Nos tempos que correm as ofertas de produtos gastronómicos prontos a consumir inundam os supermercados. Vão desde as refeições pré-preparadas, às massas frescas, sobremesas, acompanhamentos.. E cada vez mais surgirão novos produtos que vão de encontro às necessidades imediatas dos consumidores que no dia-a-dia contra-relógio de muitos surgem como uma solução para a falta de tempo e paciência. Há quem os defenda, há quem os condene. Ideologias à parte, há alguns destes produtos que são realmente uma ajuda na preparação de uma refeição, principalmente se os tivermos já em casa. Mas é um facto que podemos ter estes mesmo produtos preparados em casa mas, por nós. Uns minutos permitem preparar alguns básicos que, quando devidamente conservados, estão sempre prontos a ser consumidos. As vantagens são muitas e além de poupar no tempo, a ausência de corantes, conservantes e afins jogam a nosso favor.
A sugestão que vos deixo serve de base a tartes doces e salgadas, faz-se em minutos e fica pronta a consumir ou a conservar no frio.
Boa semana!
A sugestão que vos deixo serve de base a tartes doces e salgadas, faz-se em minutos e fica pronta a consumir ou a conservar no frio.
Boa semana!
Massa quebrada com pimenta e mostarda
Ingredientes (para 2 tartes): 2 chávenas de farinha sem fermento, 125gr de manteiga fria cortada em pedaços, água gelada, 1 colher de chá de pimenta preta moída na hora, 2 colheres de sopa de mostarda sementes
(T) (B): Coloque a farinha e a manteiga numa misturadora ou robot de cozinha (na Bimby, 15 seg vel 5) e bata até se formarem grumos grosseiros (pode fazer esta operação á mão misturando a manteiga com a farinha com as pontas dos dedos). Acrescente a água gelada até obter uma massa suave. Junte a pimenta e a mostarda e amasse até incorporar. Retire-a da máquina e amasse ligeiramente. Para evitar que a massa encolha durante a cozedura, embrulhe-a e película aderente e leve-a ao frigorífico durante 30 minutos antes de a estender.
Estenda a massa numa superfície polvilhada com farinha até obter uma espessura de 2 a 3mm. Forre a forma com a massa sem a esticar. Coloque recheio a gosto e leve ao forno a 180º por 15-20 minutos.
Para cozer sem recheio pique a base e os lados com um garfo. Cubra com papel vegetal antiaderente e encha a forma com pesos de cozinha (ou feijões secos). Leve a forno pré-aquecido a 190º. Deixe no forno durante 5 minutos. Retire os pesos e o papel e volte a levar ao forno até a massa estar ligeiramente dourada.
Estenda a massa numa superfície polvilhada com farinha até obter uma espessura de 2 a 3mm. Forre a forma com a massa sem a esticar. Coloque recheio a gosto e leve ao forno a 180º por 15-20 minutos.
Para cozer sem recheio pique a base e os lados com um garfo. Cubra com papel vegetal antiaderente e encha a forma com pesos de cozinha (ou feijões secos). Leve a forno pré-aquecido a 190º. Deixe no forno durante 5 minutos. Retire os pesos e o papel e volte a levar ao forno até a massa estar ligeiramente dourada.
Notas:
- Pode conservar a massa durante 3 dias no frigorifico, num recipiente hermeticamente fechado ou até três mses no congelador embrulhada em película aderente (no caso da base cozinhada sem recheio);
- Pode congelar a massa antes de cozinhar enrolada em papel vegetal depois de esticada e embrulhada posteriormente em película aderente;
- Receita do livro Cozinha Rápida da Donna Hay.
Dicas:
- Para a massa quebrada tradicional omita a pimenta e a mostarda;
- Esta base é indicada para recheios de sabor acentuado como legumes e queijo.
Hola amiga, aquí estoy para decirte que has hecho una masa quebrada estupenda y diferente... y para desearte un muy feliz año 2010
ResponderEliminarUn besote guapa desde España
Nem mais! :)
ResponderEliminarE a última foto está linda. :)
Beijinhos.
eu tb faço sempre massa quebrada em casa... é bem simples e com um gostinho bem melhor do que a de compra... adorei a sugestão da pimenta e da mostarda, para quiches deve ser optima!!
ResponderEliminarbeijocasssssssssss
Estas dicas são óptimas e ajudam bastante quem quer poupar tempo e dinheiro. Achei muito fixe, enrolar a massa em papel vegetal e congelá-la. Depois nem precisamos estender :)
ResponderEliminarDelícia de massa, a mostarda deve dar um gostinho especial!!Feliz 2010! Beijão
ResponderEliminarBem prático e sem dúvida melhor do que as de compra...mas detesto esticar a massa :| da última vez que usei o rolo da massa (daqueles de plástico...), partiu-se, ainda com mais raiva fiquei de todo o processo :|
ResponderEliminarbjinhos :D
Eu desde de que tenho a bimby as massas são caseiras.
ResponderEliminarBjs
É verdade Margarida, cada vez mais a oferta nos hipers me espanta.. A falta de tempo é 1 desvantagem, mas nada se compara ao sabor do que é feito por nós mesmo :).. Óptima sugestão.
ResponderEliminarbjinhus
és um espanto! não só fazes coisas boas e bonitas, como ainda as fotografas como ninguém! parabéns! além de seres uma fabulosa pessoa! beijinho
ResponderEliminaradoro pôr a mão na massa, e esta vai ser testada!
ResponderEliminarObrigada
Babette, do Blog "A Festa de Babette"
Que tontice a minha, nunca me lembrei de a fazer para congelar, é claro que fica muito melhor e dá imenso jeito.
ResponderEliminarVou experimentá-la e depois logo te conto :)
Beijocas
Moira
Olá figo lampo :) Como vai a Margarida? :)
ResponderEliminarExcelente ideia esta da massa condimentada. Não sabia que podiamos prepará-la como a de compra, embrulhada e congelada! Boa sugestão. Obrigada.
Beijinhos magarida :D
Bela dica pr uma massa diferente.
ResponderEliminarTb gostei da ideia de congelar a massa.
Desde q tenho a bimby q as massas sao sp caseiras, mas assim e só rechear :)
Bjs
Amiga querida, adorei essa sugestão de massa!! As fotos, como sempre, ficaram incríveis... adorei!!
ResponderEliminarQue 2010 seja um ano maravilhoso para você e toda sua família!
Grande beijo,
Mari
Margarida
ResponderEliminarOra aqui está uma massa bem condimentada.Gostei da sugestão,pois tenho muita aversão a "esses produtos"....mas de vez em quando são mesmo um recurso fácil.
Beijos
Nem mais, asim sabemos muito bem o que comemos.
ResponderEliminarFicou linnndaaa.
Bjs
Ora com esta prática receita, parece que vamos todos pôr a mão na massa! Eu vou! :)
ResponderEliminarbeijinho grande e obrigada.
Olá,
ResponderEliminarpassei para informar que o Gato da Maria mudou de casa, agora está em http://ogatodamaria.blogspot.com
conto com a tua visita.
Bjinhos.
Adorei a sugestão, e se ainda não o fiz um Feliz 2010 para ti e família, bjs.
ResponderEliminarBela receitinha e bem rapida para preparar massa quebrada. Ja a anotei, em breve irei faze-la.
ResponderEliminarBeijinhos e Feliz Ano Novo.
Deixei-te um selinho no meu blog!
ResponderEliminarBjinhos
Obrigada por esta receita Dois em Um!
ResponderEliminarUma receita prática e muito saudável, e uma dica de poupança ! Nos tempos que correm, somos obrigadas a pôr a imaginação à prova, até na Culinária! Também nunca me tinha lembrado de fazer a massa quebrada e congelar, mas dá um geitão! Bjs. Bombom
margarida bela massa sim senhora e essa da pimenta e da mostarda deve ficar bem boa.
ResponderEliminarja guardei a receita
beijinhos
Adorei essa receita.
ResponderEliminarJá está nos meus favoritos
Olá Margarida,
ResponderEliminarAdorei esta ideia de mostarda e pimenta que vou experimentar brevemente.
Bjs
Boa tarde,
ResponderEliminaras sementes de mostarda vão inteiras ou têm que ser reduzidas a pó?
Ana Rita lebreiro
Ana Rita, eu deixei-as inteiras mas se não gostar de as sentir pode triturá-las.
ResponderEliminarObrigada.