22 fevereiro 2012

Pãezinhos franceses

Vi há dias uma reportagem sobre o tempo que as mães portuguesas têm para elas próprias. "Em média são 29 minutos por dia". Achei engraçado. Não sei se são 29 minutos mas efectivamente o tempo é um bem escasso para as mães.

O dia parte-se e reparte-se em mil e uma tarefas e as horas são sempre poucas para tanto. Especialmente para estar com eles, aí é que me parece mesmo que o tempo voa. Talvez seja por ser tão pouco.. Entre o chegar da escola, os banhos, os jantares e a hora de deitar, o tempo para os nossos momentos quase não existe. Por isso aproveito os fins-de-semana e programo o relógio para parar nestes momentos nossos. Especialmente os que passo com ela, que do alto dos seus 4 anos já reclama outro tipo de atenção. E aí sim há tempo para tudo, especialmente para sujar a bancada da cozinha de uma ponta à outra. Num destes domingos fizemos pão para o lanche, amassámos à mão, tendemos bolinhas, deixámos crescer e pintámos com ovo. Vigiou-os no forno e assim que os sentiu mornos comeu dois de seguida. E adormeceu no sofá. Eu arrumei a cozinha enquanto comia um. Pus a jeito os ingredientes do jantar e meia hora depois estava de novo na cozinha ao fogão. O que fiz nesses 30 minutos? Estive sentada ao lado dela no sofá, a vê-la dormir. E soube-me tão bem!   

Nota: O estudo concluía que "as mães portuguesas são as que têm menos tempo para elas próprias entre os países da Europa ocidental" mas, por outro lado, "são também as mais satisfeitas com a maternidade".
E como concordo!..

Photobucket

Pãezinhos franceses

Ingredientes (para 6 pãezinhos como os da foto):
330g* de farinha sem fermento
30g de manteiga sem sal
10g de açúcar
10g de fermento de padeiro fresco
2dl de leite
1 colher de café de sal fino
gema de ovo para pincelar

(T): Peneire a farinha com o açúcar e o sal para um recipiente fundo. Junte a mateiga amolecida e o leite tépido no qual dissolveu previamente o fermento. Amasse muito bem, abafe a massa e deixe levedar até dobrar de volume.
Pré-aqueça o forno a 190º.
Tenda pãezinhos e coloque-os num tabuleiro de forno. Pincele-os com a gema de ovo, deixe descansar 10 minutos e coza no forno durante cerca de 15-20 minutos.

(B): Coloque a farinha, o açúcar e o sal no copo e programe 5 seg na vel 5. Junte a manteiga amolecida e o leite tépido no qual dissolveu previamente o fermento.  Programe 4 min na vel espiga. Deixe a massa no copo, fechado, a levedar até dobrar de volume.
Pré-aqueça o forno a 190º.
Tenda pãezinhos e coloque-os num tabuleiro de forno. Pincele-os com a gema de ovo, deixe descansar 10 minutos e coza no forno durante cerca de 15-20 minutos.
Photobucket

 
Notas:
- Receita do Livro de Pantagruel;
- *Aumentei gradualmente a quantidade de farinha indicada na receita (230g) até obter uma massa moldável. Com as 230g a massa fica liquida, creio que haja algum erro na receita. Não tenho noção precisa se a quantidade de farinha foi exactamente 330g por isso sugiro que coloquem 300g e aumentem aos poucos até obterem uma massa moldável;
- Estes pãezinhos são super rápidos de fazer e ficam bem fofinhos e saborosos.

16 comentários:

  1. Que belo paozinho! Lembra-me mesmo o pão de leite :) Assim misto como na foto é irresistível :)

    ResponderEliminar
  2. uma tentação seja francês ou não hehehe...bjokitas

    ResponderEliminar
  3. Como te entendo...!
    Os momentos com eles são sempre os que passam mais depressa!!!
    Vou levar a receita comigo e faze-la ainda hoje;)
    Beijinhos grandes.

    ResponderEliminar
  4. Esses pãezinhos ficaram lindos!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  5. Olha que bom aspecto.. têm um ar super saudáveis, adorei a receita um beijo

    ResponderEliminar
  6. têm um ar delicioso e feitos na Bimby ou na minha Mycook é num instante e nem dão trabalho nenhum.
    vou levar a receita comigo.

    ResponderEliminar
  7. Que lindos! A foto tem um cheirinho a Verão que dá saudades.
    :)
    Bj grande.

    ResponderEliminar
  8. Mae é sem dúvida uma 'ocupac,ao' a tempo inteiro! Mas há que arranjar um tempinho para nós, para nos cuidar-mos, para nos sentir-mos bem enquanto mulheres! Sinceramente essa parte de nao ter tempo para mim, é o que mais me assusta nesse grande passo que é a maternidade...
    E como deve ser bom cozinhar lado a lado, incentiva-los a sujar as maos!
    hehe! Belíssimos esses vossos paezinhos :)

    ResponderEliminar
  9. Margarida realmente temos falta de tempo para aquilo que mais gostamos, mas é uma rotina que se cria e somos felizes assim :) os bons lanches também fazem parte :)

    Beijinho

    ResponderEliminar
  10. que aspecto delicioso :) sempre que posso também faço pão "à mão" e sabe sempre muito bem :) Esta receita levo-a comigo para um fim-de-semana destes :)

    ResponderEliminar
  11. Os teus pãezinhos estão lindos!
    E eu acho que, quando se faz algo com Amor, o tempo chega para o que se quer.

    ResponderEliminar
  12. Que pãezinhos lindos, feitos com tanto amor e carinho pelas duas, e à mão, é preciso coragem e dedicação :) A falta de tempo é preenchida por sentimentos e vivências bem mais importantes. Roubo um pãozinho para o meu lanche :)
    Um beijinho.

    ResponderEliminar
  13. Vejo uma receita num blog que gosto e encontro mais um novo, que maravilha=) adorei e vou seguir atentamente=) beijinho

    ResponderEliminar
  14. É verdade Margarida, o tempo que temos é tão raro que temos que o aproveitar da melhor maneira possivel.
    Tiveram um lanche delicioso e em familia que é o mais importante hoje em dia.
    Um beijinho

    ResponderEliminar
  15. Ai Margarida como te compreendo e concordo! E tal como contigo, esses 30 minutos são normalmente passados de algum modo a pensar neles e de facto, sabe tão bem, são os nossos pequenos amores.

    E o teu pequeno grande...quase um ano!!

    Bem, mas os pães, adorei, eu e ela comíamos também e quentinhos...ummm!

    ResponderEliminar

Obrigada pelo seu comentário!
Thank you for your comment!