16 julho 2011

Gelado de amêndoa e figos assados para o 3.º aniversário

Diz o ditado popular que "três é a conta que Deus fez". O 3 é um número cheio de simbolismo. Associado a valores e rituais, crenças e superstições, datas importantes, obras literárias, artistícas, à vida e ao conhecimento, à religão, à familia. O número 3 pode ter significados diferentes, de maior ou menor importância, para todos nós.

A mim traz-me, no mês de Julho, a celebração do 3.º mês do meu filhote, logo, o 3.º mês em que estou em casa de licença de maternidade; ainda neste mês de Julho o 3 dobra-se em simbolismo já que celebro o meu 33.º aniversário e o 3.º aniversário deste blogue! São 3 anos de muita partilha, de bons momentos, de conhecimentos, de amizades e, sobretudo, de muitas receitas. E é por isso que insisto em partilhá-lo e celebrá-lo convosco. Vamos então celebrar o 3?

Photobucket


O desafio é simples. Entre o dia de hoje e o próximo dia 31 de Julho deverão publicar nos vossos blogues uma receita que simbolicamente esteja relacionada com o número 3 (por ex. uma receita com 3 ingredientes preferidos, uma receita para 3, uma receita com uma estória ligada ao n.º 3, uma receita de 3 gerações...) O 3 será o elemento central. Quando a receita for publicada deverão enviar um mail para flampo@gmail.com ou deixar um comentário neste post a informar o link da mesma. Os leitores que não têm blogue podem participar enviando a receita para o e-mail ou publicando a mesma na página do figo lampo no Facebook.


A todos os participantes será atribuído um número consoante a ordem de entrada do post/receita. Este ano, como o 3 está em destaque, haverá 3 pequenas lembranças para 3 participantes, simpaticamente patrocinadas pela Entidade Regional de Turismo do Algarve, pela lojinha da querida Pi e, claro, pelo figo lampo.

Findo o desafio, e à semelhança do ano passado, farei um post com todas as participações e a identificação dos 3 vencedores.

Conto convosco para celebrar o 3!

E agora vamos à receita com a qual comemoro o 3.º aniversário deste blogue:

Photobucket


Gelado de amêndoa e figos assados


Ingredientes para os figos: 8 figos frescos maduros mas firmes (preferentemente pingo de mel), 2 colheres de sopa de mel, 1 colher de sopa de açúcar mascavado, tomilho fresco q.b.


Ingredientes para o gelado: 300ml de leite gordo, 200ml de natas, 3 gemas, 100g de açúcar, 50g de amêndoa moída, 1 pitada de sal, 1 pau de canela

(T): Forre um tabuleiro com papel vegetal. Retire a pele dos figos, corte-os ao meio e disponha-os no tabuleiro. Salpique-os com o açúcar, regue com o mel e salpique com as folhas de tomilho. Leve ao forno a 200º, por cerca de 30 minutos. Retire do forno e deixe arrefecer. Triture os figos num liquidificador ou na picadora. Reserve.

Prepare entretanto a base do gelado. Leve ao lume o leite com as natas, a amêndoa e o pau de canela e deixe ferver. Rejeite o pau de canela e junte o açúcar e o sal. Desfaça as gemas com um garfo e junte um pouco da mistura do leite mexendo sempre para não talhar. Incorpore depois as gemas em fio no preparado e leve ao lume até levantar fervura. Nesta altura baixe o lume e vá mexendo até engrossar. Retire do lume e deixe arrefecer completamente.

Junte os figos triturados, envolva muito bem e leve o gelado à máquina de gelados.

(B): Forre um tabuleiro com papel vegetal. Retire a pele dos figos, corte-os ao meio e disponha-os no tabuleiro. Salpique-os com o açúcar, regue com o mel e salpique com as folhas de tomilho. Leve ao forno a 200º, por cerca de 30 minutos. Retire do forno e deixe arrefecer. Reserve.

Coloque o leite, as natas, a amêndoa e o pau de canela no copo da Bimby e programe 10min, 90º, vel 1 inversa. Rejeite o pau de canela e junte o açúcar e o sal. Desfaça as gemas com um garfo e junte um pouco da mistura do leite mexendo sempre para não talhar. Programe a Bimby, 6 min, 80º, vel 3 e deite as gemas em fio pelo bocal. Junte os figos e envolva 30 seg, na vel 4. Deixe arrefecer completamente e leve o gelado à máquina de gelados.

Photobucket



Notas:
- Esta receita foi inspirada nesta da Zoe e nesta da Canela;
- Dê preferência aos figos pingo de mel, o seu sabor fará toda a diferença neste gelado.

44 comentários:

  1. Com certeza que vou participar... :) hehe. Parabéns pelo 3º aniversário.
    O gelado está um luxo. Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Querida: muitos parabéns por todas esta celebrações que pntam o teu Julho de felicidade. Este também é um dia especial para mim, como sabes! Conta com a minha participação....já vou ficar a pensar nisso! Um beijinho e longa vida ao Figo Lampo!

    ResponderEliminar
  3. Muitos parabéns
    Um dos gelados que mais gosto é o de figo.
    Bjs

    ResponderEliminar
  4. Que delícia!
    Muitos Parabéns ao Figo Lampo.
    Eu já estou a preparar a minha participação.
    Um beijinho.

    ResponderEliminar
  5. Parabéns Margarida! E agora o que é um blogue de esquina que não percebe muito de culinária irá arranjar para participar nesta tua celebração? Vamos ver...
    Beijinhos!

    PS. verfica o link que colocaste para a ERTA porque dá erro... :)

    ResponderEliminar
  6. O gelado tem um aspecto delicioso, super cremoso. Muitos parabéns pelo aniversário, vou tentar participar no passatempo :) Beijinhos

    ResponderEliminar
  7. Margarida,

    Escrever uma receita é muito mais que descrever orientações de preparo de pratos. As receitas nunca são anônimas e registrá-las é um ato de amor. Uma forma de replantar gestos de tias que preparam um bolo com gosto especial, de perpetuar o sabor de um delicioso pão da vizinha, de tentar repetir o jeito de preparar o feijão que só a vó é capaz, de dividir uma maneira só nossa de preparar uma sopa.
    É com esse olhar que vejo o seu blog, pois o cuidado que você dedica aos pratos, nas fotos impecáveis e os textos, tudo transpira afeto.

    Parabéns por dos os números 3 que estão permeando sua vida!

    Adriana

    ResponderEliminar
  8. Tanta festa, Margarida!
    Parabéns, Parabéns e Parabéns!

    ResponderEliminar
  9. Margarida muitos parabéns ao Figo Lampo e a ti por seres a autora deste cantinho que nunca deixo de visitar.
    E claro que vou participar no teu desafio.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  10. Esse gelado está com um aspecto fabuloso.
    Eu adoro figos, por isso tenho a certeza que me iria deliciar.
    Parabéns pelos 3 anos do blog.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  11. Minha querida amiga, foram 3 anos recheados de muitas coisas boas,e finalizas com um gelado que me parece fantástico. Estou a tratar da minha participação, em breve dou noticias.
    Um grande beijinho e muitos parabéns por todas as comemorações

    ResponderEliminar
  12. Somos 3 irmãos e passei a vida a ouvir a minha mãe dizer que: 3 foi a conta que Deus fez :) Tenho duas figueiras pingo de mel carregadinhas mas só vão amadurecer lá mais para Agosto. Entretanto vou participar pois claro ;) E toma lá beijos, muitos e para todos!

    ResponderEliminar
  13. muitos parabens margarida por estes anos magnificos. adoro esta cozinha desde o primeiro dia e espero que continue a encher-nso de delicias.
    beijinhos

    ResponderEliminar
  14. Três é um número muito especial... ;)
    Parabéns por estes 3 fantásticos anos de partilha...
    Que venham muitos mais cheiinhos de coisas boas...
    Gostei muito da tua sugestão...
    Obrigado por partilhares...
    Beijinhos e boa semana...

    ResponderEliminar
  15. Parabéns pelo blog maravilhoso.
    Venho cá regularmente, pois gosto muito das receitas e as fotos são magníficas. Como costumo dizer, os olhos também comem;)

    Deixo aqui o link da minha partipação:
    http://obolinhodesabado.blogspot.com/2011/07/bolachas-321.html

    Bjs.

    ResponderEliminar
  16. Olá sou a Formiguinha!

    Cheguei aqui em dia de celebração; Parabéns!:)

    Vim conhecer o teu cantinho e simplesmente adorei. Já estava para vir há mais tempo mas nunca se proporcionou. Vou-te visitar sempre que possível.
    Se encontrar alguma receita digna para o teu passatempo volto aqui.:)

    Boa semana!
    Beijinhos da Formiguinha

    ResponderEliminar
  17. Parabéns pelo aniversário do blog! também estou a pensar numa receita para participar no teu desafio, até lá fico a contemplar o teu geladinho :)beijinhos

    ResponderEliminar
  18. Que boa maneira de festejar
    Parabéns pelas magnificas receitas que foram partilhadas nestes 3 anos
    Mané
    http://obolodatiarosa.blogspot.com
    PS.: Só uma coisinha: "33 foi a conta que Deus fez", é o que o ditado popular diz...mas...isso é apenas antever o festejo daqui a 30 anos ;) ;) ;)
    Beijinho

    ResponderEliminar
  19. Querida Margarida, o prometido é devido! Cá vai a minha participação http://recipeboxandco.blogspot.com/2011/07/focaccia-de-azeitona.html
    Espero que gostes! Um beijinho

    ResponderEliminar
  20. Querida Margarida, parabéns por este número que abraça tantas comemorações. Todas elas especiais e felizes.
    Fico feliz por saber que já vai longa a vida deste blogue que tanto acarinho.
    Vou fazer de tudo para participar, no meio do caos de prazos e entregas em que me encontro.
    Bj grande.

    ResponderEliminar
  21. Muitos parabéns por três anos de sucessivas delícias que deram lugar a deliciosas amizades.
    A minha publicação fica agendada para a semana que vem, pois amanhã já sigo viagem para norte.
    Um grande beijo

    ResponderEliminar
  22. Parabéns pelas diferentes e importantes comemorações.
    Atrevo-me a deixar uma sugestão, ainda que muito básica.
    http://niveladorees.blogspot.com/

    Boa continuação!

    ResponderEliminar
  23. Parabéns Margarida! Só agora dei conta que o Figo Lampo estava em festa. Não prometo participar, mas desejo óptimos contributos para o desafio de um aniversário tão cheio de significados.
    Bjs e continuação de boas receitas!
    Teresa

    ResponderEliminar
  24. Com umbeijinho de Boa noite aqui fica a minha participação: http://obolodatiarosa.blogspot.com/2011/07/biscoitos-de-alfarroba-e-amendoa-para.html

    ResponderEliminar
  25. Parabéns pelo 3º aniversário! e pelos outros 3 todos deste mês! Vou tentar participar :)

    O gelado está excelente, a combinação deve resultar na perfeição!

    bjinho

    ResponderEliminar
  26. Que venham mais aniversários deliciosos e gelados com sabor a Algarve!
    Beijos para todos de nós todos.))

    PS-o link
    http://saboresdecanela.blogspot.com/2011/07/doce-de-goiaba.html

    ResponderEliminar
  27. Parabéns, Margarida, pelo terceiro aniversário do blog e por tudo que você descreveu, pois são todos motivos de muita alegria!
    Boa semana!

    ResponderEliminar
  28. Parabéns por mais um aniversário e principalmente parabéns por tantas ideias verdadeiramente inspiradoras que se encontram sempre por aqui!

    Tal como esta sugestão de gelado; simplesmente delicioso!
    Tenho cá em casa alguns figos que trouxe do Algarve, mas estão tão deliciosos e numa quantidade tão reduzida, que acho que ainda não é desta, que vão sofrer esta 'metamorfose' em gelado :)

    ResponderEliminar
  29. Não podia de deixar de desejar os parabens a esse magnífico blog.
    E em prova disso deixo aqui a minha participação.
    Que contes muito mais anos de excelentes rceitas.


    http://belinadailha.blogspot.com/2011/07/almofadinha-de-maca.html

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  30. Olá,

    Parabéns pelo teu trabalho aqui no blog que é excelente. Eu quero participar e já postei a receitinha com que vou participar.

    http://mfp-apadaria.blogspot.com/2009/05/compota-de-morango.html

    Espero que gostes.

    Bjs.
    Sónia

    ResponderEliminar
  31. Aqui está minha querida espero que gostes...

    http://receitinhasdabelinhagulosa.blogspot.com/2011/07/3-aniversario-do-blogue-figo-lampo.html

    bjokinhass

    ResponderEliminar
  32. Olá, Margarida. Há já algum tempo que leio o seu blogue, um dos mais inspiradores que conheço. Não podia deixar de me juntar à festa do terceiro aniversário e participar no passatemppo. Parabéns pelo excelente trabalho e muitas felicidades. Um beijo.

    Aqui fica a minha participação: http://maisacrequedoce.blogspot.com/2011/07/tres-vezes.html

    ResponderEliminar
  33. Querida Margarida. A primeira vez que me vi ligada a um blog de culinária, foi ao teu. Participei o ano passado e claro que participarei este ano. Espero uma longa vida para o teu doce figo e aqui fica o meu doce.
    Beijinhos Carolina e Margarida

    PS- http://caderninhodereceitas1.blogspot.com/2011/07/um-doce-de-amoras-para-um-doce-figo.html

    ResponderEliminar
  34. Querida Margarida,
    Um beijinho a multiplicar por tres para ti, para o Figo Lampo e para o Vicente!
    Aqui vai a minha ode ao tres:
    http://daprussia.wordpress.com/2011/07/27/tres-finisterras-tres-estorias-tres-pratos/
    Beijinhos
    Sofia

    ResponderEliminar
  35. Olá querida Margarida, voltei agora de férias e fiquei logo a saber do aniversário do teu lindo blogue e não quis deixar de participar em forma de homenagem e com desejos de tudo de bom para ti, para os teus e claro para o figo lampo.
    Aqui fica a minha singela participação mas feita com muito carinho:

    http://maniasdacozinha.blogspot.com/2011/07/comemorar-o-3-aniversario-do-figo-lampo.html

    beijinhos!!

    ResponderEliminar
  36. Olá Margarida! Muitos parabéns pelo aniversário do blog. São, com certeza, três anos repletos de delícias. O meu é recente, mas já há algum tempo que seguia o seu.

    Aqui fica a minha participação: http://cozinhadapicarota.blogspot.com/2011/07/os-tres-pes-de-caldeirao.html

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  37. Parabéns pelos 3 anos de receitas :) O meu blog ainda é muito recente, um bebé quando comparado com o seu... Mas o seu desafio é o primeiro em que participo :). Aqui fica o link da minha participação http://cozinhadesabado.blogspot.com/2011/07/o-numero-3.html

    Beijinhos :)

    ResponderEliminar
  38. Parabéns pelos 3 anos! Aqui fica a minha participação:
    http://ananasehortela.blogspot.com/2011/07/3-aniversario-do-figo-lampo.html
    Espero que gostes! Um beijinho.

    ResponderEliminar
  39. Simples, simples ... mas aqui fica a minha participação:

    http://bijunetas.blogspot.com/2011/07/3-e-sugestao-gaspacho.html

    Mais uma vez parabéns e que venham muitos mais; é sempre uma surpresa deliciosa passar por aqui

    Bom fim-de-semana

    ResponderEliminar
  40. Receita acabadinha de postar: http://ostemperosdaargas.blogspot.com/2011/07/banofee-pie-com-chocolate.html

    bjinhos

    ResponderEliminar
  41. Margarida querida,

    In extremis, cá chega a minha triologia para o aniversário do delicioso e sempre lindo Figo Lampo!

    http://gourmets-amadores.blogspot.com/2011/07/azeite-farinha-ervas-e-uma-tarte-de.html

    beijoca*

    ResponderEliminar
  42. margarida,
    Aqui está o meu brinde http://decozinhaemcozinha.blogspot.com/2011/07/granizado-de-3-frutos.html
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  43. Parabéns pelos 3 anos do seu blog, só quem tem competência e amor pelo que faz, se estabelece.Visitei e gostei muitoooo.

    Beijoos

    www.mundodosabor.blogspot.com

    ResponderEliminar

Obrigada pelo seu comentário!
Thank you for your comment!