20 dezembro 2011

Macarons de especiarias com recheio de chocolate, canela e rum

Saimos de casa quase a correr. Com malas, sacos, carrinho, brinquedos, roupa q.b. e casacos e tudo quanto uma viagem a quatro para o outro lado do Atlântico obriga. Chegámos cansados, os pequenos com os sonos trocados mas nem o frio nos tirou a felicidade de voltar a pisar solo americano e abraçar de novo a familia.
Será um Natal diferente, rico em afectos, saudoso pela familia que ficou do outro lado mas, sem dúvida, muito feliz!

A todos quanto passam por este cantinho, deixo os meus votos de um Natal muito feliz!

Photobucket

Macarons de especiarias com recheio de chocolate, canela e rum

Ingredientes: 205g de açúcar em pó, 125 g de amêndoas em pó, 3 claras (90g) à temperatura ambiente, 30g de açúcar branco, 1 colher de chá de mistura de especiarias para pain d'épices*

Ingredientes para o recheio: 100g de chocolate negro com 70% cacau, 90 ml de natas, 1/2 colher café de canela, 1 colher de café de rum escuro

(T): Prepare antecipadamente um tabuleiro de forno com papel vegetal ou tapete de silicone e uma manga de pasteleiro com uma boquilha redonda de aproximadamente 1,5cm.
Pese e peneire o açúcar em pó junto com a amêndoa. Reserve.Bata as claras em espuma e junte o açúcar sem deixar de bater até obter um merengue firme. Peneire, novamente, a mistura do açúcar em pó e da amêndoa sobre as claras montadas. Envolva com uma espátula de silicone em movimentos circulares, sempre debaixo para cima, suavemente de forma a que o merengue não perca demasiado ar.Aponte a boquilha da manga (perpendicularmente) no centro de cada círculo e pressione até encher o círculo. Levante e preencha os restantes círculos.
Se necessário imprima um molde de macarons e coloque-o debaixo do papel vegetal. Se o fizer retire-o cuidadosamente antes de levar o tabuleiro ao forno. Deixe repousar a temperatura ambiente durante aproximadamente uma hora. Este passo vai permitir que a superfície seque e que se forme a crosta característica dos macarons. Pré-aqueça o forno a 150 graus.
Coloque o tabuleiro a meio do forno e deixe assar por 15 minutos. Baixe a temperatura para 140 graus e deixe assar por mais 3/4 minutos. Os macarons devem apresentar uma textura crocante por forma e esponjosa por dentro. Retire do forno e deixe arrefecer.
Prepare entretanto o recheio derretendo o chocolate em banho-maria. Junte depois as natas e aromatize com a canela e o rum.
Coloque o recheio numa manga de pasteleiro e recheie os macarons apontando a boquilha no centro e preenchendo 3/4 da superfície do macaron.

Photobucket

Notas:
- Esta foi a segunda experiência com macarons. A primeira foi desastrosa. O merengue ficou bom as creio que não acertei com a temperatura do forno. Desta vez, fiz duas experiencias com dois tabuleiros e os tempos de cozedura que resultaram melhor foram os acima descritos. Acho que ainda não estão perfeitos em termos de textura mas estão quase quase lá. Novas experiencias virãoBaseei-me em várias receitas e técnicas de blogues como o Brave Tart, Pure Gourmandise, La Recetta de la Felicidad e na receita do David Lebovitz.

Nota 2: Este texto pode ter algumas falhas de acentuação devido ao uso de um teclado americano, aceitem as minhas desculpas desde já por algum erro que o texto possa conter.

18 comentários:

  1. Ficaram lindos!
    Beijinhos e bom Natal.

    ResponderEliminar
  2. Queria tanto atrever-me a isto. A fazer macarons. Quem sabe em 2012! Os seus ficaram com óptimo aspecto. Ninguém diria que é apenas a segunda tentativa.

    ResponderEliminar
  3. Margarida, estás de parabéns, os teus Macarons estão uma maravilha, ao pé dos de um concurso de Master Chef australiano que vi há dias na TV! E tu apanhaste bem a técnica e explicaste-a impecavelmente!
    Boas Férias de Natal e FESTAS FELIZES.
    Boa viagem de regresso. Bjs. Bombom

    ResponderEliminar
  4. Estão lindos, bem vidrados e com aquele "pezinho" em baixo. Mtos parabéns. Macarrons fazem parte dos meus desafios para 2012!
    Feliz Natal

    ResponderEliminar
  5. Que aventura! Estão muito bonitos e atraentes hheheheh
    http://ahdelicia.wordpress.com/2010/09/22/macaron-delicia-francesa-tres-chic/
    Encontrei esta receita há uns tempos e ainda não arrisquei, parece-me que foi aprendida durante uma aula pelo que poderá ser fidedigno ;). As temperaturas são diferentes, não sei se poderão ajudar a atingir o que pretende. Beijos

    ResponderEliminar
  6. Ficaram lindos, lindos e com essas especiarias todas...imagino. O meu forno, o meu tabuleiro, a minha falta de saco pasteleiro adequado e a ajuda da pequenina levaram a que os meus fossem infotografáveis :)

    Feliz Natal para vocês! Deve ser lindo por esses lados! bjinhos

    ResponderEliminar
  7. Ficaram perfeitos, lisos e brilhantes, dão água na boca. Um feliz natal para todos, independentemente do lado lado do oceano :)

    ResponderEliminar
  8. Amiga, que lindos!!
    Mesmo não apreciando, confesso que pelo desafio sinto-me sempre tentada a fazer...

    Desejo-te um Natal muito feliz. Este ano com mais um sapatinho para colocar presente, o que redobra ainda mais a alegria e os sorrisos.
    Diverte-te na Big Apple! :)

    Beijo grande.

    ResponderEliminar
  9. Margarida estas tão longe :) mas estes macarrons estão perfeitos e deliciosos concerteza.

    Boas festas para toda a família.

    Beijinho

    Boa viagem de regresso.

    ResponderEliminar
  10. estão com um ar super apetitoso.
    Feliz Natal para ti e para todos os teus.

    ResponderEliminar
  11. Estão perfeitos! Ninguém diria que era uma segunda tentativa :) Quero ver se em 2012 me atrevo a fazer uns macarons. Feliz Natal.
    Um beijinho.

    ResponderEliminar
  12. Quem me dera um desses agora à minha frente. São uma delícia e aposto, que mesmo não estando perfeitos, devem estar deliciosos :) Beijinhos a todos!

    ResponderEliminar
  13. Margarida, sem dúvida um Natal bem diferente!!

    Ainda não me atrevi a fazer!!Mas fiquei tentada quando vi os teus.

    Bom Natal para ti e para a tua família!!

    Bjs

    ResponderEliminar
  14. Margarida, ficaram perfeitos, quem me dera conseguir fazê-los assim tão perfeitos.
    Um grande beijinho para os 4 e um Feliz Natal para todos

    ResponderEliminar
  15. Ficaram estupendos Margarida! Já tentei por duas vezes fazer aqui por casa, mas a humidade da minha zona e o meu forno nunca me permitiram conseguir fazê-los assim tão perfeitos e bonitos, com essa capa brilhante a a almofadinha de lado que caracteriza tão bem os bons macarrons! Ficaram mesmo bonitos! E os aromas parecem-me uma excelente combinação!

    Minha querida, um Feliz e Doce Natal para ti e para a princesa e principezinho!

    Um grande beijo*

    ResponderEliminar
  16. obrigada pelas receitas maravilhosas! ;) um natal muito especial, cheio de coisas boas!
    abraço

    ResponderEliminar
  17. Feliz Natal, Margarida!
    Espero em 2012 também ter mais sorte com os macarons...

    Um beijinho
    Teresa

    ResponderEliminar
  18. Ficaram lindos.
    Feliz Natal.
    Bjs

    ResponderEliminar

Obrigada pelo seu comentário!
Thank you for your comment!