04 agosto 2008

"Cheira a queijo na cozinha.. O que estás a inventar agora?"

Pois.. esta pergunta é tipica do marido quando chega perto da hora de jantar e entra na cozinha. Vem logo espreitar os tachos ou a Bimby e tentar desvendar o que por ali arquitecto mas raramente acerta porque eu nunca faço um prato igual. Verdade! Posso fazer várias vezes o mesmo prato mas nunca da mesma forma nem com os mesmos temperos.. Há sempre qualquer coisa diferente. Acho que desta forma um dia vou encontrar a fórmula mágica para cada um deles.. ou talvez não porque "cada um sai sempre melhor que o outro", diz o marido no final da refeição. "E agora diz-me lá o que comi?", pergunta ele.

Cannelloni de requeijão, rúcola e presunto

Ingredientes (para 8 cannellonis): 120gr de presunto, 30gr de rúcola selvagem, 1 requeijão de seia (ou equivalente), 1 pacote de molho béchamel, 1dl de leite, 1 colher de sopa de azeite, queijo emental ralado para gratinados, sal e pimenta q.b.

(B): Colocar a rúcola e o presunto no copo da Bimby e picar 20seg, vel 5. Descer com uma espátula o que ficou nas paredes do copo. Juntar o azeite e o requeijão e envolver 15 seg, vel 3. Juntar 3 colheres de sopa de molho béchamel, temperar com pimenta e um pouco de sal, caso o presunto não seja muito salgado. Envolver mais 1min, vel 2.

(T): Colocar a rúcola e o presunto na trituradora (a tradicional 1,2,3). Juntar o azeite e o requeijão e envolver pressionando mais 2 vezes. Retirar para um recipiente, juntar 3 colheres de sopa de molho béchamel, temperar com pimenta e um pouco de sal, caso o presunto não seja muito salgado e envolver bem com uma colher.

Rechear os cannellonis com este preparado, dispô-los numa travessa, regá-los com o béchamel previamente misturado com o leite e polvilhar com o queijo. Levar a forno a 180º, pré-aquecido, durante 20/30minutos até o queijo ficar dourado e ligeiramente tostado.
Pode acompanhar com uma salada de alface e rúcola, temperada com molho balsâmico e orégãos secos.

5 comentários:

  1. Com rúcula e presunto devem ficar muito bons... O aspecto é óptimo!

    beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Esses canelones devem ser uma coisa de outro mundo... que maravilha!!

    ****

    ResponderEliminar
  3. Estas cannellonis estão mesmo ao meu gosto... estás a deixar-me com vontade de te imitar!
    Que tentação!

    ResponderEliminar
  4. Margarida:
    Ao ver esta tua receita fiquei com uns desejos que nem imaginas...
    Tive de a experimentar!!!
    É uma delícia, mais uma vez parabéns!
    Olha só o meu jantar de ontem:

    http://luisaalexandramarques.blogspot.com/2008/08/cannellonis-de-requeijo-rcula-e-nozes.html

    ResponderEliminar
  5. Realmente esta simples receita tem um sabor fantástico!

    Luisa, ainda bem que gostaste!

    Bjs a todas

    ResponderEliminar

Obrigada pelo seu comentário!
Thank you for your comment!