20 fevereiro 2015

Granola de aveia, alfarroba e frutos secos

A minha paixão pela cozinha trouxe-me o blogue e com ele surgiram mais duas paixões, pela food photography e pelos food props (ou, tudo-o-que-não-faz-falta-em-casa-mas-que-pode-acrescentar-valor-ao-trabalho-de-food-blogger/food photographer). E aqui entra tudo. Desde talheres, pratos, copos (tudo quase resumido a doses individuais), a um vasto e diversificado número de artigos que possam criar/complementar um bom cenário.
 
Faz realmente parte deste trabalho e dá de facto um jeito imenso ter à mão um manancial de peças prontas a entrar em determinado cenário que aquele prato nos sugere. 

E se é de receitas, de estórias e de fotografias que se alimenta um blogue, então que todo esse trabalho seja cuidado e esmerado e que espelhe a alma destes espaços.

É neste contexto que surge a mais recente parceria do figo lampo. As lojas DeBORLA são um aliado perfeito no que diz respeito a artigos de cozinha. Difícil mesmo é escolher e não ceder à tentação de trazer uma peça de cada uma das diversas linhas que apresentam. A relação qualidade/preço é excelente e
encontram-se sempre as melhores ideias em decoração, têxtil-lar, cozinha e muito mais. Se ainda não conhecem as lojas DeBORLA procurem aqui a mais próxima e vão até lá. Garanto que vão querer voltar.

E para assinalar o início desta parceria aqui fica uma granola super crocante e aromática. Viciante!

 photo 9068ef2e-0564-454b-89b3-9fa3956234ea_zpsomrybhhi.jpg


Granola de aveia, alfarroba e frutos secos

Ingredientes

3 chávenas de aveia sem glúten
1 chávena de amêndoas com pele
1 chávena de castanha do maranhão

3 colheres de sopa de azeite
1/2 chávena de mel
1 colher de café de extrato de baunilha
1 colher de chá de canela em pó

1 colher de sopa mal cheia de farinha de alfarroba
2 colheres de sopa de coco desidratado
1/2 colher de café de sal


{tradicional}
 
Ligue o forno a 150º.
Leve o mel ao microondas durantes uns segundos. Junte o azeite e a baunilha e envolva bem.
Num robot de cozinha triture finamente metade da amêndoa (na Bimby 10seg/vel9). Reserve. Pique grosseiramente a castanha e a restante amêndoa (na Bimby 5 seg/vel 5).
Numa taça grande junte a aveia, os frutos secos, a canela, a farinha de alfarroba e o sal.
Deite sobre este preparado a mistura do mel e envolva tudo muito bem. Junte o coco e misture.
Forre um tabuleiro de forno com papel vegetal e espalhe a mistura por cima. Leve ao forno durante 15min. A meio do tempo mexa com uma colher para dourar de forma uniforme.

Guarde num recipiente hermético. 

 photo 78c1df99-feaf-458a-941b-a4a6e9c31db9_zpsr1dvlkpk.jpg


 photo cefe912a-5381-4a0b-bafa-ce1b6b88df6f_zpsbp6mt77v.jpg


Nota:
Recipiente hermético, ardósia e taça das lojas DeBORLA.

17 comentários:

  1. agora está tão na moda, bom aspeto da granola, e parabéns pela parceria.


    www.ocantinhodosgulosos.blogspot.com

    ResponderEliminar
  2. Adoro mas faço mais vezes no verão e até os homens comem.
    Esta ficou bem ao meu gosto
    Bom fim de semana
    bj

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. São, aqui em casa até o meu pequenino de 3 anos gosta. :) beijinho

      Eliminar
  3. Devo ser das poucoas pessoas que nunca fiz granola, apesar de já ter provado e gostado. E ultimamente tenho visto com cada sugestão mais deliciosa.... Esta é mais uma, e logo com a farinha de alfarroba que eu tanto adoro. Irresistível. ;)
    Beijinho.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Célio experimenta fazer, torna-se um vicio. Dos bons! :)
      beijinho

      Eliminar
  4. Olá, parabéms pela parceria!
    Granola é um hábito cá por casa, adoramos! A tua sugestão ficou óptima!
    Bjinhos e bom fim-de-semana

    ResponderEliminar
  5. Granola com iogurte é a minha onda, gosto dos ingredientes todos. Desde que não tenha uvas passas, tá bom para mim :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ameixinha uvas passas também dispenso. ;)
      beijinho

      Eliminar
    2. K bela receita e k belas fotografias! Já agora, tenho uma dúvida: qual é a diferença entre granola e crumble? Parabéns pelo blogue, sou seguidora!

      Eliminar
  6. A minha acabou ontem e tenho que fazer mais uma leva hoje. Acho que vou experimentar juntar alfarroba, que boa ideia! :)
    Bj*

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Susana o sabor quente da alfarroba fica tão bom!!! :)
      beijinho

      Eliminar
  7. O que eu gosto de granola :) e de alfarroba!
    Parece-me tão boa ideia, vou ter de experimentart esses sabores.
    Um beijinho.

    ResponderEliminar
  8. Adoro granola caseira.

    ______________________
    Ana Teles | blog: Telita na Cozinha

    feedly - bloglovin' - Facebook


    ResponderEliminar
  9. Comigo aconteceu o contrário: a paixão que tenho por food photography e food props levou a que eu decidisse iniciar um blog culinário!!! Adoro as DeBorla, há sempre coisas giras por lá!!
    http://bloglairdutemps.blogspot.pt

    ResponderEliminar

Obrigada pelo seu comentário!
Thank you for your comment!