06 julho 2013

Arroz de tamboril com poejo

2012 foi um ano de grandes mudanças, de grandes emoções.

Há um ano e meio atrás, por razões que condenei na altura e aceitei (obrigada e) profundamente amargurada, fui empurrada para casa. Há um ano e meio atrás vi-me sem emprego, senti-me enganada por tudo e todos, injustiçada pela crise, castigada pelo destino.  Revoltei-me? Sim, muito! Sofri? Sim, demais!

Daí para cá muitas coisas mudaram na minha vida. Eu própria fui obrigada (mais uma vez) a mudar. Uns meses depois outra mudança, uma nova cidade, escolas novas, rotinas alteradas. Ela tinha, na altura, 5 e ele 1. E foi um dia ao vê-los a brincar que pensei "se a vida me deu limões eu vou fazer uma limonada! E bem doce!".
 
Dediquei-me a eles quase a cem por cento. As mudanças não são (de todo!)fáceis e talvez a vida me estivesse a dar a oportunidade de os acompanhar de muito perto nesta nova fase. De entre as coisas que me davam mais prazer fazer optei por dar primazia a uma e explorá-la. Outras ficaram meio adormecidas, como o blogue, a escrita, a fotografia, a leitura. 
Confesso-vos que sinto este distanciamento, que sinto falta de me encontrar na minha escrita. Mas sei que tudo tem o seu tempo.

Hoje, passado um ano e meio, sinto-me grata por tudo que o (ingrato) destino me trouxe, especialmente por me ter permitido viver tão intensamente o crescimento dos meus filhos. Hoje, e quase a fazer um ano desde a mudança de cidade, sinto-os felizes, crescidos, donos de uma certa independência que aos olhos de uma mãe pode "amedrontar" mas que a mim me deixa de coração cheio, por eles, por nós.
 
2013 não está a ser um ano diferente e está a dar-me muita luta. Avizinha-se um verão aguerrido que vai exigir muito de mim.

Este blogue completa 5 anos este mês e como me sinto grata por tudo o que ele me tem proporcionado. 
 
A vós, obrigada por continuarem por aí!
 
 
 photo arroz_zpscf0db9bb.jpg

Arroz de tamboril com poejo
 
Ingredientes (para 4 pessoas): 1 cebola, 2 dentes de alho, 2 colheres de sopa de azeite, 1 rabo de tamboril grande cortado em pequenos pedaços, 1 chávena de arroz, 3 chávenas de caldo de peixe, 1/2 copo de vinho branco, 1 raminho de poejo fresco, sal q.b. 
 
(b): Coloque a cebola em quartos, os dentes de alho e o azeite no copo da Bimby e pique 5 seg, na vel5. Programe 4 min, 100º, vel 2. Junte o arroz e o vinho e programe 10 min, 100º, vel 1 e já juntando o caldo de peixe aos poucos pelo bocal. Junte o tamboril e programe 10min, 100º, vel colher inversa. Verifique os temperos. No final do tempo junte as folhinhas de poejo e envolva. Sirva de seguida.
 
(t): Pique a cebola e os dentes de alho e refogue no azeite. Junte o arroz e o vinho, deixe evaporar. Junte o caldo de peixe e deixe cozinhar uns minutos. Adicione o tamboril, envolva e cozinhe por mais 10 minutos. Apague o lume, junte as folhinhas de poejo e envolva no arroz. Sirva de seguida.

 photo 2_zps98cdb98a.jpg

14 comentários:

  1. :) sempre a ler-te com prazer!

    ResponderEliminar
  2. Olá Margarida,
    Ao ler-te compreendo perfeitamente as tuas angústias e amarguras pois eu também, e há 1 ano e meio atrás ( coincidência), fui obrigada a mudar de vida, de cidade, de hábitos. Hoje, acho que mudei para melhor muito embora tenha abdicado de tantas coisas que julgava imprescindíveis. Julgo ser quase tua vizinha e qualquer dia ainda teremos de combinar um cafézinho.
    Gostei imenso do arroz ao qual o poejo deve dar um toque excelente.
    Beijinho
    Maria

    ResponderEliminar
  3. Estás a fazer o que todos deveriam fazer, a dar o melhor de ti . Embora pareça, nada acontece aleatoriamente na vida.Aproveita o que tens de bom...e partilha connosco. Nós estamos sempre por aqui.
    Quem pode resistir a um figo lampo sumarento?
    Bjns

    ResponderEliminar
  4. Muito bom aspecto. As mudanças, os empurrões, às vezes são o que mais precisamos para nos dedicarmos ao que mais gostamos! :)

    ResponderEliminar
  5. Beijinho grande! Parabéns pela tua escrita, por este cantinho maravilhoso e por seres uma mulher e mãe feliz!

    Ana

    ResponderEliminar
  6. Oh Margarida, todas as situações tem coisas boas e más. Cabe-nos tentar tirar o melhor partido daquilo que nos coube em sorte e sermos felizes. E é mesmo isso: se a vida nos dá limões, fazmos uma limonada bem docinha e fresca. Espero que continues a aproveitar da melhor forma o teu tempo com os teus filhotes e que a nova cidade te traga momentos bons, amigos, lugares de descanso. E que volte aqui para partilhar connosco as tua vivências, que são tão importantes para nós.
    Bjis

    ResponderEliminar
  7. Há momentos em que temos de lutar e há prioridades na vida!
    É bom poderes ver os teus filhos a crescer :) e sentir essa felicidade. Adoro ler-te e vou estar sempre aqui.
    Os tempos andam dificeis para todos nós. Mas espero que nos sorriam!
    5 anos de blog, parabéns! Cá espero ver muita coisa boa :)
    Como este prato com poejo. Um beijinho.

    ResponderEliminar
  8. Parece-me uma delicia :) Simples e maravilhoso!

    ResponderEliminar
  9. Grande beijo, amiga do sorriso luminoso. Tudo de bom para ti e continua a brindar-nos com as tuas receitas, garra e alegria.

    bjs para toda a família

    ResponderEliminar
  10. Catarina Beltrão07 julho, 2013

    Compreendo bem a angústia que tem sentido, pois passei por situação semelhante, que começou um ano antes da sua. Felizmente que nem tudo é negativo e, no seu caso, os seus filhos ficaram a ganhar. Temos de ter a habilidade de aproveitar o lado positivo das partidas que a vida nos prega.
    Quanto a nós, temos este cantinho tão simpático para desfrutar das suas maravilhosas receitas e partilhar emoções. Fique bem Margarida!

    ResponderEliminar
  11. Adoro poejo! Deve ter ficado delicioso. :)

    ResponderEliminar
  12. As mudanças fazem-nos crescer,....e sem dúvida, são grandes lições que a vida nos dá,....
    Em relação este arroz de tamboril, ficou fantástico!
    http://strawberrycandymoreira.blogspot.pt/
    Beijinhos da Mary Soliani

    ResponderEliminar
  13. É verdade, quantas vezes a vida nos leva por caminhos tortos a destinos de felicidade, valha-nos a serenidade e a atenção para percebermos que assim é. Ainda bem que fizeste uma limonada doce da tua vida, mesmo que a luta seja diária. Parabéns, Margarida, não só ao blogue, mas acima aos teus sucessos.
    Beijinhos

    ResponderEliminar

Obrigada pelo seu comentário!
Thank you for your comment!