02 agosto 2008

Amêijoas na caçarola

Bem que o título podia ser amêijoas na cataplana, à boa maneira algarvia. Mas, como quem não tem cão caça com gato, usei uma caçarola. E perguntam vocês como é que uma algarvia de gema que ainda por cima gosta de cozinhar não tem uma cataplana? Eu explico, ofereci a minha a uma amiga de longe e ainda não fui comprar outra.. Mas garanto-vos que ficou excelente!

Desde que comecei a colocar as receitas no blog tenho-me deparado com o problema das quantidades dos ingredientes.. É que faço tudo tão a olho que depois é um drama ter que me lembrar das gramas, decilitros e afins! A cabeça aos inta também já não é o que era... mas aqui fica:

Ingredientes (para 3 pessoas): 2 colheres de sopa de chouriço + 2 colheres de sopa de bacon bem picadinhos 1 lombinho de porco 12 camarões 500gr de amêijoas frescas 1 colher sopa polpa de tomate 1 cebola média 1 colher chá de massa de pimentão 1 folha grande de louro 1 chávena de café de vinho branco + 1 de brandy sal, pimenta, azeite e coentros frescos q.b.

(T): Cortar o lombinho em pequenos cubos e temperar, com pelo menos meia hora de antecedência, com a massa de pimentão, sal e pimenta.
Fundear de azeite uma caçarola, dispor a cebola cortada em meias luas finas e deixar alourar um pouco. Juntar o bacon e o chouriço e deixar cozinhar uns 2/3 minutos. Juntar a polpa de tomate, o louro e a carne. Cozinhar durante cerca de 10 minutos com a caçarola tapada. Refrescar com o vinho, mexer bem e tapar de novo e deixar por mais 5 minutos. Rectificar os temperos caso necessário e juntar as amêijoas e os camarões, regar com o brandy e cozinhar durante 12/15 minutos até as amêijoas abrirem e os camarões ficarem cozidos. Ir envolvendo bem de vez em quando para a cozedura ser uniforme. Na hora de servir polvilhar com coentros frescos picados grosseiramente.

4 comentários:

  1. Na caçarola ou na cataplana, este prato está um desafio total...
    Completamente perfeito para mim...
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  2. Olá Margarida

    Vim retribuir a tua simpática visita ao meu blog e desde já dar-te os parabéns, porque se querias que estivesse bem organizado, está isso e não só, cheio de receitas estupendas (algumas já tinha visto no ForumB), visualmente muito apelativo e tudo bem arrumadinho ;) Ainda por cima deparo-me logo com este prato, qte já conhecia mas nunca fiz, está com tão bom aspecto!!!

    ResponderEliminar
  3. Obrigada anna! Bj

    Cristina, eu sou visita habitual no teu blog mas só deixei um comentário. ; ) Obrigada pelas tuas palavras! Tb gosto muito do ovo estrelado! Bjs

    ResponderEliminar
  4. Olha Margarida, esse prato com camarões parece ser bem apetitoso..

    ResponderEliminar

Obrigada pelo seu comentário!
Thank you for your comment!