04 agosto 2008

Avelã Rum Canela Chocolate Café

Na sexta-feira, depois de ter visto o bolo de maçã e nozes com creme de caramelo da samma, cheguei a casa com uma vontade terrível de comer uma fatia daquele bolo. Claro que pelo caminho fui logo a pensar em retirar a forma e os ingredientes do armário, se tinha ovos suficientes, etc etc. Não pensei nas nozes nem nas maçãs porque normalmente tenho sempre. Mas, quando o desejo é grande há sempre alguma contrariedade, e nozes e maçã era coisa que não não havia em casa.. "Não pode ser!", pensei.. "E agora? Não vou ficar a babar pelo bolo da samma".. A vontade era mais que muita mas o calor era tão abrasador que me decidi ficar por casa e fazer um bolo com o que tinha à mão.

Em cima da bancada já estavam 5 ovos, 150gr açúcar, 180gr farinha, 1 colher chá fermento em pó, 2 colheres sopa de leite, 100gr margarina, 150gr avelãs e 1 colher chá de canela. Mas ainda precisava de mais um sabor diferente. Lembrei-me de um rum anejo que trouxe de Cuba - 1 chávena de café mal cheia. Ok, agora sim.

(B): Comecei por bater as claras em castelo encaixando a borboleta nas lâminas e programando 5 min, vel 3. Reservei. Lavei e sequei o copo e de seguida piquei as avelãs grosseiramente com uns toques de turbo e reservei. Deitei no copo o açúcar com a margarina e bati durante 5 min, 37º, vel 3. Encaixei depois a borboleta, juntei as gemas, o leite e o rum e programei 5 min, vel 3. Adicionei depois a farinha com o fermento e as avelãs e envolvi 20 segundos na vel 2. Deitei este preparado num recipiente e com a ajuda de uma colher de pau envolvi-lhe delicadamente as claras. Levei ao forno pré-aquecido, numa forma de buraco, durante cerca de 30min a 180º.

(T): Bater as claras em castelo firme e reservar. Picar as avelãs grosseiramente na 1,2,3 ou equivalente e reservar. Derreter a margarina e bater com o açúcar até obetr um creme esbranquiçado e fofo. Juntar as gemas, o leite e o rum e bater mais uns minutos de forma a ficar tudo bem ligado. Com a ajuda de uma colher de pau envolver a farinha já com o fermento e as avelãs. Por fim envolver delicadamente as claras em castelo. Levar a forno pré-aquecido, numa forma de buraco, durante cerca de 30min a 180º.

Ainda meio morno, comi logo uma fatia, tal não era o apetite.. Estava delicioso. Mas claro, como o meu paladar tinha imaginado o sabor do bolo da samma com a cobertura de caramelo, achou logo que lhe faltava qualquer coisa. O que fica bem aqui? Humm.. Uma ganache de chocolate? Fica muito doce.. "E se lhe juntar um café expresso?", pensei. Fiz o teste e ficou mais que aprovado! Provem vocês!

Ganache de chocolate e café

Ingredientes (para cobrir um bolo): 1 pacote de natas, 1 embalagem de pepitas de chocolate culinário Nestlé (180gr), 1 café expresso tirado na hora, chávena cheia
(B): Colocar o pacote de natas no copo e programar 2 min, temp 70º, vel 3. Juntar pelo bocal as pepitas e um minutos depois envolver durante 2 min, temp 37º, vel 3. 30seg antes de terminar o tempo juntar o café pelo bocal.

(T): Levar as natas a lume fraco durante 2/3 minutos. Juntar as pepitas de chocolate e ir mexendo até derreter completamente o chocolate e obter uma mistura homogénea. Apagar o lume e juntar o café expresso. Envolver bem.

No final foi só regar o bolo e, claro está, comê-lo!


10 comentários:

  1. Margarida muito obrigada pels visita lá no Sopa. Agora esse bolo cheio de aromas, especiarias está um luxo...
    Bjs.

    ResponderEliminar
  2. Estas tuas invenções resultam sempre bem!
    O aspecto está de fazer desejos... pena que ainda não se sinta o cheiro através da net!!!

    ResponderEliminar
  3. Margarida que invenção maravilhosa e que bolo tão bonito...eu tb comia já uma fatia ou....duas...
    Um grande beijo e obrigada

    ResponderEliminar
  4. A criatividade falou mais alto e o resultado não poderia ser melhor. Adoro bolos com um cafezinho.
    Bjs!

    ResponderEliminar
  5. Nhami! Eu sei que estava bom... bela fatia me calhou:) hihi é sempre bom fazer uma pausa para ir imaginando estas tantas receitas confeccionadas. Todavia, fazer uma pausa para as provar é melhor ainda!

    Gostei da ideia da avelã:) Parabéns e obrigada pela fatia!

    ResponderEliminar
  6. Margarida não sou grande apreciadora de bolos "secos" mas esta tua invenção com este molho por cima...marchava que "nem um figo"
    Adorei
    Continua...estás de parabens.
    BJS
    Abelha Maia

    ResponderEliminar
  7. Gostei muito deste blog!!!
    Confesso que nunca tinha passado por cá com muito tempo, mas já andei a visitar a dispensa e gostei!!! Vou aparecer mais vezes!!!
    Quanto à tarte... Experimenta meeeeeeesmo. Este bolo tem cá um aspecto...
    Beijinho

    ResponderEliminar
  8. Obrigada a todas! Imaginação é coisa que não falta por aqui e os vossos comentários contribuem em grande para isso!
    Bjs a todas

    ResponderEliminar

Obrigada pelo seu comentário!
Thank you for your comment!