Se me perguntarem de que cor é o Outono eu respondo de imediato laranja e castanho. Não sei muito bem de onde vem esta analogia mas poderá estar relacionada com as folhas das árvores que por esta altura cobrem tudo quanto é chão. Poderá também advir da cor dos frutos e legumes que chegam com a estação (laranjas, tangerinas, dióspiros, abóboras, castanhas, nozes..) ou do tom dos gratinados e dos assados que imperam nesta altura. Ou até do aroma quente das especiarias que temperam estes ingredientes de Outono. De facto não sei.
Mas, assim como o vejo nesses dois tons, também na cozinha o associo a imensas iguarias que, não sendo postas de parte nas outras estações, são praticamente recorrentes nos meses de Outono. Sim, refiro-me aos gratinados, às sopas, aos assados. Ao pão que todas as semanas perfuma a casa e completa o café da manhã. Aos doces e compotas de fruta da época. E aos bolos, biscoitos e scones que acompanham chás tardios.
Este foi o bolo que marcou a rentrée no Outono e vai certamente ser tornar-se num clássico cá em casa. A receita recomenda a que se faça o bolo de véspera para o saborear na sua plenitude. Eu sou sincera e nem consegui deixá-lo arrefecer por completo.
A cor alaranjada do bolo, o aroma a avelã, canela e gengibre e a cozinha aquecida pelo forno pactuaram num dia de Outono perfeito! Não deixem de experimentar..
Bolo de cenoura e avelã
Ingredientes: 220g de farinha com fermento, 180ml de óleo, 190g de açúcar mascavado claro, 4 cenouras médias, 4 ovos médios, 150g de avelãs moídas (torrei previamente no forno), ½ colher café de sal, 1 colher café bicarbonato de sódio, 1 colher café de canela em pó, ½ colher café gengibre em pó
(T): Pré-aqueça o forno a 180º. Unte e enfarinhe uma forma de 22cm aproximadamente. Lave e pele as cenouras. Rale-as finamente e reserve. Bata os ovos com o açúcar até obter um creme fofo e esbranquiçado. Junte o óleo e bata de novo. Junte depois a farinha, a avelã moída, a canela, o gengibre, o sal, o bicarbonato de sódio e as cenouras raladas e envolva bem. Deite o preparado na forma e leve ao forno por cerca de 45/50 minutos. Deixe arrefecer.
(B): Pré-aqueça o forno a 180º. Unte e enfarinhe uma forma de 22cm aproximadamente. Lave e pele as cenouras. Coloque-as no copo e rale-as 5 seg, na vel 5. Baixe os resíduos com a espátula e volte a programar mas 5 seg, na vel 5. Reserve. Pulverize o açúcar uns segundos na vel 9. Encaixe a borboleta na lâmina, junte os ovos e bata 5 min, 37º, vel 3. Findo o tempo bata mais 5 min na mesma velocidade mas sem temperatura. Junte o óleo pelo bocal e envolva uns segundos na vel 3. Retire a borboleta. Junte a farinha, a avelã moída, a canela, o gengibre, o sal, o bicarbonato de sódio e as cenouras raladas e envolva bem com a espátula. Deite o preparado na forma e leve ao forno por cerca de 45/50 minutos. Deixe arrefecer.
Notas:
- Receita ligeiramente adaptada (nas quantidades) da revista Saveurs de Novembro 2011;
- O meu bolo ficou bastante fofo e macio e com um miolo bem menos denso do da fotografia da revista.
- O meu bolo ficou bastante fofo e macio e com um miolo bem menos denso do da fotografia da revista.
Também associo o outono a estes tons, creio por todas as razões que enumeraste. É uma estação linda, que para mim significa aconchego. E esse aconchego passa por uma chávena de chá e uma fatia de um bolo perfumado como estes com que nos brindas. Ficou lindo e, através da tua descrição, quase o consigo cheirar. Um beijinho
ResponderEliminarEstá com um aspecto fantástico.
ResponderEliminarParabéns! :D Beijocas
que aspecto delicioso!!!
ResponderEliminarbjus
Cila
Margarida, o teu bolo está com uma cor deliciosa!
ResponderEliminarUm receita que se traduz num delicioso e dourado aspecto. Perfeita para estes lindos dias em que o sol tem aparecido, e, aquecido.
ResponderEliminarque bolinho lindo!
ResponderEliminarPara mim o Outono é muito colorido, mas a primeira cor que me vem à cabeça é de facto o laranja. Talvez seja das abóbóras, das folhas das árvores, do por do sol quando saio do trabalho (só o vejo no início do Outono), talvez seja uma porção de coisas, mas laranja é definitivamente a cor que pinta o meu Outono e se destaca em relação a todas as outras.
ResponderEliminarTenho para publicar um bolo de cenoura bem apetitoso, sem farinha. Se tiver tempo hoje à noite, faço a revelação ao mundo :)
A cor do Bolo e não só...o cheirinho chegou aqui
ResponderEliminar:)
O bolo ficou muito bonito e apelativo.
ResponderEliminarEssa fatia é mesmo tentadora.
http://asvezescozinheira.blogspot.com
Quase que sinto o cheiro desse bolinho! Tão outonal. Também associo o laranja e castanho ao outono, pelas mesmas razões. Um outono perfeito, um chá fumegante e uma fatia desse bolo :)
ResponderEliminarUm beijinho.
Para mim Outono também me lembra laranja, castanho e até vermelho escuro...
ResponderEliminarQue belo bolo! De cenoura são tão bons e com avelãs devem ficar ainda melhores... Gostei muito :)
Margarida e que lindo bolo para o Outono laranja e castanho, concordo.
ResponderEliminarBeijinho
Gostei muito, fiquei cheia de vontade de o experimentar.
ResponderEliminarBeijinho.
Margarida, acrescentaria o amarelo torrado às cores que descreveste o outono. Realmente é uma estação que apetece sabores fortes e quentes para sentirmos mais aconchego.
ResponderEliminarGostei imenso do teu bolo ficou com um aspeto mesmo outonal e rústico que apetece uma chávena de chá quentinho para acompanhar essa fatia de bolo. Obrigada pela partilha.
Beijinhos
Outono é mesmo cor das especiarias, especialmente a canela :) Que delícia!
ResponderEliminarGosto de bolos com especiarias, do sabor e dos aromas que deixa pela casa, mas tal como tu não conseguiria esperar até ao dia seguinte para provar. Alguém consegue????
ResponderEliminarTem a cara e as cores do Outono!
ResponderEliminarMuito tentador!
Um beijo para o Sul,
Babette
Olá Margarida
ResponderEliminarQue sabores tão bons para festejar o Outono!
Beijinhos para todos aí em casa.
Olá Margarida
ResponderEliminarQuando se juntam as cenouras raladas?
Ana
Gosto muito dos bolos que levam especiarias.Avelã e cenoura uma combinação perfeita.
ResponderEliminarBjs
Cor e sabor de Outono...e as especiairias....hummm que delicia!
ResponderEliminarFiz este bolo para celebrar o aniversário da minha filha do meio. Fez sucesso! Obrigada pela partilha. bjs
ResponderEliminarAna
Muito bom! adorei. Blog add nos favoritos :)
ResponderEliminarEu fiz para minha esposa, ela adorou! hahaha
ResponderEliminar