11 maio 2008

Açorda de camarão à algarvia


Quando há pão duro cá em casa, sai sempre uma açorda tipicamente algarvia que hoje partilho com vocês:

Ingredientes (para 3/4 pessoas): 350gr de pão (preferencialmente caseiro e duro) 700gr de água da cozedura do camarão 500gr de camarão 7/8 dentes de alho meio molhinho de coentros frescos azeite, sal e pimenta q.b.

(B): Colocar o cesto com os camarões no copo com água suficiente para a sua cozedura (deixei 2 dedos abaixo do camarão) e cozer durante 15 min, 100º. Entretanto partir o pão em pedacinhos e colocar num recipiente fundo. Retirar os camarões já cozidos, passa-los por água fria e reservar.
Coar a água da cozedura por um pano e deitar por cima do pão.
Deitar no copo os dentes de alho e o azeite (dois dedos de altura) e dar 3 golpes de turbo. Refogar 4 min, 100º, vel 1. Colocar depois a borboleta e o pão já demolhado, temperar com sal e pimenta, e cozinhar durante 5 min, 100º, vel colher inversa.
Por fim juntar os camarões e os coentros finamente picados. Cozinhar mais 5 min, à mesma velocidade e temperatura.

(T): Cozer os camarões em água com sal e reservar a água no final da cozedura. Entretanto partir o pão em pedacinhos e colocar num recipiente fundo. Regar o pão com a água da cozedura do camarão previamente coada por um pano. Cobrir o fundo de um tacho com o azeite, juntar os alhos picadinhos e deixar refogar 1/2 minutos. Juntar o pão já demolhado, temperar com sal e pimenta e levar a lume brando, mexendo sempre para não pegar ao fundo. Quando estiver "em papa", retire do lume e junte os camarões e os coentros picados. Adicione os ovos e envolva delicadamente.


Notas: É assim que se faz cá no Algarve. Não usamos o fumet. Se for de marisco, cozemos o marisco todo e é nessa água que também fazemos a açorda. Isto mais o alho e o azeite em abundância fazem a diferença! Experimentem

1 comentário:

  1. Margarida
    esta tua açorda deixa-me com ganas de experimentar.
    Tem um aspecto divinal
    Faz-me mesmo lembrar relax e saudades do Algarve
    Bjs
    Abelha Maia

    ResponderEliminar

Obrigada pelo seu comentário!
Thank you for your comment!