31 agosto 2008

Matizado de morangos e chocolate

Hoje estou mesmo numa de saudosismo.. Despedida do Agosto, das férias e do Verão.. Sim porque todos os anos o fim das minhas férias em Agosto significa sempre o fim do Verão. O fim dos dias de descanso, de praia, de banhos de mar.. Enfim.. E para prolongar um pouco mais o sabor destes dias fiz um bolo com dois sabores que me fazem recordar esta época, morango e chocolate.

A experiência foi superada.. O cheirinho e o sabor a Verão que ficou em casa e na boca enriqueceu o último dia de férias!

Ingredientes: 100gr morangos, 50gr de chocolate negro, 2dl de leite, 1,5dl de óleo, 4 ovos, 1 chávena de açúcar, 2 chávenas de farinha de trigo, 1 colher chá açúcar baunilhado, 1 colher chá fermento em pó, 1 colher chá bicarbonato de sódio, 1 pitada de sal

(B): Com o copo completamente seco, misturar a farinha com o fermento, o sal e o bicarbonato de sódio, 20 seg, vel 3. Reservar.
Triturar o chocolate com 5 golpes de turbo e reservar.
Reduzir os morangos a puré, 15 seg, vel 5. Reservar.
Sem passar o copo por água, encaixar a borboleta nas lâminas e bater os ovos com o açúcar e o açúcar baunilhado 6min, vel 4.
Juntar pelo bucal o óleo e o leite, 15 seg, vel 2.
Retirar a borboleta e envolver a mistura da farinha, 15 seg, vel 3. Se necessário ajudar a envolver com a espátula.

(T): Num recipiente misture muito bem a farinha com o fermento, o sal e o bicarbonato de sódio. Reserve. Reduza os morangos a puré e triture o chocolate. Reserve. Bata os ovos com o açúcar e o açúcar baunilhado durante 5 minutos até obter um creme fofo. Sem parar de bater incorpore o leite e o óleo. Com uma colher de pau envolva delicadamente o preparado da farinha, mexendo sempre de baixo para cima e apenas o suficiente para tudo ficar bem ligado.

Numa forma untada com margarina e polvilhada com farinha (caso não seja de silicone), coloque ¼ da massa e regue com metade do puré de morangos. Verta por cima mais ¼ da massa, delicadamente, e polvilhe-a com metade do chocolate triturado. Cubra com mais ¼ da massa e espalhe por cima o resto do puré de morangos e do chocolate. Cubra com a restante massa.

Pré-aquecer o forno a 150º 5 minutos antes. Coloque o bolo no forno e aumente a temperatura para 180º. Coze durante cerca de 30/40 minutos (verificar com um palito que deve sair seco quando o bolo estiver cozido).

Cada nova camada de massa deve ser vertida com alguma delicadeza para não “afundar” a camada de baixo na massa.

Boa semana!

 

9 comentários:

  1. A tua introdução deixa-me reflectiva aos verdadeiros dias de verão que nós aí temos. Ontem esteve um dia excelente, hoje ainda não parou de chover. Revertendo agora para as coisas boas e deliciosas da vida, eu é que aí deveria estar para tomar um cházinho acompanhado por uma dessas maravilhosas fatias "morango & chocolate". What else can one better wish for?

    ResponderEliminar
  2. Margarida, aqui no Brasil nossas férias terminaram no início de agosto. Já estou trabalhando há um mês mas consegui sentir através de suas palavras saudades do banho de mar, das horas sem fazer nada, das viagens turísticas, das férias enfim. Que saudades, como é bom... Abraços.

    ResponderEliminar
  3. Que combinação deliciosa ;) Desejo-te um bom regresso ao trabalho!

    ResponderEliminar
  4. Adorei este matizado...perfeito...beijinhos

    ResponderEliminar
  5. Ficou com um aspecto muito bonito!
    Fiquei com vontade de experimentar!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  6. Margarida
    Gostei da combinação de ingredientes.
    Bj

    ResponderEliminar
  7. Pois é Margarida, também fico com essa sensação quando as férias acabam...
    Este bolinho parece mesmo perfeito para ficarmos mais um tempinho com o gosto do Verão e a combinação morango e chocolate deve ser deliciosa.

    beijinhos

    ResponderEliminar
  8. Obrigada a todos! E que o Outono continue a trazer boas receitas das vossas cozinhas!
    Bjs a todos

    ResponderEliminar
  9. Margarida...

    Esta minha "pesquisa" de doces pelo figo lampo está a deixar-me deliciosamente surpreendida!...quem me dera que fosse Agosto outra vez...por mim, vivia sempre em Verão!ehehe!

    ResponderEliminar

Obrigada pelo seu comentário!
Thank you for your comment!