30 outubro 2008

Bifinhos de novilho com presunto no tacho

Todos os dias ando às voltas com papéis e papelinhos, impressões, revistas e afins. O vicio começou em pequena mesmo. Lembro-me de ter os meus 15 anos e comprar revistas de culinária que guardava religiosamente para um dia quando "fosse mais velha". Fui fazendo o meu enxoval de cozinha mas em literatura. Hoje, tenho dossiers, livros, cadernos e um sem número de post-it's que não acabam mais. Pelo contrário, todos os dias surge sempre algum coisa nova que vem pra casa numa folha A4 para juntar ao dossier ou mesmo num post-it colado na carteira para não a perder.

O mais engraçado disto tudo é que uma receita que guardo não termina ali, impressa e estática. A maior parte está cheias de rabiscos e anotações, frutos das alterações que vou fazendo até encontrar o resultado que me agrada.

E agora mesmo estou a escrever este post e a olhar para uma fotocópia dessas, de uma receita que tirei da net há pelo menos uns 4 anos e que ganhou muito boa reputação cá em casa. Hoje partilho-a convosco.


Bifinhos de novilho com presunto no tacho

Ingredientes: 8 bifes de novilho fininhos, 2 cebolas, 4 dentes de alho, 8 fatias de presunto, 50gr de margarina, 50gr de azeite, 1 dl de vinho branco com água (em partes iguais), 2 colheres de sopa de concentrado de tomate, meio ramo de salsa, sal e pimenta a gosto

(T): Dispor os bifes num tacho em camadas alternadas com as cebolas em meias luas e as fatias de presunto (começar por uma camada de cebola). Desfazer o concentrado de tomate na mistura de água com o vinho e regar a carne. Junte a salsa, os dentes de alho laminados e as gorduras. Tempere com sal e pimenta e leve a lume médio com o tacho tapado até os bifes estarem perfeitamente cozinhados.

Antes de terminar este post quero ajudar a passar a mensagem de sensibilização para a valorização dos nossos recursos naturais e na redução e máxima rentabilização dos mesmos.

A campanha está a circular pelos blogs com o lema "think blue" e com a seguinte mensagem:

"Pensar azul, surgiu de uma campanha de poupança de energia, e depressa ganhou terreno… Pensar azul é muito mais que apagar as luzes ou desligar computadores. Pensar azul é uma maneira de estar e ver a vida, tentar defender o nosso maltratado planeta - Quem pensa azul recicla, poupa água, tenta ser sustentável…


(...) O meu sonho era que o "pensar azul" saltasse barreiras ainda maiores, passasse para casa, de casa para os amigos, dos amigos para o mundo, o nosso mundo que queremos proteger!!! Foi então que tive esta ideia… e porque não usar o meio mais engraçado que conheço e que consegue chegar mais longe que alguma vez imaginei?... Porque não lançar um desafio e pintar o nosso planeta de azul? Assim começo aqui e hoje este desafio "pensar azul" …


Começa assim, este blog já foi tocado por este sentimento azul há algum tempo, este blog recicla e preocupa-se com o planeta, por isso sinto-me orgulhosa de usar este selo e de o passar a 3 blogs…. O meu desafio consiste em sensibilizar estes blogs a serem mais sustentáveis, a pensar mais azul… sei que muitos já o são, mas não tinham ainda uma palavra para o definir, uma camisola para vestir, cada um destes blogs pode usar o selo e partilhá-lo com outros… a ideia principal é tornar o planeta mais azul por isso há que levar esta mensagem bem longe…"


Eu retirei-o de um blog amigo e apelo a todos que me visitam a fazerem o mesmo. Sensibilizar não custa e os ganhos podem ser de todos nós!

Termino com um agradecimento à Lili pelo selinho atribuido, que exibo com orgulho e passo a todos os que me vierem visitar.

11 comentários:

  1. Combinação deliciosa :)
    Adoro a cebola assim meio transparente!!!

    ResponderEliminar
  2. Margarida, deliciosa sugestão :)
    bjinhus

    ResponderEliminar
  3. Margarida
    Gosto da mistura desses sabores,esse prato é optimo de certeza.
    Bj

    ResponderEliminar
  4. olá feliz dia das bruxas :)
    este blog é mm delicioso vai p os meus favoritos buuuuuuusssss piratas

    ResponderEliminar
  5. Margarida bem sei do que falasa hehe adorei os bifes, e no tacho uam delicia...beijinho

    ResponderEliminar
  6. Margarida, obrigada por teres partilhado a receita connosco. Os bifes estão com um aspecto excelente e devem ficar muito saborosos!

    Eu também desde cedo que comecei a fazer o meu "enxoval" de literatura culinária...

    beijinhos

    ResponderEliminar
  7. Imagino as "papeladas", Margarida!
    Eu, aqui em casa, tenho pilhas de revistas antigas e livros já sem data que eram da minha avó!...e adoro as anotações...só experimento o que está bem anotado e com as três cruzinhas marcadas a significar que a receita é realmente boa!Eheehe

    Estes bifinhos com presunto devem ficar maravilhosos!...eu que adoro cebolinha, ía-me consolar a comer-los!!!;)

    Beijinho

    ResponderEliminar
  8. espera.. vou buscar um bocadinho de pão para roubar uma lasquinha de bife para provar...

    ResponderEliminar
  9. Margarida querida, fiquei apaixonada por seus bifinhos... que delícia!!
    Beijos minha flor.

    ResponderEliminar
  10. Bifes maravilhosos...eu preciso mesmo do pão para lá molhar
    combinaçao perfeita

    Parabens pelos mimos

    Bjs
    Abelha Maia

    ResponderEliminar
  11. Aconselho a fazerem! Vão ver que não se vão arrepender, pelo contrário! ; )
    beijinhos

    ResponderEliminar

Obrigada pelo seu comentário!
Thank you for your comment!