30 outubro 2014

Cheesecake de abóbora

Eu não planeio. Deixo acontecer. Talvez por isso a vida me surpreenda tanto. Sim, acredito no destino. É (também) nele que deposito a confiança dos dias melhores, amanhã, depois, sempre. Ajuda-me esta espécie de mantra tão meu, "ama a vida que ela amar-te-à de volta". Ajuda-me esta minha boa energia interior que me faz andar sempre de brilho no olhar e sorriso nos lábios.

E se há um dia mais cinzento, inverto-lhe as cores, o estado de espírito. Encho o peito de ar, respiro fundo e recomeço. Com a mesma garra de todos os dias. E desafio-me a mim própria a tornar aquele dia melhor que, pelo menos, o dia anterior. Com o orgulho e a força que (tão bem) me caracterizam. Porque ninguém vive por mim. Ninguém sente por mim. Cabeça erguida, sorriso e peito aberto para dias felizes.

Esse é o (meu) caminho. A felicidade, conforto dos meus dias!
Tão simples quanto este cheesecake de abóbora. Pequenas coisas para dias (ainda mais) felizes!

 photo START1_zps32730d37.png

Cheesecake de abóbora
baseado na receita de cheesecake no forno com leite condensado e amêndoa da revista Momentos de Partilha, Out 2014

Ingredientes

Abóbora assada
300 g de abóbora fatiada sem casca
2 colheres de sopa de água
1 colher de sopa de açúcar mascavado
1 colher de chá de canela em pó
1/2 colher de café de gengibre em pó
1/3 colher de café de noz moscada
1/3 colher de café de cravinho
1/3 colher de café de pimenta da Jamaica

Base
150 g de amêndoa sem pele torrada
300 g de bolachas de água e sal sem glúten
175 g de manteiga sem sal
1 colher de café de canela

Recheio

300 g de puré de abóbora assada
250 g de queijo ricota
100 g de queijo creme
1 lata de leite condensado
3 ovos


{bimby_thermomix}


Deite a água num recipiente de forno e coloque dentro a abóbora.
Misture o açúcar com as especiarias e polvilhe toda a abóbora.
Leve ao forno a 180º durante cerca de 45 minutos. A abóbora deve ficar macia.
Retire e reduza a puré (1 min/vel 6). Reserve.

Prepare a base. Coloque no copo da Bimby a amêndoa e as bolachas e triture 6 seg/vel 7. Adicione a manteiga em pedaços e misture 15 seg/vel 4. 
Forre o fundo e a lateral de uma forma de fundo amovível (25 cm aproximadamente). Leve ao forno a 180º durante cerca de 10 minutos.

Sem lavar o copo coloque dentro o queijo ricota, o queijo creme, os ovos e o leite condensado. Bata 15 seg/vel 4.
Junte o puré de abóbora e bata 10 seg/vel 4.
Deite sobre a massa e leve ao forno a 150º durante cerca de 40 minutos.


 photo 5106da48-3496-4c85-ae3e-5eb920aef664_zps180188b3.jpg

*Dica:
Sirva este cheesecake como sobremesa de Halloween decorado com elementos alusivos à ocasião. 

5 comentários:

  1. Uau. Deve ser tão bom.

    _________________
    Ana Teles | Telita
    blog: Telita na Cozinha

    feedly - bloglovin' - Facebook


    ResponderEliminar
  2. Adoro cheesecake , de abobora nunca fiz.
    Gostei da base com amêndoa e canela e recheio parece-me bem delicioso
    Gostei muito
    bjs

    ResponderEliminar
  3. Que bonito que ficou...
    E sim, será sempre melhor dedicarmo-nos à vida com garra e determinação. E pintá-la de tons mais bonitos ;)
    Babette

    ResponderEliminar
  4. O futuro é tão mais emocionante :) Aguardar para ver e ter certeza disso! É um cheesecake que gostava de provar. Bjs

    ResponderEliminar

Obrigada pelo seu comentário!
Thank you for your comment!