Entrei em 2013 sem resoluções de ano novo, sem passas nem pedidos. Não fiz nada do que (me) mandou a tradição nestes últimos anos.
2012 não foi um ano bom mas também não o quero recordar assim. Foi um ano de mudanças, de revelações, de sensações. 2012 deixa-me um misto de sentimentos que (ainda) não sei interpretar.
Mas 2013 está aí. Um ano com uma terminação negativa para muitos mas cheia de boas energias para mim. Gosto do 13 e gosto de acreditar que a seguir a algo mau vem sempre algo bom.
O ano novo foi celebrado entre amigos, na minha cidade do coração, com sabores que sei de cor e que evocam sempre este Algarve que me encanta e inspira. E é com sabores algarvios que dou início aos posts de 2013.
Um excelente ano para todos vós!
Arroz de lingueirão
Ingredientes: 1 cebola, 2 dentes de alho, 2 colheres de sopa de azeite, 1 chávena de arroz vaporizado, 2 chávenas de lingueirão cozido e cortado em três (reservar a água da cozedura), 1 colher de café de caril, 1/2 colher de café de açafrão, 1/4 colher de café de pimetão doce, 1 pitada de pimenta da Jamaica, sal e água q.b.
(t): Pique a cebola e o alho e aloure no azeite em lume brando. Junte o arroz, o caril, o açafrão, o pimentão doce e a pimenta da Jamaica. Envolva bem, junte um pouco da água da cozedura do lingueirão e deixe cozinhar uns minutos. Junte a restante água, retifique temperos e deixe cozinhar em lume médio, mexendo de vez em quando. A 5 minutos do fim da cozedura junte o lingueirão.
Sirva de imediato.
(b): Coloque a cebola e os alhos no copo e pique 6seg, na vel 5. Adicione o azeite e programe 5min, 100º, vel 1. Junte o arroz, o caril, o açafrão, o pimentão doce e a pimenta da Jamaica e um pouco da água da cozedura e programe 5min, 100º, vel colher inversa. Junte a restante água pelo bocal e programe mais 10 minutos à mesma temperatura e velocidade. Junte o lingueirão e programe mais 5 minutos à mesma temperatura e velocidade.
Sirva de imediato.
(b): Coloque a cebola e os alhos no copo e pique 6seg, na vel 5. Adicione o azeite e programe 5min, 100º, vel 1. Junte o arroz, o caril, o açafrão, o pimentão doce e a pimenta da Jamaica e um pouco da água da cozedura e programe 5min, 100º, vel colher inversa. Junte a restante água pelo bocal e programe mais 10 minutos à mesma temperatura e velocidade. Junte o lingueirão e programe mais 5 minutos à mesma temperatura e velocidade.
Sirva de imediato.
Que belo arroz!
ResponderEliminarDesejo-te um optimo e feliz ano de 2013.
beijinhos
Que engraçado fiz um arroz de lingueirão a semana passada :) Tb devo pblicar no blog daqui a uns tempos, mas é giro que ficou tão diferente do teu eu adicionei especiarias da paella ficou pouco mais amarelinho :) Beijos e um bom ano
ResponderEliminarMarmita eu nunca faço igual, sempre mudo ingredientes e especiarias. O lingueirão é muito versátil. :) beijinho
EliminarAdoro arroz de lingueirão e agora fiquei cheia de saudades do algarve, onde não vou faz uns aninhos...
ResponderEliminarPara mim o n.º 13 é de sorte portanto este ano só pode correr bem :)
Gosto tanto de arroz de lingueirao e fui ai e nao cheguei a provar tal iguaria. Sim, porque aqui por estes lados nao se arrranja lingueirao do bom. Excelente receita.
ResponderEliminarBeijinhos e feliz ano 2013
Olá Margarida,
ResponderEliminarque saudades de arroz de lingueirão!
Esse arroz traz-me muito boas lembranças do Algarve. :)
Bom ano de 2013.
Um beijinho.
Muito boas lembranças mesmo Isabel!
EliminarUm beijinho
Um bom ano Margarida!
ResponderEliminarQue aspecto delicioso...adorei!
ResponderEliminarbjinhos
Que lindo arroz. Adoro o de lingueirão. Faço diferente do teu, sem especiarias pois foi-me ensinado assim por uma cozinheira de um afamado e excelente restaurante de Faro. Irei agora experimentar a tua maneira que, lá apetitosa fica ;)
ResponderEliminarUm bom ano para ti e, estou como tu, creio que o ano 13 será um bom ano. O tempo o dirá.
Beijinhos
Maria
Maria eu adoro arroz de lingueirão e nunca o faço da mesma forma. Também costumo fazer assim como dizes, da forma mais algarvia. :)
Eliminarbeijinhos
Que o ano do 13 seja ótimo são os meus votos. Até me mudar para a minha casa, sempre morei no nº13 e nunca me senti com azar à conta disso. É como diz, o que importa é munirmo-nos de boas energias. Começar o ano assim, com um prato tão reconfortante de arroz, já é um bom princípio.
ResponderEliminarUm abraço dos Açores para o Algarve.
Patrícia
É isso mesmo Patricia, sempre boas energias!
Eliminarbeijinho do Algarve
Adoro lingueirão mas quando compro é para petiscar.
ResponderEliminarAdorei o arroz esta mesmo ao meu gosto.
bjs
Oi Margarida, nunca provei lingueirão, mas esse risoto ficou com um aspecto delicioso.Beijos querida, tenha uma excelente sexta.
ResponderEliminarQue bom aspecto... está de deixar água na boca!
ResponderEliminarBeijinhos :)
Olá Margarida, concordo com as tuas palavras e subscrevo. Vamos depositar as nossas energias nesse novo ano para melhor ultrapassarmos esse negativismo que nos assola.
ResponderEliminarDesejo-te um bom ano e que apresentes sempre boas receitas como esta :)
Beijinhos e obrigada pela msg de aniversário :p
Cá em casa somos super fãs de arroz de lingueirão e por incrivel que pareça nunca fiz, mas com o aspecto deste tentador deste arroz acho que vou arriscar seguir esta receita e fazer:)
ResponderEliminarBeijinhos,
Joana
Joana, não te vais arrepender. Tenho cá no blogue outra receita de arroz de ligueirão.
Eliminarbeijinhos
Nunca provei, mas tem muito bom aspecto este arroz!
ResponderEliminarBeijinhos e Feliz 2013,
http://strawberrycandymoreira.blogspot.pt/
Um feliz ano Margarida. Devemos seguir o exemplo da natureza. Um mau ano de qualquer fruta é seguido de um ano estupendo. Pensar positivo e acreditando que tudo vai melhorar.
ResponderEliminarAdoro lingueirão e quando eu fazia arroz, era assim que eu fazia, aliás, arroz de lulas, de choco ou polvo é quase se não igual, não é?
Ah eu também ponho um pouco de tomate e pimento vermelho quando tenho.
Beijinhos
Flor
Flor por vezes também junto tomate e um pouco de pimento vermelho. O lingueirão dá para variar muito. Em feijoada também fica óptimo!
Eliminarbeijinhos
Bom ano... esse arroz tem um aspecto delicioso..
ResponderEliminarbeijinhos
Que bela maneira de começar o ano! Nunca provei mas acredito ser maravilhoso!
ResponderEliminarMargarida, eu tb tenho no 13 um número de sorrisos felizes!
ResponderEliminarE quando o ano se despede, acredito como tu que lhe vai suceder outro melhor: mais cheio de tudo o que é preciso para agarrar os dias com energia!
bj grande.