22 agosto 2015

Cheesecake de lima e framboesa

Nestes dias tenho conseguido, finalmente, acertar os ponteiros do meu relógio interior.

Tem sido um ano desgastante. Um ano que está já a mais de meio quase sem eu me dar conta disso. Mas Agosto é, para mim, obrigatoriedade
 de pausa e é neste mês que faço uma espécie de retiro celibatário por uns dias.
Não sem antes arrumar as pendências dos últimos meses, limpar cantos e recantos da casa e preparar o ano escolar que em breve se inicia.

Nestes quinze dias de Agosto em que me destituo quase por completo do papel de mãe (admito que ainda não me consigo desligar a 100%) procuro apenas o que me faz sentir bem, o que me traz serenidade e o que me permite recalibrar a minha balança interior. E, sobretudo, o que me traz, por dias, uma sensação de liberdade plena, sem o ritmo mecanizado do dia-a-dia a três, nem ponteiros que ditam rotinas.

E assim me mantenho por estes dias, sem plano algum de férias xpto, a conjugar na perfeição o verbo praiar, de livro na mão, chinelo no pé e sal até à ponta dos cabelos. A saborear o pôr-do-sol no final de mais um dia junto ao mar.

Até já!    

 photo 90578fd4-def4-4b22-8495-a2e887faa571_zpswl71yx72.jpg

Cheesecake de lima e framboesa


Ingredientes para 6 a 8 copos 

»para a base: 
150g de cookies de chocolate
70g de manteiga sem sal fria


»para o creme de queijo:
1 embalagem de quejio Philadelphia

125g de queijo mascarpone
2 iogurtes gregos açúcarados
sumo e raspa de uma lima pequena

»para o curd de framboesa:

125g de framboesas 
1 ovo pequeno
70g de açúcar
2 colheres de sopa de natas
70g de manteiga sem sal
1 colher de sopa de amido de milho (Maizena)

»para o curd de lima-limão (ligeiramente adaptado desta receita da Rita):
1 lima
1 limão grande (raspa e sumo)

2 ovos
170 de açúcar
70 gr de manteiga (fria cortada em cubos)




{bimby_thermomix}


Prepare a base.
Coloque as bolachas no copo e triture 5 seg/vel 9.
Junte a manteiga e misture 10seg/vel9.
Reserve.

Prepare o creme de queijo.
Misture bem todos os ingredientes 15seg/vel 4.
Reserve no frigorífico.


Prepare o curd de framboesa.
Coloque no copo todos ingredientes e misture 20 seg/vel 4. Programe 7min/90º/Vel 4. 
Retire e coe o curd por um passador para remover as sementes das framboesas (pode omitir este passo). 
Reserve no frigorífico.

Prepare o curd de lima-limão.
Coloque no copo os ovos, o açúcar, o sumo e a raspa do limão e o sumo da lima e programe 8 min/80º/vel 4.
Junte a manteiga e misture 15seg/vel 4.
Reserve no frigorífico.


Montagem:
Distribua o preparado da bolacha pelos copos. Coloque por cima o creme de queijo. Deite por cima um pouco do curd de framboesa e termine com uma colher de sobremesa do curd de lima-limão. Sirva de imediato.


 photo a7972890-3c8d-4db4-a4c9-c0e1c9f2bdff_zpshqisleyr.jpg

 photo d12f00e1-030e-4ada-8c18-ac307ce305f1_zpsgubv6rgi.jpg


Nota:
Recipientes de vidro à venda nas lojas DeBORLA.

5 comentários:

Obrigada pelo seu comentário!
Thank you for your comment!