22 fevereiro 2008

Merendas (ou lanches) mistas

Guardo na minha memória as noites de verão com cheirinho a pão quente. O dia era igual a todos os outros.. Praia, banho de água doce, jantar e sair com os amigos. Ao fim da noite, o caminho era o mesmo, o da padaria perto de casa. Perto da meia-noite saía o pão, bolos e afins.. O cheiro na rua era inigualável. À saida, ainda quente, trazia no saco uma merenda mista.
Ontem atrevi-me a fazê-las na Bimby. Ficaram muito parecidas às da padaria.. faltou-me o "segredo" do pasteleiro! ; )



Ingredientes
:



Massa: 300gr de farinha 80gr de água 30gr de leite 40gr de azeite 1 pitada de sal 1 saqueta de Fermipan 1 ovo batido para pincelar



Recheio: Molho de tomate (eu uso o Original q.b. da Guloso) Orégãos secos Fiambre Queijo Chourição



(B): Colocar os líquidos e o sal na Bimby e programar 2 min, 70º, vel 2. Juntar o Fermipan e a farinha e misturar por 20 seg, vel 5. Amassar 2 min, espiga. Retirar do copo e deixar levedar 1 hora. Tender a massa em pequenas formas rectangulares, pincelar com molho de tomate, polvilhar com os óregãos e dispor por cima o chourição, o queijo e o fiambre (duas fatias de cada por merenda).



Como não estava com muito tempo, optei por fazer um rolo com o resto da massa ao qual apliquei o mesmo procedimento mas sem o queijo. Estendi a massa na forma de um rectangulo grande, coloquei o "recheio" e enrolei. Depois é pincelar com o ovo batido e levar ao forno pré-aquecido a 180º até ficarem com um aspecto dourado.


Nota: Nas merendas deve-se calcar bem os rebordos para o queijo não sair (coisa que não aconteceu nestas).

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigada pelo seu comentário!
Thank you for your comment!