28 junho 2008

Bomba de morango e chocolate


Se há mania que tenho é a de comprar montões de revistas de culinária.. Mas não as guardo todas senão teria mesmo que montar uma biblioteca.. Recorto as receitas que mais gosto e colo-as num livro de receitas que fiz há alguns anos atrás. Resultado: há um acumular de receitas que não passaram ainda do papel para o tacho. Hoje fiz uma dessas e claro, dei-lhe os meus retoques e adaptei-a à Bimby. Deliciem-se!
 
Ingredientes: 1 torta de chocolate das grandes (tipo Dan Cake) 7 folhas de gelatina 300gr de morangos frescos 120 gr de açúcar 1 iogurte natural 1 pacote de natas (2dl) 4 colheres de sopa de geleia de morango ou topping de chocolate morangos q.b. para decorar
Forre uma tigela redonda e côncava com película aderente.Corte a torta em fatias e forre as paredes da tigela com parte da torta. Se necessário corte uma fatia em pedacinhos para tapar alguns espaços em branco. Reserve.Coloque as folhas de gelatina de molho num pouco de água fria. Bata as natas e reserve. Lave os morangos, retire-lhes os pés e corte-os em pedaços.
 
(B): Coloque no copo 250gr de morangos (reserve os restantes), junte o açúcar e uns pingos de água e programe 15min, 100º, vel colher. No final do tempo os morangos devem estar praticamente desfeitos, se isso não acontecer, programe mais uns minutos. Triture, 20 seg, vel 5.Escorra a água e derreta a gelatina no microondas. Adicione-a ao preparado e envolva 15 seg, vel 3. Junte o iogurte ao preparado e envolva 15 seg, vel 3.

(T): Coloque num tacho 250gr de morangos (reserve os restantes), o açúcar e uns pingos de água e leve a lume brando durante cerca de 15/20 minutos e mexendo sempre, até os morangos estarem desfeitos. Triture-os com a varinha mágica e rserve. Escorra a água da gelatina e derreta-a no microondas. Adicione-a ao preparado dos morangos e envolva bem. Junte o iogurte a misture até obter um preparado homogéneo.Por fim envolva as natas no preparado com a espátula.Verta o preparado na tigela alternando com os restantes morangos e os pedaços de torta que reservou. Leve ao congelador até ficar bem firme. Desenforme e sirva com doce de morango ou topping de chocolate por cima.
 
Notas:
- Talvez seja melhor munirem-se de duas tortas porque uma talvez não seja suficiente. Antes de fatiar a torta retirem-lhe a cobertura e reservem para deitar no preparado no final junto com os morangos. Fica óptimo encontrar os pedacinhos na fatia!
- Esta receita foi retirada, alterada e adaptada por mim de uma Mulher Moderna na Cozinha. Não sei a data nem o n.º porque apenas tinha esta página.

26 junho 2008

Burritos de Frango com Pico de Gallo


Ingredientes para os burritos (5):
1 cebola média, 2 dentes de alho, 40gr azeite, 150gr polpa de tomate, 1/2 frango cozido desfiado (eu usei sobras de churrasco), 180gr feijão encarnado, sal e pimenta q.b., 1 embalagem de tortilhas mexicanas de milho, queijo mozzarela ralado

Ingredientes para o Pico de Gallo:
2 tomates, 3 pimentos jalapeños ou 1/2 pimento verde (pequeno), 1 cebola pequena, 1/2 molho de coentros frescos, 1 lima, tabasco e sal q.b.

(B): Coloque a cebola em quartos e os dentes de alho no copo e pique 5 seg, vel 5.
Junte o azeite e refogue 6min, 100º, vel 2.
Tempere com a pimenta e junte a polpa de tomate. Cozinhe durante 2 min, 100º, vel 2.
Junte o frango desfiado e o feijão e envolva durante 2 min, 100º, vel colher inversa.

(T): Pique a cebola e os dentes de alho, junte o azeite leve a lume brando a alourar.
Tempere com a pimenta e junte a polpa de tomate. Deixe refogar durante cerca de 3 minutos.
Junte o frango desfiado e o feijão, envolva bem e cozinhe por mais 4 minutos.

Disponha um pouco deste preparado no centro de cada tortilha, em linha recta, e enrole.
Polvilhe com o queijo ralado e leve ao forno a gratinar até o queijo ficar derretido e dourado.

Prepare entretanto o Pico de Gallo picando finamente o tomate, o pimento e a cebola.
Eu piquei tudo com uma faca afiada porque na Bimby corria o risco de o tomate ficar um pouco desfeito. Colocar num recipiente, juntar os coentros picadinhos e temperar com sal, o sumo da lima e o molho de tabasco a gosto (o suficiente para sentir o picante). Acompanhe com nachos de compra.

Retire os burritos do forno e sirva com salada de alface, arroz ou guacamole.

Os burritos


O Pico de Gallo

22 junho 2008

Doce de frutos silvestres

Andava na net à procura de um doce de frutos silvestres para rechear um bolo de aniversário e encontrei este que é da autoria de um Sr. de nome João Pedro Picão, cuja receita foi presente ao Festival do chocolate de Óbidos num Bolo de Chocolate e Frutos Silvestres.

Aqui fica a receita original e a adaptada à Bimby:

Ingredientes: 300g de frutos silvestres (usei congelados) 100g de açúcar 1 cálice de vinho do Porto

(B): Colocar todos os ingredientes no copo e programar 100º, 20 min, vel colher inversa.
Nos últimos 5 minutos, retirar o copinho, colocar o cesto em cima e deixar apurar, temperatura varoma e velocidade colher inversa.

(T): Colocar num tacho todos os ingredientes e leve a lume brando, mexendo constantemente, até obter a consistência desejada.

Guardar num boião de vidro previamente esterelizado ou deixar arrefecer e usar de imediato no bolo ou doce que estiver a fazer.

Notas:
-
Pode ser utilizado tanto como compota como doce para rechear bolos, crepes e doces.

Calda de frutos para bolos

Nunca vos aconteceu fazerem um bolo e acharem-no muito seco depois da cozedura? Para resolver este "mal" fiz hoje esta calda com base numa receita que vi na internet:
Ingredientes (para ensopar um bolo médio): 1/2 chávena de água 1/2 chávena de açúcar 1 cálice de licor de frutos

(B): Deitar todos os ingredientes no copo e programar 6 min, temp 100º, vel 2.

(T): Deitar todos os ingredientes num tacho e levar a lume brando durante 10 minutos mexendo sempre.

02 junho 2008

Penne com pleurotus e frango


Hoje foi dia de inventar (pra não variar..). Como a onda italiana continua por cá, a criação foi baseada na pasta!

Ingredientes (para 3/4 pessoas: massa penne 3 bifes de frango 1 embalagem de pleurotus frescos coentros q.b. 2 folhas de manjericão fresco 3 dentes de alho 50gr azeite sal, limão e ervas para grelhados q.b.

Para a salada: tomate cereja queijo feta ou queijo fresco azeitonas pretas laminadas sal, azeite, vinagre e óregãos q.b.

(B): Em primeiro lugar, e para cozer a massa, deitar água até metade do copo e programar 10 min, 100º, vel 2. No final deste tempo colocar o cesto com a massa lá dentro, juntar um fiozinho de azeite e cozer 10 min, 100º, vel 3. Retirar a massa, passar por água fria e reservar.
Entretanto grelhar os bifes, que devem ser temperados com alguma antecedência com sal e limão, com uma noz de margarina e ervas para carnes grelhadas.
Deitar no copo o azeite, os coentros, o manjericão e os dentes de alho e programar 15 seg, vel 6-7. Tirar a tampa e com a espátula fazer descer o que ficou nas paredes do copo. Cozinhar 5 min, 90º, vel 2.
Juntar os pleurotus já partidos em bocadinhos e cozinhar 10 min, 90º, vel colher inversa.
Cortar os bifes já grelhados em pedacinhos e juntar ao preparado findo o tempo. Cozinhar mais 1 min, 90º, vel colher inversa.
Colocar a massa numa travessa, deitar por cima o preparado, envolver e servir.

(T): Cozer a massa em água a ferver com sal e um fiozinho de azeite até ficar 'al dente'. Retirar a massa, passar por água fria e reservar. Entretanto grelhar os bifes, que devem ser temperados com alguma antecedência com sal e limão, com uma noz de margarina e ervas para carnes grelhadas. No wok (ou num frigideira vulgar) deitar o azeite e os coentros, o manjericão e os alhos bem picadinhos e salter durante uns minutos. Juntar os pleurotus já partidos em bocadinhos e deixar cozinhar. Cortar finamente os bifes grelhados, juntar ao preparado e cozinhar alguns minutos apenas para envolver os sabores. Juntar a massa, envolver 2 minutos e servir.



Para a salada, cortar os tomates cereja em quartos, juntar o queijo em quadradinhos, as azeitonas laminadas e temperar com azeite, sal, vinagre e óregãos a gosto.