20 abril 2009

Sopa de beterraba e cenoura

Não, não ando numa onda de vermelho! : ) Esta semana que passou estive fora e não cozinhei e como ainda não tinha colocado aqui esta receita, aproveitei. É uma óptima sopa e excelente para quebrar o sabor corriqueiro das sopas. Para os que torcem o nariz à beterraba garanto que não fosse a cor não se dava por ela. Experimentem! A receita original, a qual adaptei ligeiramente, é da querida Canela e podem conferi-la aqui.


Sopa de beterraba e cenoura

Ingredientes: 3 cenouras, 200gr de abóbora, 2 cebolas pequenas, 1/2 courgette, 2 beterrabas cozidas, sal e azeite q.b., 1 colher de sopa de natas de soja, uns pezinhos de coentros frescos

(B): No copo junte as cenouras, a abóbora, as cebolas, a courgette e os coentros. Coloque a água um pouco abaixo do nível dos legumes, para o creme ficar espesso, e triture na velocidade 5 durante alguns segundos. Programe 20min, 100º, velocidade 1. Adicione o sal e as beterrabas cozidas e programe mais 5 minutos na mesma temperatura e velocidade. No final acrescente o fio de azeite e rectifique o sal, segure o copo da tampa (com um pano) e triture durante 1 minuto, progressivamente até à velocidade 9. Decore com as natas e uma haste de coentros picada.

Notas:
- Esta sopa come-se bem tanto quente como fria e fica com uma consistência e cor fantástica!

Boa semana!

18 comentários:

  1. Olá Margarida
    Realmente seria uma bela participação no dia da cor!
    A cor é fabulosa sem duvida e o sabor não fica atrás!
    Boa semana!

    ResponderEliminar
  2. Olá Margarida,
    Sim deve muito boa com essa cor fantastica, sopa de beterraba nunca fiz.
    Uso a beterraba cozida nos meus batidos gosto muito. tenho que experimentar a sopa.


    bjs

    ResponderEliminar
  3. Olá Margarida
    Fiz uma sopa muito parecida com a tua, está postada, mas ninguém gostou cá na tasca a não ser eu... são uns esquisitos ;)
    Como tu dizes e muito bem, é muito boa quente ou fria, posso encomendar uma com entrega ao domicilio para o meu almoço?

    Ah, e o vermelho fica sempre tão bem :)

    Beijocas***

    ResponderEliminar
  4. Amiga, tb só não postei no dia vermelho pq já o tinha feito, mas é perfeita!
    Foi a receita com que inaugurei o meu blog e por isso tornou-se ainda mais especial.

    Gosto do sabor, da cor, da autora, da tacinha :) ...

    A tua está linda!!

    ResponderEliminar
  5. Margarida, esta tenho que fazer!
    Ainda só a provei em batidos e saladas, e como ultimamente tenho reunido algumas receitas fantásticas de beterraba, levo esta esta também!
    E depois a cor é linda...heheheida

    ResponderEliminar
  6. A cor é convidativa e o sabor também deve ser bom.
    Adoro beterraba em saladas, mas nunca coloquei na sopa.
    Bjs
    Moira

    ResponderEliminar
  7. A cor é fabulosa, mas sopa só se for quentinha :)

    ResponderEliminar
  8. Nunca usei beterraba no comer, mas esta sopa inspirou-me a fazer a minha estreia.
    Acho mesmo que me vou aventurar e experimentar, pois parece deliciosa!!!
    Quando fizer depois digo-te se gostei.
    Bjs

    ResponderEliminar
  9. Não gosto de beterraba mas a tua sopa tem muito bom aspecto.
    Bjs

    ResponderEliminar
  10. olha conheço esta sopinha! É tao boaaa... fui chata chatinha a pedir explicaçoes mas agora sou fã ;)

    A tua está com uma cor tao bonita!!

    Pois é, a vontade de cozinhar é muita e nao se resume so a bimby... então... um blog porque nao? ;)

    Beijinhos!!

    ResponderEliminar
  11. E eu que adoro beterraba, nunca tinha pensado utilizá-la em sopa... Normalmente fico-me pelas saladas.

    Mas esta sugestão parece-me deliciosa, para além de ser muito apelativa ao olhar também...
    Obg por mais uma excelente sugestão

    ResponderEliminar
  12. beterraba e um legume que nunca usei e acho que nunca provei mesmo. tem uma cor fantastica e verdade. e vou gurdar a recita para quando me aventurar em experimentar.
    beijocas

    ResponderEliminar
  13. Querida Margarida
    Adorei esta receita e com a tua autorização fiquei com ela pois acho excelente e lindissima para servir no verão x

    ResponderEliminar
  14. Olá Margarida!

    Esta sopa fica com uma cor maravilhosa e super viva!...Nunca comi sopa com beterraba mas, pelo aspecto, fiquei tentada!


    beijo!

    ResponderEliminar
  15. Excelente sopa!
    Cá em casa gosto muito de juntar, por vezes nas sopas para os meus filhos, beterraba.
    O sabor nem se percebe.
    As fotos estão lindas!
    Bjos

    ResponderEliminar
  16. Muitos Parabéns pelo blog! Adorei as receitas...com muito bom aspecto!
    bjs

    ResponderEliminar
  17. A minha sopa de beterraba fica sempre cor de rosa! Aliás, a minha filha chama-lhe sopa de princesa.

    Porque é q será que a tua e a da Borboleta fica vermelha? Serão qualidades de beterraba diferentes...

    Esta está com um aspecto!! As fotos estão magnificas.

    ResponderEliminar
  18. A cor desta sopa diz tudo!
    Beijinhos a todas

    ResponderEliminar

Obrigada pelo seu comentário!
Thank you for your comment!