11 fevereiro 2015

Salada morna de quinoa e cogumelos

Não gosto de frio. Aliás, detesto! Tem um efeito em mim que me incomoda e me desafia ao mesmo tempo. É uma luta diária com as camadas de roupa que se vão sobrepondo sem qualquer efeito, é o incómodo de andar "enchouriçada", do veste e despe casaco.. Que neura!
Juntam-se os pés e mãos constantemente gelados e é o caos.

Nestes dias procuro algum conforto em pratos bem mais quentes. Sirvo-os e seguro-os nas duas mãos por momentos tentando absorver todo aquele calor. Canecas quentes de chá e café aninham-se nas minhas mãos várias vezes durante o dia. Procuro abrigo nas sopas e nos assados. Nas sobremesas quentes. E até as saladas se tornam mornas. 

 photo 10d6d0c6-ed9d-4298-8e6a-b57146c617cc_zps45db6mxa.jpg


Salada morna de quinoa e cogumelos

Ingredientes para 2 pax

1 chávena de quinoa
2 chávenas de caldo de legumes
400g de cogumelos portobello pequenos
3 colheres de sopa de azeite
2 dentes de alho finamente picados
sumo de limão q.b.
3 ou hastes de tomilho fresco
pimenta preta q.b.
lascas de queijo Manchego para servir

{tradicional}

Leve ao lume o caldo de legumes com 1 colher de sopa de azeite. Quando ferver junte a quinoa e deixe cozinhar até absorver todo o liquido (cerca de 10 minutos). Reserve.
Num wok leve ao lume o restante azeite e o alho. Deixe alourar e junte os cogumelos laminados. Tempere com o sumo de limão e a pimenta moída na hora. Junte as folhas do tomilho e salteie.
Adicione a quinoa e envolva tudo.
Sirva de imediato com lascas de queijo Manchego.


 photo 496c451f-074e-4815-a071-b517b98c0976_zpsjqi4wivh.jpg


 photo b402fa3b-abb9-499c-9a71-fe45a343efbb_zpsacdtwfiy.jpg

4 comentários:

  1. Também confesso que já estou cansada deste frio e o pior deste tempo é que é ainda mais difícil de manter uma dieta porque só me apetece fazer bolinhos para o lanche quando estou em casa. É um problema. E em relação às saladas eu que gosto tanto, com este frio nunca me apetece, mas esta salada morna é uma excelente sugestão :) eu gosto muito de quinoa e já não como há algum tempo, vou ter que fazer ainda esta semana!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Que bom aspecto! E parece-me uma boa introdução à quinoa (que ando para experimentar há que tempos!)

    ResponderEliminar
  3. algo que agora está bastante na "moda" a quinoa e ai está uma boa sugestão, muito bom aspeto.


    www.ocantinhodosgulosos.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  4. É fantástico, o aspeto. A mim já me conseguiu seduzir. :)

    ResponderEliminar

Obrigada pelo seu comentário!
Thank you for your comment!