18 janeiro 2010

Pizza de carpaccio de salmão

Os jantares de Domingo cá em casa continuam a ser de pizza. Variamos a guarnição mas mantemos a base e o molho de tomate que nos conquistaram desde que os testámos. Não têm segredos nem técnicas especiais e são de confecção rápida e simples. A base fica extretamente estaladiça e o sabor.. querem mesmo saber? Experimentem! : )

Esta receita vai ficar também guardada no separador dos básicos já que contém três receitas base para massa de pizza, molho de tomate e tempero de limão.

Boa semana!


Pizza de carpaccio de salmão

Ingredientes para a massa (para uma pizza de 20cm diâmetro): 1 colher de chá de fermento seco, 1 colher de chá de sal, 100ml de água morna, 2 colheres de chá de azeite, 160g de farinha simples peneirada

Ingredientes para o molho base: 250ml de tomates picados em conserva, 1 mão-cheia de folhas de orégãos frescos ou manjericão

Ingredientes para a guarnição : 1 cebola vermelha pequena, cortada em rodelas de 5mm, 250ml de óleo de grainha de uva (usei de milho), 2 colheres de sopa de alcaparras em salmoura, escorridas (não usei), farinha de semolina para polvilhar (usei sêmola de milho), 2 colheres de sopa de salsa picada, 75gr de queijo mozzarela ralado, 120gr de filetes de salmão (usei fumado) cortados em fatias muito finas (ver notas), 2 colheres de sopa de queijo mascarpone (usei queijo creme), 1 mão-cheia de agrião, tempero de limão (1 colher de sopa de limão com duas colheres de sopa de azeite), 1 colher de sopa de caviar (não usei)

Prepare a massa: Ponha o fermento, o sal e a água morna numa tigela pequena e mexa até os elementos estarem ligados. Vá deitando o azeite gradualmente à medida que vai mexendo e deixe depois repousar num sítio quente durante 10 minutos. Junte a farinha e amasse durante 15 minutos ou até a massa estar lisa e elástica. Deixe a massa descansar numa tigela ligeiramente untada com azeite e tapada com um pano, até duplicar de volume (1 a 1h30). Sove a massa para retirar o ar. Tape a massa e deixe-a levedar por mais 15 minutos.
(mfp): Para preparar a massa na máquina de pão coloque todos os ingredientes na cuba pela ordem indicada e seleccione o programa massa deixando-o prosseguir até ao final.

Prepare o molho: Ponha os tomates e os orégãos ou manjericão num liquidificador, tempere a gosto e pique até estar bem homogéneo.

Prepare o tempero de limão: Deite o sumo de limão e o azeite num pequeno frasco com tampa, tempere a gosto com sal e pimenta moída na hora e agite bem até ter os ingredientes bem misturados.

(T): Coloque a pedra para pizza ou tabuleiro no forno e pré-aqueça a 250º. Pincele levemente as rodelas de cebola com o óleo e grelhe-as num grelhador de chapa em lume médio, durante 5 ou 6 minutos.
Aqueça o óleo num frigideira e frite as alcaparras durante 1 a 2 minutos ou até estarem estaladiças. Tire-as com uma escumadeira e escorra-as em papel de cozinha.
Polvilhe ligeiramente a superfície de trabalho com a semolina e estenda a massa numa circunferência com 30cm de diâmetro. Passe-a para o tabuleiro e pique toda a superfície com um garfo. Barre a base com o molho de pizza, espalhe a salsa picada, as cebolas grelhadas e o mozzarela por essa ordem. Passe para o tabuleiro ou pedra de pizza aquecidos e asse durante 5 a 8 minutos ou até estar dourada e estaladiça.Tire do forno, cubra com as fatias do salmão, as alcaparras fritas e pequenas colheradas de mascarpone. Tempere o agrião com o tempero de limão, espalhe por cima da pizza e polvilhe com o caviar antes de servir.


Notas:
- Se não conseguir fatiar o salmão muito fino, ponha as fatias entre duas folhas de papel vegetal e passe delicadamente com o rolo da massa;
- O molho de tomate pode ser guardado no frigorífico até 5 dias e congelado até 3 meses (não aconselho porque após descongelar fica com muita água);
- A massa pode ser guardada de um dia para o outro no frigorífico ou congelada envolta em película aderente;
- Receita adaptada nos ingredientes do livro Pizzas de John Lanzafame.

20 comentários:

  1. esses jantares ai em casa ao domingo sao bem do meu agrado
    quem nao gosta de uma boa pizza como esta?
    beijinhos e boa semana

    ResponderEliminar
  2. Puxa, faz um tempão que nao como pizza! até suspirei agora...hehehehe

    bjsssssssssss

    ResponderEliminar
  3. hahaha menina que coisa xisque a sua pizza, as lombriguinhas pularam aqui, apesar da gastrite me matar e ter que evitar massa e tomate.
    snif.
    bjssss

    ResponderEliminar
  4. Somos grandes apreciadores de pizza e esta está com um aspecto maravilhoso :p
    Beijinhos*

    ResponderEliminar
  5. Que bom aspecto!!! A tua pizza ficou com um aspecto muito natura!! Se eu gostasse de salmão fazia já a correr... Mas o meu pai adora! Pode ser que lhe faça a surpresa um dia destes!
    Beijocas*

    ResponderEliminar
  6. Até acho que consegui sentir o cheiro!... Que linda receita, tem os meus ingredientes... vou testar!!!

    ResponderEliminar
  7. Esta pizza conquistou-me. Especialmente porque aprecio este tipo de ingredientes e pizzas estaladicas.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  8. ´tanta coisa boa que tenho perdido!!!!
    mas enfim, faço o que posso...
    esta pizza esta a piscar-me o olho.
    e linda que está... mas mais importante é a delicia que ela deve ser.
    parabens

    ResponderEliminar
  9. Nossa, mas que delícia esta pizza! Amo salmão em qualquer receita, mas na pizza nunca provei, deve ficar incrível!
    Bjinhos

    ResponderEliminar
  10. eu a nivel de pizzas faço quase sempre o mesmo recheio em casa!! no entanto gosto de experimentar novas coisas e essa tua deve ser bem gostosa e diferente!! beijinhos

    ResponderEliminar
  11. eu não conseguiria resistir a uma pizza fantástica destas... ainda por cima com salmão.

    ResponderEliminar
  12. Perfeita! :) Nem vale a pena dizer mais nada!!! bjinhos

    ResponderEliminar
  13. Esta pizza está uma tentação.
    Beijocas.

    ResponderEliminar
  14. Não posso ficar ausente por uns tempos que é isto!!!
    Tantas coisas boas!!!!

    Adorei esta pizza!!

    Bjocas

    ResponderEliminar
  15. Tenho esse livro fabuloso e ia adorar partilhar uma bela pizza caseira como esta contigo :)

    ResponderEliminar
  16. Bem, nem sei o q dizer, estou a salivar.
    Q delicia...

    ResponderEliminar
  17. Ai se a pudesse provar....
    Muito boa!

    ResponderEliminar
  18. Que boa!!!
    Tb gosto muito de pizza com salmão, mas costumo usar mase de pesto e não de tomate. Hei-de experimentar.
    e ainda ontem saiu uma para o meu almoço, com pesto e chouriço. :)

    Sabe sempre bem!

    ResponderEliminar
  19. Esta pizza deve ser um sonho!
    Gosto tanto de salmão fumado apesar de não o comer :( Vegetarianices!

    ResponderEliminar

Obrigada pelo seu comentário!
Thank you for your comment!