22 setembro 2008

Mousse de lima-limão

Sempre me lembro de na familia comemorarmos todos juntos as épocas festivas e os aniversários. Era sempre uma mesa enorme cheia de petiscos cuidadosamente preparados pela minha mãe, outras vezes pela minha tia e agora mais por mim. É daí que vem o gosto por cozinha e por casa cheia. De gente, de cheiro, de sabor, de conversas e gargalhadas!.. Ainda hoje é assim. Há sempre pretexto para reunir a familia de novo em volta da mesa. E uns dias antes da data já ando eu de avental às voltas com receitas e tachos.


Em Julho foi o meu aniversário, no sábado foi o do marido e no próximo dia 20 é o 1.º da Mathilde! Esse sim vai ser em grande e os preparativos já começaram.. Depois tenho um mês de descanço e segue-se o Natal. Mas para já, deixo-vos um pouco do que foi o petisco de sábado. Para já apenas em menú porque as receitinhas virão depois!

Salgados: rissóis de carne, pastéis de bacalhau e croquetes; maionese de atum; estupeta de atum; quiche de bacon e alho francês; quiche de bacalhau; camarão; charcutaria e queijos; pão de sanduiche feito na MFP


Doces: tarte de amêndoa; tarte de nata; arroz doce da mãe; flan de requeijão; mousse de lima-limão; tiramisu; bolo de aniversário


Não houve tempo de tirar foto à mesa nem sequer a todas as iguarias mas prometo deixar-vos aqui as fotos possívei com as devidas receitas. Para já deixo-vos com a mousse que fez a delicia de todos e que se prepara num abrir e fechar de olhos.



Mousse de lima-limão




Ingredientes (receita feita a dobrar): 2 lata de leite condensado, 2 pacotes de natas, 1dl de sumo de lima (puro), 1 dl de sumo de limão (puro), cascas de ambos pulverizadas


(B): Colocar no copo da bimby as natas e o leite condensado e bater uns segundos na vel 3. Sem parar adicione aos poucos os sumos pelo bocal e 1 colher de sopa das cascas pulverizadas. Imediatamente ela ganha consistência. Polvilhar com a restante casca pulverizada e guardar no frio até servir.


(T): Coloque num recipiente ou no liquidificador as natas e o leite condensado e bata uns segundos até envolver bem. Continue a bater e vá deitando aos poucos os sumos e 1 colher de sopa das cascas pulverizadas. Imediatamente ela ganha consistência. Polvilhar com a casca pulverizada e guardar no frio até servir.


Esta receita foi ligeiramente adaptada da colocada no Fórum Bimby pela silimarina. A dica da casca veio do sitio do sol!

8 comentários:

  1. Esta mousse deve ser óptima e sempre é diferente do habitual, é uma óptima ideia!! Que aspecto delicioso!! :P

    ResponderEliminar
  2. Adoro tudo o que leve limão... e esta mousse deve ser uma maravilha.
    Bjos

    ResponderEliminar
  3. Eu sei que esta mouse é uma delícia e como tu dizes faz-se muito ráppido assim como desapareçe muito rapidíssimo.
    A dica da casca é uma óptima ideia a utilizar apar a próxima.

    Cá agurado mais iguarias elabordas por umas mãos de fada!!

    Pi@forumbimby

    ResponderEliminar
  4. Essa colher pode vir para mim??? Vá lá... por favor... gosto tanto de limão!

    ResponderEliminar
  5. Essa da lima gostei mesmo!
    É muito boa essa mousse!

    ****

    ResponderEliminar
  6. Eu gosto muitos dos citrinos! A mousse tem um aspecto excelente :)

    ResponderEliminar
  7. ficou linda...mas não é muito ácida ? beijinhos

    ResponderEliminar
  8. Isabel, é optima mesmo! E muito fresquinha!! bj

    Isa, tu tens mesmo que a experimentar! bj

    Pi, não sobrou colher para contar história!! bj

    Luisa, experimenta! Esta já não há! bj

    Psychic, obrigada pela dica da casca! bj

    Ameixa, era excelente.. :D bj

    samma, eu que me arrepio com qualquer gota de limáo, devo dizer-te que comi duas taças! É bem docinha! bj

    ResponderEliminar

Obrigada pelo seu comentário!
Thank you for your comment!