30 dezembro 2011

Ostras gratinadas a encerrar 2011

O arquivo da barra lateral esquerda do blogue diz-me que publiquei 34 receitas durante o ano de 2011, 79 em 2010, 110 em 2009 e 114 em 2008. É inevitável não sentir alguma tristeza pelo pouco tempo que este ano dediquei a este projecto. Por tão pouco tempo ter tido para cozinhar, fotografar e escrever. Sinto também alguma tristeza por tão pouco ter tido tempo para seguir mais de perto blogues que tanto gosto, por tão pouco tempo ter dedicado à leitura, por ter abandonado algumas coisas que me preenchiam o tempo livre, o meu tempo.

2011 trouxe-me uma segunda vida e a ela dediquei (praticamente) todo o meu tempo. Aprendi, aliás, a multiplicá-lo e a dividi-lo com quem tanto de mim precisa. 2011 ensinou-me a parar o relógio do tempo dedicado a estes dois seres e a tirar o maior partido do tempo que a vida nos permite estar com eles.

2011 não termina, para mim, da melhor forma. Já ouvi o meu interior gritar de raiva, já senti tristeza e revolta. Hoje é o penúltimo dia do ano e sei que não queria que terminasse assim. 2012 não vai começar melhor mas, 2011 ensinou-me (ainda mais) a perseverança, a calma e a confiança. E eu acredito em mim, em quem sou e no que sou capaz.

A minha mensagem para 2012 é exactamente esta, acreditem em vós, fintem os momentos menos bons e lancem-se na concretização dos vossos projectos, dos vossos sonhos, da vossa vida.

A todos os que por aqui passam desejo um novo ano cheio de vida!


Photobucket

Ostras gratinadas com champanhe

Ingredientes: 12 ostras frescas (da Ria Formosa de preferência), 1 cebola média, 1 dente de alho, 2 colheres de sopa de manteiga, 1,5dl de champanhe, 1 dl de natas, 2 gemas de ovo, 1 colher sopa de sumo de limão, sal, pimenta preta moída na hora, queijo gruyère ralado e cebolinho fresco q.b.

(T): Lave e escove bem as ostras. Coloque-as numa chapa quente sobre o fogão e deixe que abram. Retire cuidadosamente a concha de cima e escorra os líquidos que libertaram para um recipiente. Solte o miolo das ostras com a ponta de uma faca, mantenha-os dentro das conchas e coloque-as num refractário.
Pique a cebola e o alho bem fininhos e aloure na manteiga. Junte o líquido que as ostras libertaram e o champanhe. Deixe reduzir. Junte as natas, as gemas de ovo desfeitas e o limão. Tempere com sal e pimenta e vá mexendo até o molho engrossar. Preencha as conchas das ostras com o molho, polvilhe com queijo ralado e o cebolinho picado e leve ao forno pré-aquecido e com o grill ligado para gratinar.

Photobucket


Notas:
- Receita adaptada desta do Petiscos;
- Não encha as conchas demasiado, coloque a quantidade suficiente de molho apenas para cobrir o miolo.

17 comentários:

  1. Que deliciosa receita de Ostras! Nunca as provei, mas ando bem curiosa para as experimentar. Não é muito fácil encontrá-las nos sítios onde me movimento, aqui nos arredores de Lisboa, mas na semana antes do Natal, vi-as na Peixaria do supermercado onde me abasteço normalmente. Mas nem fazia ideia de como cozinhá-las! Com esta tua receita, até me parece que para a próxima vez vou cair na tentação!...
    Margarida, eu já sou uma velha avó, talvez por isso, compreendo bem as tuas palavras e a tua frustração. Só te quero dizer que há um tempo para cada coisa e agora é o tempo de te dedicares de corpo inteiro aos teus amores pequeninos. Logo logo eles se tornarão mais autónomos e nessa altura terás tempo para retomar outras actividades que agora terão de ficar em "stand by". Mas não deves abdicar de algum tempo para ti, porque a Mulher não é só Mãe, também é Esposa e precisa de se sentir bem e bonita para irradiar tranquilidade e calma.
    Que 2012 te traga muitos bons momentos de ternura e que a Família te recompense por todo este esforço que tens feito.
    FELIZ 2012!
    Bjs. Bombom

    ResponderEliminar
  2. Há alturas assim e quando coincidem com datas especiais do calendário, parece tudo pior... Mas estou certa de que a Margarida, inspirada por esta enorme paixão que tem pela cozinha, depressa irá superar estes momentos menos bons.
    Um beijo e muita força,
    Teresa

    ResponderEliminar
  3. Impossível ver ostras e não me lembrar das aventuras algarvias :) Ao natural já são deliciosas, imagino assim! Beijos

    ResponderEliminar
  4. Querida Margarida sei que és uma Mulher forte, bem forte e que se hoje achas que podia ter sido melhor sei que amanhã farás igualmente bem e melhor.
    Tenho é uma certa "pena" de saber que esse melhor para ti não será assim tão bom, pois o perfeccionismo irá sempre te perseguir.
    Por isso vive um dia de cada vez e hoje tens tempo para os teus meninos, amanhã terás tempo para outras coisas.
    Tudo de bom para 2012 beijos enormes x4

    ResponderEliminar
  5. Margarida,

    2011 passou tão rápido e agora desejo para ti e tua familia que é linda, um 2012 cheio de momentos bons, deliciosos e novos encontros, vai aprecer sim um tempinho...

    Um grande beijinhos nosso,

    Pi
    Fernanda

    PS: Adoro ostras mas é raro comer.

    ResponderEliminar
  6. Um Bom Ano 2012, as receitas de 2011 podem ter sido menos mas foram todas deliciosas!!

    Bjinhos para toda a família

    ResponderEliminar
  7. Margarida querida,

    2011 tem de ser lembrado sobretudo como um ano memorável com a chegada de um ser lindo e doce. Das curvas na estrada e do pedaço de mau caminho há-de restar apenas o desejo que possam ser ultrapassados. Sei que o ano novo trará novos desafios mas tenho a confiança que farás deles o melhor. :)

    Feliz 2012 para vós e um enorme beijo para toda a família!

    ResponderEliminar
  8. Querida Margarida!
    Um grande beijinho de bom ano para ti e para a tua família! Espero que 2012 te brinde com muitas coisas boas e que o q foi menos bom em 2011, que tenha ficado por lá por 2011!! As tuas publicações são belíssimas: as receitas, os textos, as imagens... eu não me importo que sejam poucos os posts pq ja sei que, quando ha uma nova publicação do Figo Lampo, vou ter um grande momento de prazer com a qualidade e sensibilidade com que tu nos brindas! Não é fácil fazer boas receitas, tirar fotos tão bonitas e escrever tão bem como tu o fazes. Com os teus textos, já ri e já chorei, já viajei ao meu Algarve... Mesmo que fossem só 5 por ano, este continuará a ser um dos meus blogs de referência!
    Um grande beijinho
    Sofia

    ResponderEliminar
  9. Margarida,

    Eu também tenho um pequenote, agora já com 27 meses, que durante os primeiros 6 meses de vida me fez pensar que iria enlouquecer. E tenho, agora que ele está maior, uma vida ainda mais atribulada, que quase (mas só quase) me faz ter saudades até desses tempos... O tempo para dedicar ao meu próprio blog é nenhum e passo cada vez menos tempo na cozinha. Não pretendo dizer que sei o que sentes, mas sinto-me solidária e se 2012 começa mal, apenas desejo, do fundo do coração, que acabe bem melhor. Por cá, eu vou lendo e sonhando com as receitas que conseguires publicar!

    ResponderEliminar
  10. Querida amiga,
    Faço votos que 2012 te traga boas mudanças, para ti tal como para mim elas são mais qeu necessárias.
    De resto tenho a certeza que te trará imensas alegrias, principalmente com os teus filhotes.
    Um grande beijo para todos e um excelente 2012
    Manuela

    ResponderEliminar
  11. Olá Margarida,
    as ostras fazem-me lembrar o Algarve e muitos bons momentos.

    Espero que 2012 nos traga muitos encontros, boa disposição e muitos sonhos concretizados.

    Para ti e para a família, tudo de bom.

    Um beijinho grande.

    ResponderEliminar
  12. Mmm...tão bom! um abraço do Algarve e bom ano novo:)

    ResponderEliminar
  13. Que o ano de 2012 seja um ano de boas decisões. Que traga coisas boas a ti e a todos que amas e que te amam...
    Um beijo especial
    Babette

    ResponderEliminar
  14. Margarida, 2011 não acabou para ti da melhor maneira, mas há que ter esperança que 2012 trará muitos desafios que te vão deixar feliz e realizada. E aproveita todos os momentos com os teus tesouros, que é o melhor que a vida nos dá.
    Um grande beijo para vocês e um excelente ano de 2012

    ResponderEliminar
  15. É justamente nos momentos difíceis que tiramos mais proveito de aprendizagem.
    Seu motivo por não ter se dedicado ao blog como gostaria está mais do que justificado. As "pessoinhas" merecem toda atenção.
    Que seu 2012 seja melhor!!
    Bjs.

    ResponderEliminar
  16. Primeiro que nada quero desejar

    ★˛˚˛*˛°.˛*.˛°˛.*★˚˛*˛°.˛*.˛°˛.*★o melhor em 2012*★* 。*˛.
    ★˛˚˛*˛°.˛*.˛°˛.*★˚˛*˛°.˛*.˛°

    e referir que esta receita é um excelente desafio para uma experiência futura.

    Que o vosso rebento vos continue a alegrar os dias

    beijinhos

    ResponderEliminar
  17. Que 2012 te traga o que desejas :) as ostras estão com um aspecto delicioso!

    ResponderEliminar

Obrigada pelo seu comentário!
Thank you for your comment!