Sim, admito. Há dias em que não me apetece cozinhar. Cozinhar para quatro tem-se revelado tarefa dura. E cozinhar para quatro, dois dos quais "esquisitinhos", pode ser muito frustrante.
Durante a semana preparam-se almoços para dois e jantares para quatro. Ao fim-de-semana duplicam os almoços. A logística é grande e exige um grande esforço de planificação e orientação. E paciência. Muita paciência! Especialmente com ela que se tornou, no último ano e meio, a "esquisitinha-mor" cá de casa.
Se inovo torce o nariz. Se descomplico põe sempre alguma coisa de parte. Há sempre algo a apontar, até mesmo quando faço o seu prato preferido. E em todas as refeições é isto.
Que saudades do tempo em que eu a gabava por comer de tudo e pedir sempre mais. Só espero que ele, que agora é o "comensal-mor", não vá pelo mesmo caminho..
Pescada assada à algarvia
ligeiramente adaptado do livro Cozinha Regional do Algarve
Ingredientes (para 4 pessoas): 1 embalagem de tranches de pescada (500g), 2 cebolas médias (100g), 2 dentes de alho, 1,5dl de azeite, 6 pés de salsa, 10g de colorau, 0,5dl de vinho branco seco, sal e pimenta q.b., 12 batatinhas novas (2/3 por pessoa)
(t): Lave as batatas e coloque-as num tacho com água e um pouco de sal. Deixe cozer. Escorra a água e reserve.
Tempere as tranches de pescada com sal e pimenta. Descasque a cebola e corte-a em meias luas finas. Descasque o alho e pique fino.
Num tabuleiro deite um pouco de azeite e, sobre este, coloque as tranches de pescada. Espalhe o alho, a cebola e o colorau por cima do peixe. Regue com o restante azeite e o vinho branco. Leve ao forno a assar a 190º, durante cerca de 30 minutos.
Tire a pele às batatas e coloque-as no tabuleiro junto à pescada. Polvilhe com a salsa picada e sirva de imediato.
O meu filho (para já só um) tem 3 anos e meio e desde o último Verão decidiu que não quer comer, principalmente com a mão dele... De maneira que, cá por casa, vamos inventando sempre novas formas de o convencer a comer, seja com comidas "bonitas" ou com jogos, mas às vezes é de ir Às lágrimas! Boa sorte com a "esquisitinha-mor", pode ser que lhe passe a esquisitice tão depressa como apareceu :)
ResponderEliminarOlha que boa sugestão. Se calhar vou mesmo nessa :)
ResponderEliminarEstão lindas as imagens.
Beijinhos
Ohhh se te percebo!!!Tenho uma esquisitinha de 4 anos que é do piorio!!!!Espero que mude senão vai comer sempre os mesmos pratos até ser mãe...mas não a culpo pois eu era igualzinha e agora sou um bom garfo!
ResponderEliminarEsta pescada tinha de ser sem cebola e poucas batatas,ehehehhe os pais comem o resto!!!
Para a mãe está perfeita!
Bjoka
Rita
Qe delicia vou fazer amanhã está decidido beijocas
ResponderEliminarQue delicia!
ResponderEliminarFicou excelente! Gostei muito da receita!
Beijinhos;
Aurea Sá
Uma verdadeira delicia este peixinho. Calculo que cozinhar para quarto por vezes se torne uma grande aventura...Cá por casa por enquanto ainda somos dois e não há muitas esquisitices, felizmente :))
ResponderEliminarBeijinho
Olá...
ResponderEliminarQue aspecto magnifico ;)... Adorei bastante a apresentação e as fotos :).... Beijocas...
http://nacozinhadaleonor.blogspot.pt/
Se a minha mãe me fizesse pescada assim, talvez não a achasse tão desinteressante....
ResponderEliminarBeijinhos
Um óptimo recurso para dias menos inspirados ;)
ResponderEliminarBabette
Como a compreendo... e subscrevo as suas palavras na parte da falta de vontade de às vezes cozinhar, e na falta de paciência para algumas torcidas de narizes :))
ResponderEliminarMas acho que com esta pescada não haveria torcidas!
Gostei muito da sugestão.
Beijinhos
Marta
Deve ter ficado deliciosa!
ResponderEliminarOlá!
ResponderEliminarPartilhamos o mesmo calvário de mãe de família (também tenho cá um esquisito em casa que só visto) e esta receita algarvia não só é apetitosa como desperta as saudades do verão nas praias algarvias :)
beijinhos e boa semana
http://fabricocaseiro.blogspot.com/2013/03/arroz-malandro-de-pescada-e-camarao.html
Adorei esta pescada, que aspeto delicioso.
ResponderEliminarKiss, Susana
Outra excelente mostra da gastronomia algarvia. Experimentei outro dia a galinha com grão e fiquei rendida. Esta será a próxima experiência. Obrigada pela partilha, Margarida.
ResponderEliminarBeijinhos
Maria
É assim ver blogs de culinária aquase à hora de almoço é qualquer coisa de doer até mais não. Tem um optimo aspecto o teu peixinho não fosse o Algarve a terra dele. beijos
ResponderEliminarA minha já passou por algumas vezes, gosta de umas coisas depois adora, depois odeia...enfim, haja paciência, mas felizmente come sempre bem (de algumas coisas lol)!
ResponderEliminarAdorei este peixe, vou experimentar!
É caso para dizer, mudam-se os tempos, mudam-se as vontades...
ResponderEliminarUma verdadeira delícia esta tua pescada e eu já almoçava...!!
Beijinhos grandes,
Lia.