26 agosto 2008

Arroz de tamboril com amêijoas e camarão



No dia 20 de Agosto comemorámos os 10 meses da princesa junto da familia em Nova Iorque. Como certamente a madrinha não estará cá no seu primeiro aniversário, fizemos uma pequena festinha lá em casa com primos e amigos.
A tarde de cozinha foi minha e como eram muitas pessoas resolvi fazer um arroz de tamboril bem guarnecido. O resultado foi um panelão enorme (que dava quase para um regimento) bastante apreciado por todos. E nesse dia as saudades de casa bateram forte...


Ingredientes: 1 tamboril com cerca de 1kg,
1 kg de amêijoas, 20 camarões médios, 2 chávenas e meia de arroz vaporizado, 2 tomates grandes bem maduros, meio pimento verde, 1 cebola média, 3 dentes de alho, 1 folha de louro, 1 copo de vinho branco, um molho de coentros, azeite, sal e pimenta q.b.


(T): Limpe o tamboril, tirando-lhe a pele e as espinhas. Corte-o em cubos com cerca de 3/4cm e reserve. Coza o camarão e amêijoa e reserve as águas. Descasque-o e retire o miolo das amêijoas. Pique finamente a cebola e o alho e coloque a alourar numa panela com o fundo coberto de azeite. Junte o tomate pelado, sem sementes e cortado em cubinhos, o pimento em tiras finas e pequenas (cerca de 3cm) e o louro. Refogue durante alguns minutos e refresque com o vinho branco. Deixe cozinhar uns minutos mais. Junte os quadrados de tamboril, um copo da água da cozedura do camarão, sal e pimenta a gosto e cozinhe por 10/15 minutos.

Junte o arroz, o camarão descascado e o miolo das amêijoas e 8 a 10 chávenas das águas da cozedura das amêijoas e do camarão (metade de cada) a ferver. Envolva todos os ingredientes com uma colher de pau, tape a panela e deixe cozinhar durante 20min +/-. Retifique os temperos, junte os coentros picados, envolva e deixe cozinhar por mais 10/15 min. Apague o lume e deixe o arroz terminar de abrir com a panela tapada. Sirva de imediato.

7 comentários:

  1. Ai que eu adoro esse arroz, que belo repasto!! Já comia uma garfada! hehe Beijoca

    ResponderEliminar
  2. Está divinalllll...cozinheira de mão cheia menina algarvia.
    Realmente o pessoal ficou a desejar a tua volta rapidinho.
    Bjs
    Abelha Maia

    ResponderEliminar
  3. Que refeição tão tradicionalmente algarvia!
    Ficou fantástica!!!

    ResponderEliminar
  4. Deves ter feito as delicias da familia, com uns sabores tão nossos...ficou lindo...beijinhos, a e tua piquinina tá quase...1 ano...passa a correr

    ResponderEliminar
  5. Que rico esse arroz!! Adorei!

    ResponderEliminar
  6. ai Jesus!!! que arroz fantástico.
    ainda vou a tempo de encomendar uma dose para o almoço?
    pensando bem é melhor duas doses que eu estou cheia de fome!!!

    ResponderEliminar
  7. Meninas, obrigada a todas! Este arroz cai sempre bem, em que parte do mundo for!
    Bjss

    ResponderEliminar

Obrigada pelo seu comentário!
Thank you for your comment!