Se há coisa que gosto de ouvir são os pregões no mercado e na rua, que anunciam produto fresco.
Da minha infância, em casa da minha avó, recordo o homem que com um sopro num búzio trazia à rua as mulheres em chinelos e avental para comprarem o peixe "fresquinho e vivinho", como dizia.
A buzina da mota do leiteiro, que carregava na sua lambreta, de caixa aberta, os grandes potes com leite de vaca acabado de ordenhar.
O apito da carrinha do homem do pão que em segundos despachava as vizinhas todas, colocando nos sacos de pano que traziam, o tipo e a quantidade a que o sempre habituaram. Depois era só subir as escadas rapidamente que a tigela do café com leite aguardava fumegante pelo pão caseiro para umas belas sopas de café. : )
A fruta não nos traziam a casa, vinha directamente da horta dos avós maternos ou da banca que a avó paterna tinha no mercado. E aí sim, era uma festa! Sentada no meio da fruta, do alto dos meus 4/5 anos, apregoava a banana e o melão, as nêsperas ou as pêras. Não dava margem para um "não obrigada!". Assim que olhavam uma fruta, ia direita para a balança de pesos. A minha avó tratava do resto e eu limitava-me a acenar com um sorriso malandro em jeito de "volte sempre!" (risos)
E porque nem só de recordações vive o homem, vamos a algo fresco e vitaminado, óptimo para o verão que já anda a ver se consegue pôr a Primavera na rua. Um smoothie não é nada mais do que um batido de frutas e/ou legumes, enriquecido com iogurte e/ou sumos naturais. É saudável, refrescante e pode até substituir uma refeição naqueles dias em que a fome não abunda.
Smoothie Tropical
Ingredientes (para 2 copos): 50gr de papaia, 50gr de manga, 30gr de banana, 2 morangos, 1 damasco, 1 folha de hortelã, 1 iogurte liquido natural açucarado
(B): Descascar a manga, a banana e a papaia. Colocar as frutas no copo da Bimby, juntar o iogurte e a folha de hortelã e programar 30 seg na vel 5-7. Servir de imediato.
(T): Descascar a manga, a banana e a papaia. Cortar toda a fruta em pedaços e colocar no copo do liquidificador. Juntar o iogurte e a folha de hortelã e triturar até obter um preparado homogéneo. Servir de imediato.

Notas:
- Pode usar outras frutas a gosto na proporção acima indicada para um iogurte;
- Se preferir um smoothie mais consistente pode usar um iogurte natural normal (sem ser liquido);
- Se achar necessário pode adicionar uma colher de sopa de mel;
- Opcionalmente pode acrescentar gelo picado no final.
Hummm que refrescante...e com o calor de estalar que aqui está nas minhas bandas, era só mesmo o que eu queria :-)
ResponderEliminarMargarida, esses smoothies são mesmo muito refrescantes. Melhor ainda é que se são de iogurte ou suco ficam mais nutritivos ou naturais!!!
ResponderEliminarUm beijo e ótimo final de semana!
Margarida, a frescura dos ingredientes é das maiores riquezas que se pode ter na cozinha.
ResponderEliminarAdorei esta bebida. :)
Beijinhos.
Eu me lembro, de peixeiro, afiador de facas, leiteiro, padeiro ..havia muitas vendas de porta em porta, triste ter-se perdido isso, era tão giro. mas mudando de assunto...essa bebida ficou um 10 super refrescante e saborosa brigada jinhos doces :) xx
ResponderEliminarMargarida, amadinha, esse seu smoothie está com uma cor divinal!!! Adorei a receita, eles são sempre tão deliciosos e refrescantes, não é?
ResponderEliminarBeijo grande, e ótimo fim de semana para ti e tua princesinha
Mari
Sabe tão bem recordar :D Essa bebida vinha mesmo a calhar :) bjinho
ResponderEliminarMargarida, a receita é ótima.
ResponderEliminarGostei bastante da história dos vendedores nas portas. Já contei algo semelhante no blog.
Aqui são os vendedores de churros, sonhos, ovos, pamonha, em carros com alto-falantes. Mas tem uns meninos que vêm vender legumes frescos da estação em carrinhos de mão. Muito legal isso.
Bjs.
Margarida,
ResponderEliminarAinda à pouco passou o amolador, e depois fizeste-me lembrar de uma coisa bem antiga, a minha avózinha costumava contar, que nas ruas de Lisboa, passava uma mulher a apregoar: Olháaaaa fava ricaaaa!
Não tenho bem a certeza se a fava rica são aquelas favas secas e fritas com sal, mas adorava ouvir a minha avó a contar a hiostória.
Quanto ao batido, prefiro a palavra portuguesa, e ontem teria dado um bom jantar para mim, só lhe retirava a banana porque não aprecio muito, de resto ficou perfeito.
Bjs
Moira
Bons velhos tempos, Margarida!
ResponderEliminarNa minha aldeia ainda passa a padeira e o peixeiro!
Mudam-se os tempos...
Mas o que me sabia bem agora era esse copinho de frutas frescas e saborosas! Oh, se sabia! hehehe:)
Belos tempos, eu até me lembro do "azeiteiro" he he
ResponderEliminarSe fosse hoje, a tua avó seria acusada de exploração de menores e tu serias vítima de exploração infantil :)
Vamos mas é beber um smoothie em honra das infâncias felizes!
Belas recordações, lembro-me bem do amolador de facas e chapéus de chuva.
ResponderEliminarBebida deliciosa e refrescante.
Para a semana falamos.
bjsss
Margarida
ResponderEliminarUma foto tropical sem duvida!
Faço muitos e gostei deste,hei-de experimentar.
Bj
Gosto muito, mas nunca experimentei com tantas frutas, ficou maravilhoso.
ResponderEliminarBjs
Pois é, estou a ver que andamos na mesma sintonia ;)
ResponderEliminarNa 6ª feira não quis comentar exactamente porque tinha feito um smootie para o dia rosa.
Ainda por cima com o mesmo nome ;), mas com frutas diferentes.
O teu ficou super delicioso aposto
Bjos
Olá Margarida
ResponderEliminarAdoro as tuas histórias e claro perco-me com as tuas receitas.
As fotos estão maravilhosas x