Vem de longe a tradição da caça ao ovo. Os participantes pintavam e decoravam os ovos e escondiam-nos nos campos. Esta tradição assinalava o equinócio da Primavera e mais tarde foi adaptada pela Igreja Católica no principio do 1º milénio depois de Cristo, fundindo-a com outra festa popular da altura chamada de Páscoa. Ainda assim, o ritual da decoração dos ovos de Páscoa manteve-se até hoje nesta tradição quando ocorre o equinócio da Primavera.
Por cá a Páscoa celebra-se com os almoços em familia, a troca de ovos, amêndoas ou folares doces e as tradicionais procissões que anualmente marcam as celebrações da Semana Santa.
Boa Páscoa!!
Ovos de chocolate e amêndoa com cobertura de chocolate branco
Ingredientes (para 8 ovos): 60gr de amêndoa moida, 100gr de açúcar amarelo, 30gr de cacau em pó, 25gr de chocolate em pó, 25gr de manteiga à temperatura ambiente, 1 ovo pequeno
Para a cobertura: 150gr de chocolate branco, 75ml de natas, 25gr de manteiga, corante amarelo q.b.
Para a decoração: pauzinhos de espetadas, papel de alumínio, esferovite, duas caixas de ovos, tinta para papel, ráfia
(B): Coloque no copo todos os ingredientes e misture 20seg na velocidade 5. Deixe a massa repousar cerca de 30 minutos. Divida-a em 8 partes iguais, passe as mãos por óleo e dê-lhe a forma de ovo. Coloque no frigorífico de um dia para o outro.
(T): Misture bem todos os ingredientes num recipiente até estarem bem ligados. Deixe a massa repousar cerca de 30 minutos. Divida-a em 8 partes iguais, passe as mãos por óleo e dê-lhe a forma de ovo. Coloque no frigorífico de um dia para o outro.
Prepare a cobertura levando ao lume as natas até ferver. Retire-as do fogo e coloque o chocolate, previamente picado, aos poucos. Com uma espátula misture delicadamente, fazendo pequenos círculos. Quando a temperatura tiver descido abaixo de 60°C, incorpore a manteiga e envolva da mesma forma até obter um creme homogéneo. Misture depois o corante.
Forre o topo dos pauzinhos de espetadas com o papel de alumínio. Espete cada ovo num pauzinho, passe-os pelo chocolate até ficarem completamente cobertos e coloque-os a secar espetando a base do pauzinho no esferovite ou noutro suporte. Deixe secar durante umas horas. Retire-os cuidadosamente e apare o excedente com uma faca afiada. Reserve.
Para as caixinhas dos ovos: Separe a parte de baixo de duas caixas de ovos das tampas. Corte-as de modo a obter apenas uma caixa para 4 ovos. Apare as pontas e arredonde-as ligeiramente. Pinte-as com a cor desejada e deixe secar. Coloque nas 4 cavidades dos ovos pedaços de ráfia e coloque os ovos em cima de cada uma. Se for para oferecer pode embrulhá-los em papel celofane. Se preferir pode derretar novamente o chocolate restante e tapar os orifícios deixados pelos pauzinhos.

Notas:- Se preferir pode derreter novamente o chocolate restante e tapar os orifícios deixados pelos pauzinhos;
- Pode usar a caixa inteira ou recortando-a com o número de ovos que pretender colocar dentro;
- Receita baseada na Brisas Africanas do Livro "O melhor das nossas familias", da Vorwerk
Com esta receita participo no desafio de Páscoa do Chá da Tarde - Chocolate.