10 dezembro 2008

Bolo de Fubá Delicia



Quem me conhece desde pequena sabe que eu tenho uma paixão enorme pelo Brasil, em especial pelo "português cantado" que lá se fala. Adoro! Lembro-me de, em miúda, brincar às telenovelas e passar o tempo a falar brasileiro. Às vezes até dizia que gostava de ter nascido no Brasil só para poder falar a lingua deles. E acreditem que ainda hoje é assim. A minha terapia para fazer uma boa pausa a meio do dia de trabalho, é ler alguns blogues culinários das amiguinhas virtuais da blogosfera. Divirto-me bastante com a forma como escrevem, com as expressões tão características e principalmente com a melodia das frases. E quando dou por mim, fico por momentos sem saber como falar e escrever português correcto..

Por essa razão e outras, e porque a partilha de experiências é uma máxima da minha vida, falei com a Ameixa para participar no Intercâmbio Culinário, o qual já visitava muito antes de ter o Figo Lampo. Daí até ao post de hoje foi tudo um ganho pessoal. Uma experiência, uma amiga, novas receitas e a confirmação de que até na área da gastronomia eu podia ter nascido brasileira. É que este bolo que escolhi não podia ser mais do meu agrado. Ficou bem do jeito que eu gosto (esta frase soou a brasileiro!)!

Agradeço à minha parceira maravilhosa, a Téia, a simpatia, alegria, carinho e as receitas partilhadas. É muito bom quando conhecemos as pessoas para lá dos posts dos blogs. Pena a distância que nos separa.. Estou certa que nos daríamos muito bem, até porque a Téia tem raízes portuguesas. Acho que lhe vou propor um intercâmbio, mas de residência (risos).
A receita que escolhi é um bolinho que faz as minhas delicias. Adoro goiabada e farinha de milho. Aliás, tento sempre usar a farinha de milho em vários cozinhados, doces ou salgados. Costumo fazer um bolo de fubá mas um pouco diferente deste e sem a goiabada. Tive foi um pequeno precalço com o forno que o deixou um pouquinho "moreno" demais. Mas estava delicioso na mesma!

As outras receitas que a Téia me enviou eu guardei para fazer depois, é claro! Não poderia perder a "chance" de passar mais uns momentos bem brasileiros. Ainda que sejam na minha cozinha! (risos)

Aqui fica a receita, retirada do livro "O Doce Brasileiro":



Bolo de Fubá Delícia (20 porções)

Ingredientes: 200g de manteiga, 3 ovos, 1 lata de leite condensado, 1/2 xícara de leite, 1 xícara de farinha de trigo, 2 xícaras de fubá (usei farinha de milho), 1 colher de fermento em pó, 1 xícara de goiabada cortada em pequenos cubos, farinha de trigo para polvilhar a goiabada

(t): Em uma batedeira, junte a manteiga e os ovos e bata até formar um creme fofo. Adicione o leite condensado em fio e continue batendo. Desligue a batedeira, acrescente o leite, a farinha de trigo, o fubá e o fermento. Misture muito bem. unte uma fôrma de furo central com manteiga (23cm de diâmetro) e despeja à massa. Passe os cubos de goiabada pela farinha, retire o excesso e espalhe os cubos sobre a massa, afundando-os levemente com o auxílio de uma faca. Leve para assar em forno médio pré-aquecido,por aproximadamente 30 minutos.


 
O único ingrediente que substituí foi a farinha de fubá por farinha de milho porque no hiper onde costumo fazer compras não havia no momento. A goiabada eu já conhecia. Encontra-se nos grandes supermercados, em latas redondas. Todos os outros ingredientes são habitualmente usados na nossa cozinha por isso este bolinho não tem dificuldade nenhuma.

Antes de finalizar este post não podia deixar de agradecer às meninas que fazem o Intercâmbio Culinário,
Axly, Ameixinha e Nana. Um grande beijinho para todas e uma continuação deste vosso/nosso projecto. Ahhh! Eu quero continuar a participar! : )

19 comentários:

  1. Margarida
    Que bela participação!Parece fazer jus ao nome esse bolinho e a cor tostadinha combina em beleza com o interior amarelinho do milho.
    bj

    ResponderEliminar
  2. Costumo provar um bolinho de fubá numa pastelaria cá da zona que é uma delícia, e sempre quis experimentar. Este parece-me simples, só não sei se consigo encontrar a goiabada por aqui...

    ResponderEliminar
  3. Pára com isso!!! rsrsrs
    Desse jeito vc mata a gente de fome. Que bolo lindo, fofinho, deu vontade de um pedaço.
    Bjs.

    ResponderEliminar
  4. Parceira querida, amei seu bolo. AFFFFFF!!!!Que belezura, fiquei apaixonada. Você é muito talentosa mesmo. Olha, também adorei te conhecer, se não morássemos tão longe, COM CERTEZA iríamos nos conhecer. Mil desculpas pela demora. Estou saindo do trabalho agora e vou fazer a receita. Depois posto e explico o atraso. PARABÉNS!!!! ARRASOU!!!! Bj grande.

    ResponderEliminar
  5. Que lindo bolo!
    Adoro bolo de fubá e recheado com goiabada então... aiai uma perdição!

    Sempre pensei que farinha de milho para Portugal fosse o nosso fubá....

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  6. Fico feliz quando as participantes dizem que gostaram da experiência. Agradecemos muito a tua participação. Farinha de fubá é mesmo a farinha de milho fina. Tem cuidado com os fubás porque há um que diz fubá mas é fubá de mandioca e não tem nada de parecido com o fubá que este bolinho pede :) Ficou tão lindo com os pedacinho de goiabada!
    Se quiseres continuar a participar é só dizer e pedir para nós marcarmos nova data ;)

    ResponderEliminar
  7. Nunca comi fubá, não faço ideia do sabor que possa ter, mas que esse bolo tá com excelente aspecto.. está :)...
    bjinhus

    ResponderEliminar
  8. Margarida,

    Esse bolinho mesmo "moreninho" não me imprtava nada agora de comer uma fatia.

    Também deve confessar que o Brasil também dos meus paises de eleição.

    Bjos

    ResponderEliminar
  9. Margarida, que bonito ficou o bolo! Se pudesse tirava uma fatia :)

    Realmente temos que dar os parabéns às meninas que estão por detrás do projecto do Intercâmbio pois a iniciativa delas foi excelente!

    beijinhos

    ResponderEliminar
  10. Ficou lindissimo e apetitoso :)
    Beijinho

    ResponderEliminar
  11. Postei sua receita parceira querida. Finalmente!!!! Depois me diga se gostou. Bj grande amiga.

    ResponderEliminar
  12. Mas que amarelinho tá esse bolinho, deve ter ficado fantástico!! Parabéns!!

    ResponderEliminar
  13. Ficou muito bonito o teu bolo...beijinho

    ResponderEliminar
  14. Nunca fiz bolo de fubá, apesar de ouvir falar nele nas novelas :) Fica tão amarelinho, deve ser uma delícia. E a experiência do intercâmbio é fantástica, eu quando foi a minha vez gostei tanto que vamos repetir!

    ResponderEliminar
  15. Olá Margarida
    Uma excelente participação. Este teu bolo ficou com um aspecto maravilhoso e com uma cor lindissima. Agora só posso imaginar o sabor.
    Já há algum tempo que não te visitava e estava com saudades das tuas receitinhas.
    Desejo-te um feliz fim de semana.
    Beijocas

    ResponderEliminar
  16. Olá Margarida...

    ..há quanto tempo...

    Tenho andado numa corrida contra o tempo que me tem feito perder todas as deliciosas novidades por aqui...

    Também acho que o sotaque brasileiro é mais melodioso que o português e também adorava fazer as minhas "pequenas telenovelas", mas do que eu tenho mais pena é de não poder trazer um pouco do sol brasileiro até ao inverno frio Portugal!

    Nunca tinha experimentado nenhum bolo com farinha de milho até esta semana, em que na escola tive que preparar um buffet sul-americano.... (era óptimo!)

    O teu deve ter ficado maravilhoso com esses pedacinhos de goiabada!!!
    :)

    ResponderEliminar
  17. Ficou uma verdadeira delícia, há tempos fiz um parecido e adorei, boa semana, bjs.

    ResponderEliminar
  18. Amiga, tens um miminho no meu blog ;)
    Beijocas

    ResponderEliminar
  19. Sou uma desnaturada! Só agora vi que já tinhas feito a tua receita do intercâmbio culinário... que raio de amiga que eu sou :S

    Adorei esse bolo miga! Ainda vou experimentar... mais lá mais prá frente que agora a minha cozinha está a trabalhar para a Missão Natal 2008

    Mil jinhos

    ResponderEliminar

Obrigada pelo seu comentário!
Thank you for your comment!