14 maio 2010

Arroz de peixe e camarão com salicórnia

Há um tempo atrás recebi alguns produtos da Casa de Sal da Figueira da Foz, a quem desde já agradeço, no seguimento de um convite informal para experimentar os seus produtos à base do sal. Por correio recebi sal aromatizado para grelhados, sal picante para grelhados, azeite virgem com sal picante para grelhados e salicórnia seca. E foi este último produto que me despertou particular interesse. Conhecia a planta e algumas das suas propriedades mas desconhecia por completo que já era comercializada em Portugal. Para quem não conhece, a salicórnia é uma pequena “erva marinha polpuda de caules grossos e articulados, sem folhas e com flores minúsculas em forma de espiga”. Em alguns países europeus a salicórnia é chamada de “espargos do mar” e é consumida em abundância – os franceses e os holandeses produzem pickles de salicórnia e até certas tribos nativas da América produzem farinha a partir das suas sementes.

O seu característico travo salgado (a salicórnia cresce em solos salinos, banhados por água salgada) confere um sabor muito peculiar aos cozinhados.
Além disso, e "para além das abundantes vitaminas, proteínas, ácidos gordos e sais biológicos altamente assimiláveis e vitais para o equilíbrio alimentar, a salicórnia é especialmente recomendada para os hipertensos, uma vez que pode ser uma vantajoso substituto do sal das cozinhas".

Tive alguma dificuldade em encontrar receitas com a salicórnia pelo que me decidi a testá-la neste arroz de sabores marinhos. E não é que resultou? Deu-lhe um aroma a mar fantástico! Não usei sal e apenas adicionei coentros e cebolinho no final. Fiquei fã e estou ansiosa por experimentar a salicórnia fresca.

Entretanto tenho usado bastante o sal marinho aromatizado com alho, orégãos e alecrim em assados, estufados e grelhados de carne e peixe. As carnes vermelhas temperadas na hora e grelhadas de seguida ficam muito aromáticas. Recomendo!

Habitualmente uso em casa sal marinho artesanal e flor de sal das salinas de Tavira e faço questão de o divulgar sempre, principalmente pelo facto de ser um produto 100% natural, de alta qualidade, produzido e colhido artesanalmente aqui em Tavira, e também noutros concelhos próximos (Olhão e Castro Marim).
Já agora, para terem uma ideia dos diferentes tipos de sal e sua produção e colheita consultem este quadro.

Bom fim-de-semana!


Arroz de peixe e camarão com salicórnia

Ingredientes (para 4 pessoas): 2 postas de corvina, 200g de camarão, 1 cebola pequena picada, 1 dente de alho, 3 colheres de sopa de azeite, 1 ½ copo de arroz carolino, ½ copo de vinho branco, 800g da água da cozedura, 1 colher de chá de salicórnia seca, coentros e cebolinho frescos picados

(T): Coloque um tacho com água ao lume. Quando ferver junte as postas de peixe e o camarão e deixe cozinhar por 5 minutos. Coe a água da cozedura e reserve. Limpe o peixe de peles e espinhas e descasque o camarão. Pique a polpa do peixe e os camarões e reserve.
Refogue a cebola e o alho no azeite. Junte o arroz e envolva bem. Refresque com o vinho e deixe-o evaporar um pouco. Junte a água da cozedura aos poucos, mexendo sempre, e aromatize com a salicórnia. Deixe cozinhar até o arroz estar macio. Junte o peixe, o camarão e polvilhe com os coentros e o cebolinho. Envolva delicadamente e deixe o tacho tapado até servir.


Notas:
- Para mais informações sobre a salicórnia consultar o site ou o blogue da Casa do Sal;
- Este arroz fica semelhante a um risotto pelo que se o preferir mais solto deverá usar arroz vaporizado ou um arroz de grão mais comprido;
- Se preferir pode usar o camarão e o peixe sem os picar.

19 comentários:

  1. Amiga, não conhecia e fiquei com vontade de provar.
    A tua receita parece-me deliciosa, que cor linda! :)
    Imagino um jantar, arrozinho na mesa, crumble à sobremesa e a trupe dos Paladares ao Sul todas reunidas...
    :)

    Beijinhos e bom fds.

    ResponderEliminar
  2. Que belo arroz e que maravilhosa explicação sobre a salicórnia, não conhecia de todo.

    ResponderEliminar
  3. Nunca experimentei a salicórnia e tenho curiosidade. Tenho ouvido/lido que é uma excelente forma de substituir o sal, tal como referes.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  4. hum que belo arroz. tambem nao conhecia e vou ja espreitar para ter amis informaçao
    um bom fim de semana
    beijinhos

    ResponderEliminar
  5. Gostei do aspecto desta comidinha...não conheço essa planta, mas se vem substituir o sal então é milagrosa!!! Beijinhos

    ResponderEliminar
  6. Não conhecia! Tem excelente aspecto! bjinhos

    ResponderEliminar
  7. Olá Margarida
    Este tenho mesmo que fazer.
    Adorei o aspecto cremoso.
    As fotos estão bem lindas.
    Feliz fim de semana ♥

    ResponderEliminar
  8. Que bom aspecto!
    E ao mesmo tempo que vergonha a minha, faz meses que também recebi a salicórnia e ainda não a experimentei. Quanto aos outros produtos estão aprovadissímos, eu já vou na segunda leva que a primeira acabou logo, o sal deles aromatizado é fantástico e às vezes poupa o tempo de uma marinada.
    Escusado será dizer que agora já sei como utilizar a salicórnia ;)
    Bjs e bom fim de semana.

    ResponderEliminar
  9. Olha que porra, a mim também me enviaram mas a salicórnia deve ter-se perdido pelo caminho. Ainda não usei os produtos, estou à espera de ter máquina fotográfica :) Ainda hoje fui às compras com os meus pais e falamos da flor de sal vinda do Algarve he he Esse arroz não deve ficar atrás do de lingueirão :)

    ResponderEliminar
  10. Também tenho curiosidade, pelo que tenho lido, mas sinceramente nunca vi à venda.
    O ano passado a casa do sal contactou-me pedindo a morada para enviar os produtos e até hoje nada chegou.
    Mas tenho aqui um saquinho de flor de sal de Tavira bem útil....
    O arroz de peixe é um dos meus pratos de eleição, gostei da receita.
    Beijinho e bom fim de semana!

    ResponderEliminar
  11. Não conhecia a salicórnia e gostei de ficar a conhecer mais um produto muito útil para a nossa culinária!!!
    Bjs...

    ResponderEliminar
  12. que maravilha,até se come com os olhos,jinhoss

    ResponderEliminar
  13. Margarida,

    Mas que arrozinho tão bom...fiquei logo com agua na boca. Ja tinha ouvido falar do produto, mas nunca provei. Deixaste-me com vontade de provar.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  14. Não conhecia o produto, mas ao ver esse arroz fiquei com curiosidade em experimentar.

    Bjs

    ResponderEliminar
  15. Margarida,
    Sou mais uma das que não tiveram (ainda) contacto com a salicórnia. Tenho lido sobre esta planta e parece-me bastante interessante. Quanto ao arroz, é perfeito em todos os capítulos! Também gosto dele com a consistência e a textura dos risottos, com o creme a envolver o peixe e o camarão... Mmmm. :))

    Bj e boa semana

    ResponderEliminar
  16. Nunca tinha ouvido falar em salicórnia! Obrigada por ter partilhado connosco! Fiquei com muita curiosidade em conhecer uma tal planta. E este arrozinho maravilhoso a rir-se para nós!!!Bjs. Bombom

    ResponderEliminar
  17. Olá, venho dar-lhe os parabéns pelo seu blog, adorei a sua receita de tiramisú de morangos. Mas adoraria saber com se utiliza, e como encontarar salicornia, confesso a minha ignorancia pois não conheço, se visitar o meu cantinho,(http://os pratosdamaluar.blogspot.com), vai encontrar muitas ervas, mas esta desconecia. Deixo-lhe os meus votos de semana super feliz e muito amor e luz em sua vida.

    ResponderEliminar
  18. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar

Obrigada pelo seu comentário!
Thank you for your comment!