06 dezembro 2010

Perdiz dos catorze

No Natal cumprem-se tradições gastronómicas de família que vão passando de geração em geração. Poderá ser o bacalhau cozido com couves, o peru assado, o polvo no forno, o cabrito.. E a tradição é sinónimo disso mesmo, dos hábitos e costumes de cada um, que se vão enraizando e sofrendo as alterações inerentes ao passar dos tempos e das gerações, claro. Em minha casa o bacalhau cozido com couves reinou sempre na Consoada mas, na presença de mais novos, que torcem sempre o nariz ao “peixe cozido”, junta-se-lhe sempre uma travessa de bacalhau com natas ou espiritual ou uma versão semelhante. O importante é agradar a todos porque a tradição já lá está: a família reunida à mesa!

E por isso hoje trago uma sugestão que pode perfeitamente subir à mesa neste Natal. Um perdiz estufada lentamente em 13 ingredientes que, em conjunto com ela, dão o nome à receita.

Boa semana!

Photobucket


Perdiz dos catorze

Ingredientes: 1 perdiz, 1 cebola pequena picada, 2 dentes de alho, 1 colher de sopa de banha, 1 colher de sopa de manteiga, 2 colheres de sopa de azeite, 1 folha de louro, 1 ramo de salsa atado, 4 tirinhas de toucinho, ½ dl de vinho branco, umas gotas de vinagre, 1 pitada de cominhos, sal e pimenta preta q.b.

(T): Esfregue a perdiz com sal e pimenta e coloque-a num tacho de barro onde já devem estar todos os restantes ingredientes. Tape o tacho e deixe estufar em lume brando, deixando apurar muito bem. Depois de estufada transfira a perdiz para um prato ou travessa. Passe o molho por um passador de rede fina e deite sobre a perdiz (saltei esta operação porque gosto de sentir os pedacinhos de cebola no molho).
Acompanhe com batatinhas novas assadas no forno ou com esparregado.


Notas:
- Deixei a perdiz estufar inteira até estar bem cozinhada e depois abri-a ao meio e deixei-a ganhar sabor ao lume durante uns minutos de um lado e outro;
- Se necessário, junte um pouco de água quente a meio da cozedura;
- Receita do Livro de Pantagruel, ligeiramente adaptada nas quantidades dos ingredientes.

12 comentários:

  1. Muito bom aspecto, sem dúvida.

    ResponderEliminar
  2. Bonitas palavras, como sempre.
    Em minha casa também fomos substituindo o bacalhau cozido com todos pelo bacalhau com natas e/ou espiritual.
    Quanto à receita de hoje, só posso dizer que tem óptimo aspecto e, "com a devida autorização" e sem a querer desprestigiar, estou tentada a experimentar com um frango que é o que tenho mais à mão neste momento. É que apetece-me mesmo experimentar esta mistura de temperos mas, assim de repente, não me estou a lembrar de nenhum caçador conhecido que me arranje uma perdiz :)

    ResponderEliminar
  3. Amiga, tens toda a razão, a melhor tradição que pudemos cumprir é manter a familia unida.
    Na minha mesa da consoada também nunca se faz o tradicional bacalhau cozido, optamos sempre por outro prato de bacalhau mas sem ser cozido.

    Essas perdizes estão com um aspecto delicioso, não me importava que estivesses presentes no meu Natal

    Um beijinho a todos

    ResponderEliminar
  4. Não sei se gosto mais de receitas ou de tradições... tudo me parece fantástico e caloroso, como manda a época!
    um beijo
    babette

    ResponderEliminar
  5. Uma sugestão muito requintada.
    Bjs

    ResponderEliminar
  6. A carne deve ficar tenrinha e suculenta... uma maravilha.
    Bjs

    ResponderEliminar
  7. Há algum tempo que não como perdiz e gosto muito. Vou guardar a receita para uma próxima oportunidade.
    A melhor das tradições é realmente poder reunir a família, afinal parece-me que é a parte mais importante para festejar um Natal em pleno. Quanto ás tradições gastronómicas, eu reclamo sempre do bacalhau cozido, mas como já não sou criança não tenho qualquer hipotese de ver os meus pedidos atendidos.
    Beijo

    ResponderEliminar
  8. Nunca comi perdiz, deve ser um belo petisco!

    ResponderEliminar
  9. This dish sounds absolutely amazing! love all the ingredients used to make this bird!

    ResponderEliminar
  10. Ainda a semana passada fiz :) Mas esta receita deve ficar deliciosa, ao ser cozida lentamente deve dar uma textura muito suave!

    ResponderEliminar
  11. Gosto moito de esta a sua cociña...saudos MARIMI

    ResponderEliminar
  12. Não é muito fácil encontrar Perdiz à venda, mas há duas semanas comi uma num bonito Restaurante de Évora. Tenho de convidar o D. Joaquim a vir aqui tirar a receita, porque a dele não estava mal, mas era muito seca e faltava-lhe sapidez. Vou tomar nota para experimentar com alguma ave que "cace" por aqui! Bjs. Bombom

    ResponderEliminar

Obrigada pelo seu comentário!
Thank you for your comment!