29 junho 2011

Anchova assada com limão e salicórnia

Verão é tempo de refeições leves e frescas. De bom peixe na grelha e marisco. De bebidas refrescantes. De frutas de cores. De vegetais ricos. De sobremesas frutadas e geladas. De roupa leve e alegre. De chinelo no pé. De mergulho no mar. De ritmos quentes em finais de tarde ao pôr-do-sol. De petiscos com amigos. Verão é tempo de muita coisa boa! E mesmo que o calor nos retraia a utilizar o forno, há certos prazeres que a mim não me demovem de o ligar e preparar um belo peixe, como este. Ou uma doce sobremesa...
O sabor do limão aliado às ervas e à salicórnia fizeram desta anchova a iguaria perfeita para um almoço de início de Verão.

Photobucket


Anchova assada com limão e salicórnia

Ingredientes: 1 anchova com cerca de 1kg, 1 cebola grande, 1 limão médio, 1 raminho pequeno de tomilho fresco, 1 copo de vinho branco, 1 colher café de salicórnia seca, sumo de limão, sal aromatizado com alho, oregãos e alecrim da Casa do Sal da Figueira da Foz, azeite, batatinhas novas

(T): Corte as cebolas em meias luas finas e disponha no fundo de um refractário. Faça o mesmo com o limão. Regue com bastante azeite e salpique com um pouco de sal aromatizado e algum tomilho. Faça uns cortes longitudinais no peixe e disponha-o por cima da cebolada. Lave as batatinhas, corte-as ao meio e coloque-as no tabuleiro a circundar o peixe. Misture 1 colher de café de salicórnia com 2 colheres de chá de sumo de limão e pincele o peixe.
Regue com mais azeite e o vinho branco. Salpique com o restante tomilho e leve ao forno a 180º, durante cerca de 30/40 minutos.

Photobucket


Notas:
- Como aqui em casa niguém aprecia, retirei a cabeça à anchova e guardei para fazer massada de peixe;
- Tanto o sal aromatizado como a salicórnia foram gentilmente oferecidos pela Casa do Sal da Figueira da Foz.

10 comentários:

  1. Gosto tanto desse sal da minha terra e também do peixinho assado :)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. O sal que recebi da Casa do Sal já foi todo, a minha mãe ficou completamente fã :) Anchova nunca comi, as que conheço são aquelas que se compram enfrascadas e minúsculas :)

    ResponderEliminar
  3. Que bela receita!
    beijos para o sul...
    babette

    ResponderEliminar
  4. Nunca provei anchova, mas se é peixe eu gosto de certeza. Salicórnia também me era desconhecido, nunca tinha ouvido falar
    Um beijinho

    ResponderEliminar
  5. Eu de vez em quando tb me atrevo a ligar o forno: vale pelo bem que sabe!
    Nunca comi anchova nesse tamanho maxi, mas fiquei bem tentada. :)
    Bjs

    ResponderEliminar
  6. Margarida so me trazes novidades :) nunca provei anchova mas gostei do aspecto e salicórnia era-me completamente desconhecido :)

    Beijinho

    ResponderEliminar
  7. Em breve também me irei delicias com peixinho fresco todos os dias. Por aqui é raro...Gosto muito de anchova e a tua ficou com um ar fantástico.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  8. Nunca comi anchova desse tamanho.
    Para comer um peixe no forno fazemos mesmo o sacrifício de o acender.
    Fiquei a conhecer a salicórnia, mais uma descoberta.

    Bjs

    ResponderEliminar
  9. Acho que nunca comi anchova fresca!:) Parece-me excelente.

    Um beijinho.

    ResponderEliminar
  10. Margarida querida,

    Este teu prato fez.me ansiar ainda mais pelos dias que hei-de passar no teu Reino dos Algarves. Inveja muita dessa terra onde o peixe corre o risco de ser o melhor do mundo!!

    beijoca para toda a família*

    ResponderEliminar

Obrigada pelo seu comentário!
Thank you for your comment!