Verão é tempo de refeições leves e frescas. De bom peixe na grelha e marisco. De bebidas refrescantes. De frutas de cores. De vegetais ricos. De sobremesas frutadas e geladas. De roupa leve e alegre. De chinelo no pé. De mergulho no mar. De ritmos quentes em finais de tarde ao pôr-do-sol. De petiscos com amigos. Verão é tempo de muita coisa boa! E mesmo que o calor nos retraia a utilizar o forno, há certos prazeres que a mim não me demovem de o ligar e preparar um belo peixe, como este. Ou uma doce sobremesa...
O sabor do limão aliado às ervas e à salicórnia fizeram desta anchova a iguaria perfeita para um almoço de início de Verão.
O sabor do limão aliado às ervas e à salicórnia fizeram desta anchova a iguaria perfeita para um almoço de início de Verão.
Anchova assada com limão e salicórnia
Ingredientes: 1 anchova com cerca de 1kg, 1 cebola grande, 1 limão médio, 1 raminho pequeno de tomilho fresco, 1 copo de vinho branco, 1 colher café de salicórnia seca, sumo de limão, sal aromatizado com alho, oregãos e alecrim da Casa do Sal da Figueira da Foz, azeite, batatinhas novas
(T): Corte as cebolas em meias luas finas e disponha no fundo de um refractário. Faça o mesmo com o limão. Regue com bastante azeite e salpique com um pouco de sal aromatizado e algum tomilho. Faça uns cortes longitudinais no peixe e disponha-o por cima da cebolada. Lave as batatinhas, corte-as ao meio e coloque-as no tabuleiro a circundar o peixe. Misture 1 colher de café de salicórnia com 2 colheres de chá de sumo de limão e pincele o peixe.
Regue com mais azeite e o vinho branco. Salpique com o restante tomilho e leve ao forno a 180º, durante cerca de 30/40 minutos.
Notas:
- Como aqui em casa niguém aprecia, retirei a cabeça à anchova e guardei para fazer massada de peixe;
- Tanto o sal aromatizado como a salicórnia foram gentilmente oferecidos pela Casa do Sal da Figueira da Foz.
Gosto tanto desse sal da minha terra e também do peixinho assado :)
ResponderEliminarBeijinhos
O sal que recebi da Casa do Sal já foi todo, a minha mãe ficou completamente fã :) Anchova nunca comi, as que conheço são aquelas que se compram enfrascadas e minúsculas :)
ResponderEliminarQue bela receita!
ResponderEliminarbeijos para o sul...
babette
Nunca provei anchova, mas se é peixe eu gosto de certeza. Salicórnia também me era desconhecido, nunca tinha ouvido falar
ResponderEliminarUm beijinho
Eu de vez em quando tb me atrevo a ligar o forno: vale pelo bem que sabe!
ResponderEliminarNunca comi anchova nesse tamanho maxi, mas fiquei bem tentada. :)
Bjs
Margarida so me trazes novidades :) nunca provei anchova mas gostei do aspecto e salicórnia era-me completamente desconhecido :)
ResponderEliminarBeijinho
Em breve também me irei delicias com peixinho fresco todos os dias. Por aqui é raro...Gosto muito de anchova e a tua ficou com um ar fantástico.
ResponderEliminarBeijinhos
Nunca comi anchova desse tamanho.
ResponderEliminarPara comer um peixe no forno fazemos mesmo o sacrifício de o acender.
Fiquei a conhecer a salicórnia, mais uma descoberta.
Bjs
Acho que nunca comi anchova fresca!:) Parece-me excelente.
ResponderEliminarUm beijinho.
Margarida querida,
ResponderEliminarEste teu prato fez.me ansiar ainda mais pelos dias que hei-de passar no teu Reino dos Algarves. Inveja muita dessa terra onde o peixe corre o risco de ser o melhor do mundo!!
beijoca para toda a família*