01 março 2009

Veludo de couve-flor e parmesão

Este fim-de-semana foi dedicado à comfort food. Não sei bem porquê mas quando o tempo está assim cinzento fico nostálgica. Acho que acontece um pouco com toda a gente. O que apetece mesmo é estar em casa, ler um livro, ver um filme ou até mesmo cozinhar. O estado de espírito está intimamente ligado aos sentimentos e aos sentidos. Nunca duvidei. Se pensarem um pouco vão ver quantas vezes associam o vosso estado de espirito a um apetite ou desejo, sem darem por isso.

E como hoje estive no sossego e no conforto do lar, o que me apeteceu mesmo foram sabores familiares, reconfortantes e simples, que ajudaram o Domingo a passar mais calmamente e sem quase deixar perceber que uma nova semana está mesmo aí a chegar..


Veludo de couve-flor e parmesão

Ingredientes: 1 couve-flor (aproximadamente 500gr), 1 courgette, 1 batata grande, 1 cebola média, 1 talo de aipo, 2 dentes de alho, 1,5lt de caldo de aves, 25gr de natas de soja, 20gr manteiga, 2 colheres de sopa de parmesão em pó, noz moscada e pimenta preta q.b.

(T): Pique a cebola grosseiramente e os alhos. Numa panela leve a manteiga a derreter e junte a cebola e os alhos. Deixe alourar. Entretanto corte a couve flor, a cougette, a batata e o aipo em pedaços pequenos. Junte ao refogado e deixe cozinhar 2/3 minutos. Junte o caldo de aves quente, tempere com a noz moscada e a pimenta. Coza durante cerca de 30 minutos. Reduza a puré com a varinha mágica. Junte as natas e o parmesão e deixe cozinhar por mais 5 minutos.

Sirva com bacon crocante (coloque papel absorvente num prato, os quadrados de bacon por cima e cubra com mais papel absorvente. Leve ao microndas na potência máxima durante 1 minuto e meio aproximadamente).



(B): Coloque a cebola e os alhos no copo. Pique 10 seg, vel 7. Adicione a manteiga e programe 3 minutos, 100º, vel 1. Entretanto corte a couve flor, a cougette, a batata e o aipo em pedaços pequenos. Deite no copo e programe 3 min, 100º, vel 2. Junte o caldo de aves quente, tempere com a noz moscada e a pimenta e coza durante 30 minutos, 100º, vel 2. Triture 25 seg na vel 5-7-9. Junte as natas e o parmesão e deixe cozinhar por mais 5 minutos, 100º, vel 3.

Sirva com bacon crocante (coloque papel absorvente num prato, os quadrados de bacon por cima e cubra com mais papel absorvente. Leve ao microndas na potência máxima durante 1 minuto e meio aproximadamente).

Boa semana!!

8 comentários:

  1. Com o tempo que está, novamente cinzento... é uma sopa que sabe bem :)

    ResponderEliminar
  2. Que sopa deliciosa. :)

    Eu gosto muito de creme de couve flor.
    Além do bacon crocante, que eu aliás faço exactamente da mesma forma (é um grande truque :)), tb fica bom se na hora de servir colocarmos um bocadinho de caril no prato.

    Eu cá gosto de confort food com chuva e com sol! :)
    Beijinhos.

    Gasparzinha

    ResponderEliminar
  3. Nunca provei sopa de couve-flor, nem com queijo...mas deve saber muuito bem! E parece mesmo veludo! :)

    ResponderEliminar
  4. Gostei desta sopinha bem aveludada e reconfortante, bjs.

    ResponderEliminar
  5. Essa sopinha é sempre boa,mas concordo que se aprecia melhor nestes dias,pois vem ao encontro do nosso desejo...;)
    Bj

    ResponderEliminar
  6. Dias assim fico com vontade de tomar sopa, acho que lembra casa de mãe, conforta...adoraria receber uma visita sua no meu blog Maça do Amor (blig.ig.com.br/primeiramordida). Apareça e depois me diga o que achou.
    Um abraço
    Cal Moreira

    ResponderEliminar
  7. sabes o que mais gostei nesta postagem? o truque do bacon... lol

    ResponderEliminar
  8. Realmente o tempo cinzento acaba por nos contagiar...
    Eu fico sempre com uma moleza enorme e, tal como tu, só tenho vontade de me dedicar aos "programas" caseiros.
    Que bom ter um creme quente e macio para o sabor do reconforto...

    O bacon crocante fica lindamente!:)

    Beijo!

    ResponderEliminar

Obrigada pelo seu comentário!
Thank you for your comment!