01 maio 2010

2 petiscos para o dia 1

Sou uma moça de tradições. Gosto de cumprir rituais, comer o que a ocasião manda, assistir a procissões e romarias.. Faço-o com gosto, porque me dá prazer relembrar e recriar costumes e tradições antigas que me foram passadas por gerações anteriores.

O 1.º de Maio é sempre recordado como o dia em que íamos de manhã cedo para a serra algarvia, de farnel aviado para um dia muito bem passado. Os caracóis e as favas, que não podem faltar neste dia, eram sempre preparados lá e o poejo que aromatizava as favas era apanhado nas ribeiras que por ali correm. Carne grelhada e sardinha assada em cima de fatias de pão algarvio, um tinto da produção de um amigo, caracóis e favas sapatadas. Seguiam-se os doces, principalmente bolos caseiros e alguns doces de colher que resistiam bem ao tempo mais quente. No final o passeio para ajudar a digerir até nova petiscada mais à tarde.

Este ano, com a princesa a recuperar, optámos por ficar em casa. Mas o tempo quente convidou-nos ao churrasco lá fora e os caracóis e as favinhas já aguardam pelo lanche!


Caracóis com batatinhas
Ingredientes: caracóis, batatinhas, paus de orégão, uma cabeça de alhos, 1 malagueta, 1 colher de sobremesa de sementes de coentros, água e sal q.b.

(T): Lave bem os caracóis e coloque-os dentro de um tacho alto com água com os paus de orégãos, as batatinhas com pele, os dentes de alho pelados, as sementes de coentros e a malagueta. Leve a lume brando, com o tacho tapado. Quando estiver a ferver deite o sal e deixe cozinhar em lume brando com o tacho tapado até as batatinhas estarem cozidas.


Favas sapatadas
Ingredientes: 500gr de favas descascadas, 1 raminho de poejo, 1 folha de hortelã, flor de sal, água q.b.


(T): Coloque as favas na panela de pressão (ou num tacho fundo) e coloque água até ao nível das favas. Salpique com a os poejos e a folha de hortelã picada. Tape a panela e deixe cozinhar durante cerca de 15 minutos. Retire o vapor, polvilhe com flor de sal triturada e sirva.


Bom primeiro de Maio!

P.S. - Pipoka e gasparzinha esta é para vocês. Imaginem o sabor das batatinhas... : )

15 comentários:

  1. Os famosos pratos que tanto falaste. Nunca comi caracóis desses grandalhões nem fava à sapatada mas acho que ia gostar. A minha parceira de sapos não está melhor?

    ResponderEliminar
  2. Olá, é minha primeira visita ao seu blog e adorei, tentei seguir mas está dando erro, depois tento novamente. Tb tenho um blog de culinária,qdo puder me faça uma visitinha. bjos e um ótimo final de semana! Nane www.vovoqueensinou.blogspot.com

    ResponderEliminar
  3. Feliz 1ºMaio para voçês também.
    Tu sabes bem aos anos que eu não como favas sapatadas, mas não esqueci o sabor.
    Como sempre parabéns pelo teu excelente trabalho x

    ResponderEliminar
  4. Pipoka e Gasparzinha? Então e eu? ;)
    Belos petiscos!Lembraste-me que no Alentejo também havia essa tradição, cheguei a participar , era bem divertido!
    Beijinhos para todos

    PS-Vou fazer umas amêijoas, com muitos coentros e alho para o jantar.

    ResponderEliminar
  5. Margarida,

    Obrigada! Sabes que estava expectante em relação a estes dois petiscos. Para o ano, bem que podíamos rumar à serra todas juntas para o piquenique do 1.º de Maio.

    beijos

    ResponderEliminar
  6. Que delícia deve ser favas sapatadas... e por sinal são bem bonitas.

    Beijos

    ResponderEliminar
  7. Margarida!
    Que belo petisco só não gosto de favas.
    No verão como petisco faço muita vez caracois para ou vamos à melhor casa de caracois de Lx e arredores,ao Julio que è preciso muita paciência,porque é sempre grandes filas.Mas fiquei curiosa dessa receita caracois com batatas não conhecia mas parece-me bom!
    Feliz dia da Mãe!!

    Bjinhos e bom fim de semana

    ResponderEliminar
  8. Adorei o nome das favas. Devem ser uma delícia.
    Bjs

    ResponderEliminar
  9. Cá não temos esse hábito hoje em dia...uma refeição excelente! perfeita! bjinhos

    ResponderEliminar
  10. Ameixinha, a tua parceira já está melhor mas como no sábado esteve muito sol optámos por ficar em casa não fosse haver uma recaída.

    Ana, por acaso lembrei-me de ti quando postei a receita. Eu adoro!

    Canela, dediquei o post às duas meninas que no mercado em olhão ficaram deliciadas com as batatinhas e me lançaram o desafio de publicar estas receitas. : ) Olha, amêijoas foi o meu almoço e jantar de sábado. : D

    Pipoka, se nos juntarmos num piquenique eu levo as favas! : )

    Mary, pois por cá é tradição comer caracóis neste dia. : D Nós costumamos comprá-los ou apanhá-los de cozinhamos em casa. Com estas batatinhas ficam óptimos!

    Obrigada a todas! beijinhos e boa semana

    ResponderEliminar
  11. Belas favas!
    Já regressei do nordeste transmontano, onde no 1º de Maio, dia das Maias é suposto comer uma castanha para afastar as dores de cabeça durante o resto do ano.
    Eu comi, vamos ver se resulta hehehe
    Estamos sempre a aprender :)
    Beijocas

    ResponderEliminar
  12. Margarida,

    Ando com uma vontade louca de comer caracois, este ano ainda nao comi pois para estes lados é coisa que não se come, logo não existem disponíveis em lado nenhum. Mas os teus ainda me deram mais vontade.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  13. Eu com os caracóis não vou muito à baila, mas o que hei-de fazer, tb sou moça dada a estas coisas típicas! :)
    Não resisto a um petisco regional.

    E que belas favas!!
    :)

    Beijinho grande.

    ResponderEliminar
  14. aiiiiiiiii adoro tudo o que vi!! TUDO!!! ainda a dois dias acho eu publiquei um creme de favas no meu blog... estava divinal!!! ADOREI AS TUAS e as caracoletas.... manhmmmm

    ResponderEliminar
  15. e o mais importante para acompanhar os caracóis: uma cervejinha bem fresquinha! ;)

    ResponderEliminar

Obrigada pelo seu comentário!
Thank you for your comment!