27 maio 2011

Favas com cheiros

Não me ocorreu dar-lhes outro nome a não ser este. Ficam perfumadas e aromatizadas com estes cheiros a lembrar o campo na Primavera, fresco e pleno no seu tom verde pintado de flores cheias de cores.

Ficam perfeitas com as primeiras favas da época, as mais tenras e macias, mas a este trio aromático não há fava que resista..

Bom fim-de-semana!

Photobucket



Favas com cheiros

Ingredientes: 500g de favas descascadas, 6 dentes de alho, 1 raminho de coentros, uma mão de folhas de hortelã e de folhinhas de poejo, azeite, água e sal q.b.

(T): Cubra o fundo de um tacho com azeite. Pique finamente os alhos e coloque no tacho. Aloure-os ligeiramente em lume baixo. Junte as favas e as ervas aromáticas picadas. Junte água até cobrir as favas. Tempere com sal a gosto. Tape o tacho e deixe cozinhar até as favas estarem macias.


19 maio 2011

Bolo de limão, gengibre e azeite nUM mês de (re)descobertas

18. Maio. 2011


Um segundo filho traz consigo um mundo de redescobertas. A todos os níveis. O que poderia ser trivial pelo que vivenciámos com a nossa primeira filha, proporciona-nos outras sensações e emoções com este bebé. A experiência trouxe-nos a calma e a confiança e levou-nos a redescobrir a parentalidade. E este primeiro mês foi prova disso. Às dezenas de fraldas trocadas, muita roupa lavada e algumas noites pouco dormidas sobrepõe-se o cheiro e a suavidade da sua pele, o cabelo escuro espetado, o tom azulado dos olhos, o narizinho arrebitado e uma boquinha lindamente delineada. Sim, estamos apaixonados por este bebé.

Parabéns pelo primeiro mês pequeno príncipe. Este bolo é para ti!


Photobucket

Bolo de limão, gengibre e azeite

Ingredientes: 200g de açúcar, 230g de farinha com fermento, 50g de farinha Maizena, 4 ovos, 1 iogurte grego natural, 80g de azeite, sumo e raspa de 1 limão bem grande, 1 colher de chá de gengibre em pó, 125g de framboesas (facultativo), açúcar em pó q.b.

(T): Pré-aqueça o forno a 180º. Peneire as farinhas para um recipiente e reserve. Bata os ovos com o açúcar. Junte o iogurte e depois, aos poucos, o azeite, sem parar de bater. Adicione o sumo de limão, a raspa e o gengibre e envolva bem. Adicione a farinha e envolva sem bater demasiado. Por fim incorpore delicadamente as framboesas na massa (se decidiu usá-las).
Deite a massa numa forma redonda, untada e polvilhada com farinha, e leve ao forno por 25-30 minutos.
Deixe arrefecer completamente e polvilhe com açúcar em pó.

Photobucket


Notas:- As framboesas acentuam o sabor do limão e são uma mais valia neste bolo simples. Se usar framboesas congeladas deixe-as descongelar anteriormente.