20 julho 2008

Choquinho fritos


Sábado de manhã costuma ser dia de ir ao mercado. Fruta e legumes acabados de apanhar pelos pequenos agricultores e peixinho fresco vindo da lota. Eu praticamente frui criada "em cima da bancada" no mercado, com a minha avó paterna. Como me lembro de a ajudar a colocar os pesos de ferro no prato da balança.. e de comer à dentada a fruta que a vizinha do lado me dava e que a minha avó esfregava no avental para tirar algum pó. Isso eram bons tempos!
 
Sempre que posso vou e contento-me só de ver aquele festival de cores e cheiros. Nesta altura então, até dá gosto olhar para as bancadas e ver o arco-íris de cores desenhado pela fruta da época! É verdade que fruta e legumes poucos são os que compro porque temos produção familiar mas peixinho, esse é sempre benvindo! O Luis dá logo a sugestão e às vezes, consoante a nossa escolha, diz-nos logo: esse não! (é do aquário! Lolll)

Hoje comprei carapaus para alimar, bife de atum, choquinhos pequeninos com tinta e lingueirão. Para o almoço fiz os chocos como há muito tempo não comia, à boa maneira algarvia!
 
Ingredientes (para 2/3 pessoas): 700gr de choquinhos (como os da foto), 7 dentes de alho, 1 folha grande de louro, sal, azeite e coentros frescos q.b.
 
(T): Lavar bem os choquinhos em água corrente mas delicadamente para não os esborrachar e não rebentar o saquinho de tinta. Deixá-los a escorrer durante cerca de meia hora. Cobrir o fundo de uma frigideira com azeite, colocar os dentes de alhos esmurrados e a folha de louro e levar a lume brando. Quando começar a fritar, junte os chocos e o sal (pouco porque os chocos já são salgados), tape e deixe cozinhar. Como os chocos vão libertar alguma água, vá destapando de vez em quando e mexa um pouco. Vá repetindo esta operação até a água desaparecer e ficar apenas o azeite. Salpique com coentros frescos acabados de picar e acompanhe com umas batatinhas às rodelas cozidas com uns pauzinhos de óregãos e alho.

Bom apetite!

8 comentários:

  1. Obrigada pela viagem ao mercado!
    Esta é a minha maneira preferida de comer chocos...
    Beijos.

    ResponderEliminar
  2. Eu gosto imenso de chocos, mas faço sempre grelhados e peço para os limparem e retirarem a tinta...
    Tenho de experimentar desta maneira como tu fizeste, ficaram com óptimo aspecto!

    ResponderEliminar
  3. anna, é também a minha!
    Bjs

    Luisa,
    experimenta que não te vais arrepender. Mas usa aqueles comprados no mercado fresquinhos e deixa-lhes a tinta porque como são quase minusculos a quantidade de tinta é insignificante e dá-lhes um gostinho muito bom! O mais dificil mesmo é encontrá-los.
    Bjss

    ResponderEliminar
  4. Adoro chocos com tinta,grelhados ou fritos tanto faz............

    ResponderEliminar
  5. o meu marido é doido por choquinhos fritos, é capaz de comer uma travessa inteira sózinho.
    os teus ficaram com um aspecto delicioso.

    ResponderEliminar
  6. Também adoro choquinhos, esta receita deve ser óptima!! Tenho de experimentar um dia!!
    Gostei muito deste teu cantinho!! Beijocas!!

    ResponderEliminar
  7. Foi dessa maneira que a minha sogra me ensinou a fazer chocos (ou lulas pequenas) e ficam optimos. Então e "ditos cujos" de chocos?... muito saborosos !!!
    Barbara

    ResponderEliminar
  8. Isabel, é optima muito rápida e simples! Experimenta! Bj

    Barbara, os ditos do bicho fritinhos são um petisco divinal!! : )

    ResponderEliminar

Obrigada pelo seu comentário!
Thank you for your comment!