Não me recordo de um frio assim, cavernoso, que se (me) entranha na pele. Húmido, característico deste Algarve, mas muito mais intenso este ano.
A lareira crepita todo o dia e nem assim as paredes da casa repulsam o frio.
Não me canso das sopas quentes, confortantes e aconchegantes. Percorrem o cardápio de legumes à mão, simplificam-se ou aprimoram-se com aromas que as tornam ainda mais quentes.
A terra deu-me feijão de debulhar, do mais comum, raiado, e preto, ao qual não resisti a perfumar com especiarias. E que bem que me soube!
Sopa de feijão com cominhos e coentros
Ingredientes: 1 cebola, 3 dentes de alho, 2 colheres de sopa de azeite, 1 tomate grade maduro (pelado e sem sementes), 2 chávenas de feijão de debulhar, 1 curgete, 1 litro de caldo de legumes, 1 colher de café de sementes de coentros, ½ colher de café de cominhos, 1 pitada de pimenta da Jamaica, sal q.b., 1 punhado de massa aletria
(b): Coloque a cebola, o alho e o azeite no copo da Bimby. Triture 5 seg, na velocidade 5. De seguida programe 5 min, 100º, velocidade 2. Junte o tomate em pedaços e triture 10 seg, na velocidade 5. Programe mais 5 min, 100º, velocidade 2.
Adicione o feijão, a curgete fatiada, as especiarias e o caldo de legumes. Cozinhe por 30min, 100º, velocidade 1. No final do tempo triture tudo 30 segundos, na velocidade progressiva 5-7-9.
Junte a aletria e programe mais 8 min, 100º, velocidade colher inversa. Retifique temperos e sirva.
(t:) Leve ao lume uma panela com o azeite, a cebola e os dentes de alho picados. Deixe alourar. Junte o tomate picado e cozinhe por mais uns minutos. Junte o feijão, a curgete fatiada, as especiarias e o caldo de legumes. Feche a panela e deixe cozinhar até o feijão estar cozido.
Triture tudo com a varinha mágica. Junte a massa alteria e mantenha ao lume por mais 8-10 minutos. Retifique temperos e sirva.
Essa sopa deve ter um sabor maravilhoso!
ResponderEliminarRealmente com este tempo ( também tenho tido imenso frio) só apetece sopas quentinhas... Esta tem um aspecto delicioso.
ResponderEliminarBjs e boa semana
Adoro sopa de feijão e coentros e nunca me tinha lembrado de juntar os dois :-) excelente ideia.
ResponderEliminarQuem me dera poder colher assim da terra...
ResponderEliminarE sopas nos dias que têm estado é realmente reconfortante... especialmente uma sopa tão original como a que nos apresentas :)
Com este tempo horrível o que apetece mesmo é uma sopinha quentinha que nos aquece o corpo.
ResponderEliminarFicou uma delicia e a textura parece maravilhosa :)
Com este frio sabe sempre bem uma sopinha!
ResponderEliminarEsta sopinha deve dar aquele calorzinho que falta nestes dias frios e envergonhados!!
ResponderEliminarBjoka
Rita
Esta sopa dá reconforto automático só de olhar! Que fotografia bonita. :)
ResponderEliminarBjs
Olha que nao e so por ai...por ca ta um frio, grrrr. E acho que esta tua sopinha e uma optima sugestao para superar o frio que se sente.
ResponderEliminarBeijinhos
hmmmm, que sopa espessa, daquelas que deixa a colher em pé. Gosto disso, uma sopa que é uma refeição, perfeita para afugentar o frio :)
ResponderEliminaresta sopinha veio mesmo a calhar :)
ResponderEliminarO feijão bde debulhar que conheço é riscadinho, gosto muito, mas este tambem me parece tentador
beijinho
Hmm optima a tua sopinha e nestes dias é o que apetece, um beijo
ResponderEliminar