21 maio 2010

Gelado de queijo fresco e poejo

Não é por mania, modas ou obrigação mas gosto muito de consumir o que é nosso, especialmente os produtos da região do Algarve. Nos restaurantes tendencialmente opto por peixe fresco ou marisco que prefiro degustar simples ou em pratos tradicionais como o arroz de marisco, a cataplana ou a açorda. Aceito de bom grado as sugestões de Chefes que com mestria recriam a cozinha algarvia em pratos mais arrojados. Casam sabores que nem me passaria pela cabeça conjugar, e a propósito disto lembrei-me do duo de porco preto e barriga de atum que comi recentemente no Vila Galé Albacora, aquando da Visita "Paladares ao Sul", e abrem portas à cozinha de fusão, confeccionando pratos originais que misturam sabores e aromas de aqui e acolá.

E o reconhecimento não tarda em chegar. Chefes de duas unidades hoteleiras do Sotavento Algarvio - Jorge Rodrigues do Eurotel Altura e João Santos do Hotel Vila Galé Albacora - receberam, respectivamente, as distinções de primeiro lugar e 2.ª menção honrosa no concurso Chefe Cozinheiro do Ano - Etapa Sul/Ihas. Os pratos apresentados pelos dois cozinheiros privilegiaram produtos algarvios e podem ser conhecidos
aqui.

E por falar em boa gastronomia algarvia, esta noite saboreei uma excelente mariscada, no
restaurante do costume, acompanhada por um Monte da Casteleja - Maria Selection, também ele recentemente distinguido. À sobremesa um gelado de poejo que, modéstia à parte, estava tão bom quanto o que está no congelador cá de casa e do qual vos deixo a receita. Espero que gostem!

Gelado de queijo fresco e poejo

Ingredientes: 400ml de leite meio gordo, 150ml natas frescas, 6 gemas, 80g açúcar, 80g de queijo fresco (usei creme), 3 hastes de poejo (com as folhas), 1 pitada de flor de sal

(T): Misture muito bem o queijo fresco com as natas. Num outro recipiente misture muito bem o açúcar e as gemas. Ferva o leite, as natas e o poejo. Junte aos poucos ao creme de gemas e açúcar. Leve ao lume a engrossar, sem parar de mexer. Misture ao preparado anterior e passe pelo passador. Rasgue algumas folhas de poejo em bocadinhos com as mãos e junte-as ao preparado. Deixe arrefecer rapidamente e leve ao frigorífico por algumas horas. Deite a mistura na máquina de gelados. No final, e antes de tirar o gelado da máquina, junte a flor de sal. Guarde o gelado no congelador dentro de um recipiente com tampa.

(B): Misture bem o queijo creme com as natas, 10 seg, na vel 4. Reserve. Coloque no copo o leite e o poejo e programe 9 min, 90º, vel colher inversa. Reserve depois num outro recipiente. Encaixe a borboleta nas lâminas e bata as gemas com o açúcar 4 min, 37º, vel 3. Escorra bem as hastes de poejo e reserve algumas folhas. Ligue a Bimby na vel 2 1/2 e deite o leite pelo bocal aos poucos. Rasgue as folhas de poejo em bocadinhos com as mãos e coloque-as dentro do copo. Programe 7 min, 80º, vel 3 1/2. Deixe arrefecer rapidamente e leve ao frigorífico por algumas horas. Deite a mistura na máquina de gelados. No final, e antes de tirar o gelado da máquina, junte a flor de sal. Guarde o gelado no congelador dentro de um recipiente com tampa.

Notas:- Receita ligeiramente adaptada daqui.

19 comentários:

  1. Ai amiga que deve ser tão bom bem diferente este teu gelado,jinhoss

    ResponderEliminar
  2. Ahhhhhhhhhh cá está ele! O gelado de poejo tão esperado por mim.
    Obrigada pela receita, fiquei mesmo curiosa porque adoro o sabor do poejo.
    Beijinhos e obrigada.

    ResponderEliminar
  3. Margarida
    Só me faltava a receita do gelado! Desde ontem que vim cá com frequencia, depois da Rute me dizer que ela estava aqui....
    A do coulant tirei da revista do Apolonia e hoje já passei no horto do Campo Grande para trazer poejo.
    Ficou lindo o teu gelado!
    Um beijo e bom fim de semana para todos aí em casa.

    ResponderEliminar
  4. Gelado maravilhoso...
    Por estes lados estamos a aguardar a sua chegada...
    Ass: Duas gulosas destemidas

    ResponderEliminar
  5. Maravilhoso, geladinho maravilhoso! :) :)

    Essa taça está tão bem aviada que talvez tivesses precisado da ajuda de uma mão amiga para tratar dela. :) :)

    Amiga, beijinho grande! Adorei.

    ResponderEliminar
  6. Aqui está ele, fiquei tão curiosa com o sabor!!Obrigada Margarida, por partilhares esta receita excepcional.

    Bjs

    ResponderEliminar
  7. Tb usamos muito poejo por aqui :) e que delícia num gelado :)

    ResponderEliminar
  8. Margarida, também sou fã dos gelados e ainda não fiz com queijo...ainda...pois agora não demoro!
    Adorei a idéia!
    Um beijo!
    Queijo creme é o cream cheese?

    ResponderEliminar
  9. Obrigada meninas!
    Canela, a receita que tenho é exactamente essa. : )

    Verena, é cream cheese sim. : )

    beijinhos a todas e bom fim-de-semana

    ResponderEliminar
  10. Ai que vontade de comer esse geladinho e para mais tendo o poejo a perfumá-lo, adoro aquele cheiro, lembra-me o meu Alentejo....
    Obrigado pela receita, beijinhos e bom fim de semana.

    ResponderEliminar
  11. Tu nem te atrevas a falar no duo, nos mariscos e peixes que até se me dá uma coisinha má :) Nunca mais me vou esquecer desses sabores algarvios! Uma delícia essa gelado!

    ResponderEliminar
  12. Ummmmm!!
    Una verdadera delicia.

    Un saludo.

    ResponderEliminar
  13. Deve ser maravilhoso, tenho que arranjar poejos.
    Bjs

    ResponderEliminar
  14. E eu que nunca provei poejo, fico a pensar como será, de qualquer das formas ainda não tenho a máquina dos gelados, tenho que tratar do assunto rapidamente.
    Beijo e bom fim de semana

    ResponderEliminar
  15. É nestas alturas que tenho pena de não ter uma máquina de fazer gelados. Só que agora é tarde: já não tenho os Filhos em casa nem os Nètinhos por perto....No entanto gosto tanto deles que sou capaz de um dia destes pôr mãos à obra e fazê-los artesanalmente, ou seja, batendo-os à mão de hora a hora. Este seu está com um aspecto fabuloso!
    Estou de acordo consigo quando diz que devemos privilegiar o que é nosso! O que é português! Se todas fizéssemos isso, talvez os produtores nacionais tivessem mais incentivo para produzirem mais e mais barato.Bjs. Bombom

    ResponderEliminar
  16. hummm esse gelado deixou-me curiosa mesmo :)
    beijoca

    ResponderEliminar
  17. Ando com vontade de comer uma mariscada mas o link do restaurante dá para o Monte da Casteleja...Pergunto isto porque percebi que somos vizinhas (estou a morar em VRSA)e aproveito para dar a conhecer esta iniciativa http://ciip-cacela.blogspot.com/2010/05/2-mostra-gastronomica-de-cacela-entre.html
    Filipa

    ResponderEliminar
  18. Olá Filipa. Obrigada pelo reparo, já fiz a correcção. O restaurante é o Mariscos e Pestiscos em Cabanas, na marginal. Recomendo vivamente! : )
    E já vi que estamos próximo, eu vivo em Tavira.
    Já tinha anotado na agenda a apresentação da mostra porque gostava muito de ir. : )

    ResponderEliminar
  19. Finalmente, tenho o que eu estava procurando! Eu definitivamente desfrutar de cada pedacinho dele. Ainda bem que eu encontrei este artigo! sorriso que tenho guardado para verificar coisas novas que você postar.

    ResponderEliminar

Obrigada pelo seu comentário!
Thank you for your comment!