliminarMargarida
ResponderEliminarQue linda cor tem essa torta!
Obrigada pelo desafio,a Ameixinha e o Apokalipsus já me tinham desafiado.Espero que não te importes,mas nou vou participar.
Ainda bem que estás de volta.
Bom domingo
Margarida,
ResponderEliminarEssa torta ficou cá com um aspecto... delicioso...
hei-de experimentar...
Quanto ao desafio... aceite e cumprido...
bjs e bom domingo
Margarida querida, essa tortinha de cenoura ficou maravilhosa! Que delicia, amiga! Vc já me passou o desafio literário há um tempão e eu ainda não postei... mas o farei amanhã sem falta!! =D
ResponderEliminarSuper beijo...
Margarida,
ResponderEliminaresta torta est+a uma delícia. Fez-me lembrar uma que eu comia quando era míuda na casa de uma amiga. A mãe dela fazia muitas vezes para o nosso lanche.
Excelente.
Bjocas
A torta está com uma cor mesmo apetitosa!
ResponderEliminarDe sabor de certeza que é uma delícia!
Quando ao desafio, obrigado por te teres lembrado de mim!
Responderei com todo o gosto!
As tuas manias são bem simpáticas!!!!
obrigado pelo desafio minha linda... já não és a primeira pessoa a desafiar-me... juro que assim que tiver tempo respondo.
ResponderEliminarParceira querida, que linda e suculenta esta torta de cenoura, amei. Olha, gostei de saber dos seus sonhos e suas manias, assim te conheci um pouco melhor. Bj grande amiga.
ResponderEliminarQuerida, torta de cenoura com canela é uma ótima novidade para mim. Deve ser uma maravilha!! Hummm
ResponderEliminarBjus
Olá Margarida! Sê bem vinda de volta!
ResponderEliminarQue linda torta, e de cenoura e canela não tem como se lhe resistir...
Obrigada pelo desafio. Tenho andado meia sem tempo mas assim que tiver um tempinho eu vou tentar responder sim? :)
beijinhos
Que bom que finalmente te temos de volta!!!:)
ResponderEliminarAinda bem que já acabou a semana chata e que podemos disfrutar da tua deliciosa torta de cenoura!
(depois de comer mal toda a semana a tua comidinha caseira deve ser um reconforto!)
Que óptima torta... até consigo sentir o cheirinho da cenoura e da canela.
ResponderEliminarBjs
Fiquei realmente encantada com essa linda torta de cenoura!
ResponderEliminarwww.saboresdalica.blogspot.com
Com essa torta nem sabes as memórias que me fizeste lembrar.
ResponderEliminara minha mãe é que costumava fazer essa torta, era dos pouco doces mais elaborados que ela fazia e eu e a minha irmã adoravamos.
Obrigado pelo desafio.
Jinhos
Uma delicia, meu Deus!!
ResponderEliminarBeijo*
Olá Margarida
ResponderEliminarEssa torta ficou um espanto. Acredita que nunca fiz uma vida. Vou ter que exprimentar.
Adorei a foto.
Beijocas
Já estão abertas as votações para o desafio Finger Food, organizado pela Mirepoix.
Se desejas votar visita o link que está no meu blog.
http://chefdeboracordeiro.blogspot.com/2008/11/votao-aberta-finger-foods.html
O prazo é até dia 27 de Novembro.
Margarida, essa torta tá bem apetitosa mesmo.. É 1 torta que adoro, mas acho k não tenha coragem para a fazer :)..LOL
ResponderEliminarbjinhus
Ficou super apetitosa a torta de cenoura é uma excelente sugestão agora para o Natal, bjs
ResponderEliminarObrigada a todas pelo carinho. Sem dúvida que vo regresso a casa depois de uma semana fora tem um gostinho muito especial, por tudo!
ResponderEliminarbeijinhos
Olha Margarida....
ResponderEliminarEste torta de cenoura esta aqui a provocar-me ela diz:
Come-me come-me e aí eu tenho de responder (com muito custo...)
- não posso não posso!!
Está tão perto, mas tambem tão longe...
ai ai.... =O
Bjufas =)
Que torta maravilhosa e com uma cor linda.
ResponderEliminarAdoro este tipo de tortas
Bjs
Abelha Maia
Adoro essa torta...a tua ficou linda mesmo...beijinho
ResponderEliminarMargarida,
ResponderEliminarA Farófia também publicou no blogue - logo no início - uma receita de torta de cenoura parecida com esta (e com o pudim), mas a tua parece-me melhor (espero que ela não me leve a mal ;-)), pois tem bastante menos açúcar.
beijocas
Sem dúvida deliciosa! Gostamos imenso, e já repeti.
ResponderEliminarObrigada pela partilha.