25 julho 2008

Adivinhem quem veio jantar? A amêijoa da Ria!



E como eu gosto de ter convidados destes pra jantar!! Sou doida por tudo quanto é marisco. Por todos mesmo! Não sei se será porque sou signo de água.. Ou porque vivo à beira mar.. ou.. sei lá, não interessa nada. Gosto e pronto! Mas sabem o que gosto mesmo?? Apanhá-los. Na areia, no lodo (desculpem mas eu adoro), nas pedras.. Ahh, isso sim. Desde criança que acompanhava muitas vezes o meu pai nestas andanças. Ele até já teve um arrasto para apanhar conquilha mas deixou-se disso porque o que ele gosta mesmo é de apanhar o marisco com as mãos e com os pés. Por exemplo para os búzios a técnica é andar com a água pela cintura ou mais acima e com os pés remexer a areia até sentir os bicos e depois trazê-los para cima. Claro que quando chega a casa, os pés são um mar de cortes mas isso não interessa nada. Esta semana foi apanhar amêijoas para o aniversário da fihota. Ainda sabiam a mar quando as comemos abertas em azeite e alhos. Mas ontem lembrei-me de fazer um petisco que já andava com saudades de comer, Arroz de amêijoas!

Ingredientes (3/4 pessoas): 1 cebola generosa 3 dentes de alho 40gr de azeite 600gr de amêijoas da Ria 280gr de arroz 780gr de água sal e coentros frescos q.b.

Coloque as amêijoas de molho em água salgada (ou água com sal) durante cerca de 1hora para largarem a areia. Lave-as depois em água corrente e reserve. Coloque um tacho ao fogo com água suficiente para cobrir as amêijoas. Quando a água estiver a ferver coloque-as dentro do tacho e aguarde alguns minutos até abrirem todas. Apague o fogo e reserve. Coe a água por um pano de forma a livrá-la de quaisquer grãos de areia. Tire os miolos das amêijoas para um pequeno recipiente e reserve.

(B): Coloque a cebola em quartos e os dentes de alho no copo da Bimby e pique 8 seg, vel 5. Junte o azeite e deixe refogar 3 min, temp varoma, vel 1. Junte o arroz e cozinhe por 2 min, 100º, vel colher inversa. Adicione o sal e a água da cozedura (quente) pelo bocal e, caso seja necessário, junte mais água até prefazer as 780gr. Deixe cozinhar durante 15 min, 100º, vel colher inversa. A 5 minutos do fim juntar pelo bocal as amêijoas. Juntar os coentros frescos picados, envolver ligeiramente com a ajuda de uma espátula e servir polvilhado com mais coentros.

(T): Pique a cebola e o alho e faça um refogado em azeite em lume brando. Junte o arroz e deixe fritar por 2 minutos. Junte a água da cozedura (quente) e, caso seja necessário, junte mais água até prefazer as 780gr. Deixe cozinhar durante cerca de 12/15 minutos com o tacho meio tapado até o arroz abrir. A meio da cozedura junte as amêijoas. Por fim junte os coentros frescos picados e envolva ligeiramente. Sirva polvilhado com mais coentros.

2 comentários:

  1. o marisco do nosso Algarve é uma maravilha não é?
    nós cá em casa também adoramos amêijoas

    ResponderEliminar
  2. Pois é risonha, é xeclente! Então quando é apanhado por nós, ainda tem um sabor melhor!
    : )

    ResponderEliminar

Obrigada pelo seu comentário!
Thank you for your comment!