02 abril 2009

Brusketta de cogumelos, tomate, mussarela e manjericão

As malas estão quase fechadas. O sol e o mar, o campo e os pássaros aguardam-nos num fim-de-semana de sossego, paz, boa comida e passeio. Até lá umas refeições leves e frescas preparam-nos para uns dias prazeirosos de dolce fare niente na costa alentejana. Bom fim-de-semana!


Brusketta de cogumelos, tomate, mussarela e manjericão

Ingredientes: fatias de pão rústico, cogumelos frescos laminados, tomate fatiado, folhas de manjericão fresco picadas, mussarela de búfala fatiada, dentes de alho, azeite, sal e pimenta q.b.

(T): Coloque uma chapa anti-aderente sobre o fogão e disponha em cima as fatias de pão até ficarem ligeiramente tostadas. Retire, pincele com azeite e esfregue-as com o alho cortado ao meio. Entretanto coloque na chapa os cogumelos e o tomate durante alguns minutos. Disponha sobre as fatias de pão os cogumelos laminados, as fatias de tomate e polvilhe com sal e pimenta preta a gosto. Cubra com as fatias de mussarela e polvilhe com o manjericão. Leve ao forno no grill durante cerca de 5 minutos. Sirva de imediato.


Aproveito para deixar uma sugestão de um espaço óptimo que conheci recentemente e que se chama exactamente La Brus"k"etta. Para quem vive em Lisboa e arredores não deixe de visitar e provar uma das sugestões do chef Guerrieri.

22 comentários:

  1. Margarida,

    Tu nem sabes o quanto eu gosto de bruskettas.
    Essa deixo-me com água na boca.
    Bjos

    ResponderEliminar
  2. Que bom, adorava conhecer melhor o Alentejo! Se eu não fosse Minhota seria Alentejana :) Belas bruskettas!
    Diverte-te e aproveita muito!

    ResponderEliminar
  3. Também preciso de férias, mas para a semana já 1 diazito!
    Adoro bruskettas aromáticas e cremosas!
    Bom FDS!:)

    ResponderEliminar
  4. ai que agora fiquei a babar com esta receita.....depois de almoçar uma salada..........vejo este queijo a derreter ..... ai que perdição, obrigada.

    ResponderEliminar
  5. Que delícia!
    Bom fim-de-semana aproveita e diverte-te.

    ResponderEliminar
  6. Então é assim:

    1. Esta brusketta devia estar uma verdadeira delícia!

    2. Tb sou fã do La Brus"k"etta.

    3. Quando é que colocas aqui no forum estrondoso melhor bolo de maçã de sempre?
    Fiz ontem para o lanche pq o meu namorado hoje ia para o Porto e quis-lhe fazer um miminho. Apesar de gostar de bolos e sobremesas com maçã ele é um pisco e apenas repenica, pois fica a informação: comeu 2 fatias seguidas e adorou! Um feito. :)

    Beijinhos. :)

    ResponderEliminar
  7. Que linda e apetitosa, adorei :-) bom fim-de-semana, costa alentejana é o melhor sitio do mundo :-)

    ResponderEliminar
  8. Que luxo. Adorei a receitinha. Adoro bruscheta


    bjks

    ResponderEliminar
  9. Mas que óptimo aspecto!! :P
    Boas férias!! Beijinhos

    ResponderEliminar
  10. Magníficas fotos! Posso confessar uma coisa... fiquei cheia de curiosidade a respeito do bolo de que a gasparzinha fala.... ;-)

    bjs

    ResponderEliminar
  11. Olá, Margarida adoro brusketta. Todos os fim de semana quando chega a minha filha me pede para fazer e faço.As tuas estão divinas.


    bjs

    ResponderEliminar
  12. Oi querida, cabe eu na bagagem?
    Mas tenho que ir comendo essa delicia ai kkk
    bjss e ótimo final de semana.

    ResponderEliminar
  13. mas que boa que esta. desejo-lhe umas boas ferias. beijinhos

    ResponderEliminar
  14. Olá Margarida,

    A tua brusketta ficou com um ar delicioso!...adorei!
    Espero que o fim-de-semana na costa alentejana seja maravilhoso!

    Um beijinho

    ResponderEliminar
  15. Ficou excelente, adoro o Alentejo, bom fim de semana, bjs.

    ResponderEliminar
  16. Fiquei com água na boca!!
    Bom passeio!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  17. Que excelente aspecto !!!
    Adoro este tipo de receitinhas práticas.

    ResponderEliminar
  18. Os pares do desfio já sairam do forno!

    Boa Sorte!

    ResponderEliminar
  19. Olá Margarida
    Mas que maravilha, aquele queijinho a cair pelos lados.
    Já há bastante tempo que não vou á costa Alentajana. Por incrivel que pareça o meu marido nunca lá foi.
    Desculpa pela pergunta, que sitio recomendas para ir visitar?
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  20. Parceira, que linda e deliciosa esta bruscheta, amei. Bj grande.

    ResponderEliminar
  21. Que delícia esta brusketta!!
    E pronto, só de olhar para a foto, já me esqueci do jantar e já comia outra vez :)

    Este teu blog é um verdadeiro "bocadilho"
    Fiquei fã deste teu figo lampo!Já o coloquei nos favoritos no meu blog
    Passarei por cá mais vezes, com toda a certeza!

    ResponderEliminar
  22. Que aspecto...!! Opah acho que estou viciada em mussarela fresca... é tao bom e fica sempre tão bem levada ao forno...
    Bela entrada ;)

    ResponderEliminar

Obrigada pelo seu comentário!
Thank you for your comment!