27 janeiro 2010

Camarão com whisky e laranja

Esta segunda-feira, numa ida ao centro comercial, observei uma cena que me deliciou enquanto mulher e mãe. Um casal com três filhas pequenas chegava à zona de restauração para jantar. As miúdas não teriam mais que um ou dois anos de diferença entre elas. A maiorzita deveria ter à volta dos 4/5, a do meio talvez uns 3 e a mais pequenita talvez quase 2. Escolheram uma mesa redonda e o pai sentou-as cada uma na sua cadeira (as mais pequenas numa cadeira de bebé do centro) enquanto a mãe foi buscar uma sopa. Chegou à mesa com uma tigela de sopa, uma colher e três copos de plástico. Dividiu a sopa pelos três copos e colocou cada um deles na frente das filhas. Enquanto isso o pai foi buscar frango com batatas e maçarocas de milho a um desses fast food. O pai chega à mesa e a mãe sai para ir buscar jantar para eles pertinho da mesa para conseguir ir dando apoio enquanto espera. As miúdas bebem sozinhas a sopa pelo copo enquanto o pai divide as pernas de frango e as batatas pelos três pratos de papel que trouxe. Coloca em frente a cada uma os pratos e os copos com água e cada uma agarra a sua perna de frango. Ao mesmo tempo a mãe chega com o tabuleiro e jantam os 5 ao mesmo tempo. O mais giro foi ver a do meio comer parte da maçaroca e estender o resto à irmã e depois esta ainda oferecer o restante à irmã mais velha. Tão pequeninas e tão organizadas e independentes. Adorei a capacidade de organização, encaixe e paciência e acima de tudo a cumplicidade do casal e a disciplina das pequenas.

Mudando de assunto, a receita que vos deixo hoje não tem segredos e decerto que, com um ingrediente a mais ou a menos, já passou pelas vossas cozinhas. Eu aliás baseei-me em algumas que fui espreitando em blogs como os da Ameixa, da Anna ou da Luisa. A mistura de ingredientes resulta de facto muito bem e os camarões ficam terrivelmente bons.


Camarão com whisky e laranja

Ingredientes: 1 kg de camarão de Moçambique tamanho médio, 8 dentes de alho, 2 folhas de louro, 1 colher de café de sementes de mostarda, 1 cálice de whisky, sumo de 1 laranja pequena, manteiga, azeite, sal e pimenta preta moída q.b.

(T): Retire a casca dos camarões deixando a cabeça. Abra-os ao meio pelo dorso e retire a tripa preta. Disponha-os num refractário de barro pingado de azeite. Pique os dentes de alho o mais fino que conseguir, parta as folhas de louro em bocadinhos e salpique os camarões com eles e com as sementes de mostarda. Tempere com sal e pimenta preta moída na hora. Regue com o whisky e o sumo de laranja. Disponha por cima nozes de manteiga e leve ao forno pré-aquecido a 180º durante cerca de 20 minutos.



Notas:
- Pode substituir a laranja por limão;
- Se for apreciador adicione uma malagueta partida em bocadinhos.

27 comentários:

  1. que delicia... e super fácil... adoro estas receitas! Fica com um aspecto divinal!
    bjs

    ResponderEliminar
  2. Uau! Se meu marido vê essa receita fica maluco!
    :o)

    ResponderEliminar
  3. Adorei a receita...e o que contaste, tão lindo :D

    ResponderEliminar
  4. Ando para experimentar esta há tanto tempo e ainda não calhou!
    Deve ser mesmo boa. :)

    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  5. Consola-me imenso ver um casal que se inter-ajuda em TODAS as tarefas. E não é muito vulgar encontrar pais que começam logo a dar autonomia aos filhos e a criar neles o sentido da responsabilidade, através da disciplina. É assim que as crianças no futuro se sentirão seguras, livres, responsáveis. Quanto aos Camarões, uma tentação para o meu colesterol, mas...uma vez não são vezes!...Receita anotada. Bjs. Bombom

    ResponderEliminar
  6. Aiii q camarões deliciosos!!! estou a babar-me para cima do teclado!lol
    bjs

    ResponderEliminar
  7. Este petisco com uma cervejinha deve ficar divinal...e, a temperatura ambiente um pouca mais elevada tb ajudava...
    Bjs

    ResponderEliminar
  8. uuuiiiii!!!

    Que delicia!!!!

    ADORO camarão, seja ele feito de que maneira for :)

    Bjocas

    ResponderEliminar
  9. Que fotos, tiene que estar riquísimo...
    Un beso guapa

    ResponderEliminar
  10. As pernas de frango e a maçaroca de milho eu até dividia mas estes camarões são bem difíceis de dividir com alguém he he
    Eu adoro e hoje em dia temos mesmo que nos organizar. É bom ver que há pais que o conseguem fazer de maneira ordeira e eficaz :)

    ResponderEliminar
  11. Olá :) Tem piada, porque na semana passada comprei os camarões com o propósito de fazer essa receita no Domingo passado, entretanto, minha mãe convidou-me para almoçar e ficaram na arca até nova ordem! Com mais uma opinião tão favorável, terá de ser mesmo este Domingo!
    beijinho.

    ResponderEliminar
  12. Adorei!! simplesmente fantástico.
    bjs docinhos

    ResponderEliminar
  13. Que fotos lindas! Confesso q adoro comer bem, mas fotos bonitas me chamam muito atenção. Adorei as suas. Aqui tem muita receita gostosa.

    Bjokas, Dani :)

    ResponderEliminar
  14. Estoy convencida de que están exquisitos.
    Besos

    ResponderEliminar
  15. Os teus camarões certamente ficaram "terrivelmente bons" como disseste porque têm um óptimo aspecto!!
    Beijocas*

    ResponderEliminar
  16. Ai moça parecia que estavas a descrever antigamente e agora já só pedacinho as nossas refeições na rua, é que os meus filhos têm 1 ano e 4 meses de diferença entre eles, o que significa algo que só quem tem filhos com 1 ano de diferença pode imaginar hehe...
    Esses camarões estão de babar, sorry, mas estão mesmo .*

    ResponderEliminar
  17. Gostei da receita e da história!... deliciosa!...

    ResponderEliminar
  18. Esse molhar o pão nesse molho deve ser uma delícia.
    Um pestisco que adoro.

    Bjs

    ResponderEliminar
  19. Estar a trabalhar a esta hora e a petiscar uma tangerina já murcha, ou como diz a mãe "já meia amólécida", eheh, é um pecado ver umas fotografias tão desta tão apetitosas. Qual será o dia que somos surpreendidas com um lanche ao vivo??? ... mas comestível. eheh

    ResponderEliminar
  20. Mais uma receita de camarão deliciosa que eu vou ter de experimentar. Excelente!

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  21. Margarida, adorei a historia real que nos contaste. Adorava poder contar com um marido desses e adorava que a minha filha fosse mais independente do que é :( Poupavam-me tanto se tal acontecesse. "Eles" é que me fazem velha!!

    E tu, em casa, andas a tratar-te bem, lá isso andas! Camarão com whisky e laranja... onde foste desencantar essa ideia!?
    Bjinhos.

    ResponderEliminar
  22. margarida mas que bela família.-
    a partilha desde cedo e bem util. gostei de ler as tuas palavras.
    quanto ao camarão u gostava mais de comer hehe
    tao bom adoro este género de pratos
    beijinhos

    ResponderEliminar
  23. Olá,Margarida!
    Ficou com um aspecto sensacional essa camarão e super guloso...:) também faço um de forno parecido.

    Bjinhos
    Bom fim de semana

    ResponderEliminar
  24. Muito bom!Costumo fazer com limão,hei-de experimentar com laranja.
    Gostei da forma como descreveste a cena familiar.
    Bom domingo!

    ResponderEliminar
  25. É delicioso de ver um casal assim amigo e com espirito de entre ajuda, além q percebeu-se q as filhas estao tb com a mesma liçao de vida.
    Algo q tanta falta faz hoje...

    Qto aos camaroes, delicia...

    ResponderEliminar
  26. Gostei da introdução desta receita.
    Às vezes sinto-me fraca. Queixo-me que tenho a casa desarrumada. Queixo-me que não tenho tempo para isto ou para aquilo. E só tenho uma filha. À MÃES que têm duas, três, quatro ou mais.

    Às vezes esqueço-me que a MULHER tem uma força interior incalculável e adapta-se a qualquer necessidade.

    ***********

    Quanto à receita dos camarões: fiz para o ano novo mas não adicionei sumo de laranja. É uma ideia diferente e de certeza deliciosa!

    ResponderEliminar

Obrigada pelo seu comentário!
Thank you for your comment!