02 novembro 2009

Risotto de abóbora e camarão

O fim-de-semana revelou-se curto. Estes dois dias de "descanso" semanal são sempre preenchidos com mil e uma coisas que queremos e pensamos fazer, já que a semana pouco tempo livre nos deixa para outros fins que não os profissionais e os domésticos.

O rumo estava definido há algum tempo e no sábado de manhã atestámos o carro e seguimos auto-estrada fora rumo a Fátima. À hora de almoço o estômago dava sinais de fraqueza. Estávamos em terras santarenas por essa altura. Procurámos, sem pensar duas vezes, a Casa do Campino onde se realiza anualmente o Festival de Gastronomia de Santarém. Os cheiros das iguarias das diversas regiões de Portugal confundiam-se no ar com o alarido das pessoas que percorriam as tascas. Olhámos os menus rapidamente e decidimo-nos por umas bandarilhas de vitela, um naco de touro estufado e uma tiborna de bacalhau, bem acompanhadas por uma sangria de frutos vermelhos. À sobremesa, na zona da doçaria, uns pastéis de Tentúgal ainda mornos. Ainda com a camisola salpicada por açúcar em pó corri à tasquinha das fogaças de Santa Maria da Feira. Fogaça no saco, estômago reconfortado. A viagem continuou até ao destino...

Entretanto, e como as abóboras continuam a reinar cá em casa, deixo-vos a sugestão deste risotto perfeito pela sua maciez e delicado sabor a abóbora e camarão. Boa semana!


Risoto de abóbora e camarão

Ingredientes: 1 ½ copo de arroz carnaroli ou arbóreo, 1 copo de vinho branco seco, 2 colheres de sopa de manteiga, 200gr de abóbora assada, ½ cebola pequena picada, 1 pitadinha de canela (a ponta de uma faca), 1 pitadinha de noz moscada, 300gr de camarões limpos, aproximadamente 1lt de caldo de legumes (usei caseiro), 1 colher de sopa de folhas de salvia fresca, 1 colher de sopa de queijo parmesão em pó, sal e pimenta q.b.

(T): Leve o caldo de legumes ao lume numa panela e mantenha-o fervilhando. Numa outra panela media refogue a cebola com 1 colher de sopa de manteiga, a canela e a noz moscada. Junte o arroz e mexa bem até todos os grãos estarem envoltos na manteiga, por um ou dois minutos. Junte o vinho branco e deixe-o evaporar um pouco. Junte a abóbora em cubinhos e vá adicionando o caldo aos poucos, mexendo sempre e deixando o arroz absorvê-lo antes de adicionar mais caldo. Deixe o arroz cozinhar durante cerca de 15/20 minutos. Tempere com sal e pimenta se necessário. No final do tempo junte os camarões limpos, a colher de sopa de manteiga e o queijo parmesão. Envolva, apague o fogo e tape a panela.
O camarão vai cozinhar com o calor do risotto. Deixe sempre o risotto mais liquido pois o arroz continua absorvendo o liquido. Salpique com a salvia fresca picada na hora e sirva imediatamente.

(B): Leve o caldo de legumes ao lume numa panela e mantenha-o fervilhando. Coloque no copo a cebola e pique 5 seg na vel 5. Junte a manteiga, a noz moscada e a canela e refogue 4 min, 100º, vel 1. Encaixe a borboleta. Programe 18 min, 100º, vel colher inversa. Deite o arroz. Aos 17 min junte o vinho branco e deixe evaporar. Aos 15 min junte a abóbora em cubinhos e metade do caldo. Tempere com sal e pimenta se necessário. Vá adicionando o restante caldo aos poucos deixando o arroz absorvê-lo antes de adicionar mais caldo. No final do tempo junte os camarões limpos, a colher de sopa de manteiga e o queijo parmesão. Coloque a tampa no copo e deixe repousar uns minutos.
O camarão vai cozinhar com o calor do risotto. Deixe sempre o risotto mais liquido pois o arroz continua absorvendo o liquido. Salpique com a salvia fresca picada na hora e sirva imediatamente.

Notas:
- Receita ligeiramente alterada (a gosto pessoal)
desta da Flávia, do blog Simplesmente Delicia.

27 comentários:

  1. Que bom que voce gostou do risoto!! e acrescentou as salvias que eu tanto queria experimentar (mas nao tinha me casa..) ! Deve ter ficado estupendo!!
    Bjs e boa semana!

    ResponderEliminar
  2. Que aspecto magnífico. Abóbora e camarão numa sintonia laranjinha :)

    ResponderEliminar
  3. Margarida,
    Esta receita também me ficou debaixo de olho, deve ser uma pequena delícia. Hoje o meu jantar vai ser um risoto de frango com cogumelos, nunca fiz risotos por issso vamos ver como me sai a coisa.
    Beijocas
    Moira

    ResponderEliminar
  4. Que maravilha de almoço! Combinou perfeitamente com o passeio!
    E este risoto??? Lindo! A cremosidade está perfeita! E abóbora com camarão? Nunca experimentei, mas já vi que combinam muito bem!!!
    Parabéns!
    Bjs!
    :o)

    ResponderEliminar
  5. Também fiquei de olho na receita da Flávia, pois nunca provei a conjugação abóbora/camarão. Desconfio de que deve ficar uma maravilha. E acho que fizeste muito bem em juntar a sálvia, pois a dupla abóbora/sálvia é das minhas favoritas.

    beijocas

    PS - tu vieste passar o fim-de-semana para o centro e eu fui passá-lo lá para os teus lados ;-)
    O tempo estava espectacular!

    ResponderEliminar
  6. Margarida, risoto provei, mas não gostei, e já não tentei provar novamente.
    Olha a picanha em vacuo é que tem esse sangue todo, eu uso congelada e da argentina, não gosto muito da picanha do brasil.
    Se gostas de picanha, faz que é muito bom.
    Beijinhos e uma boa semana

    ResponderEliminar
  7. Ai que coisa mais boa!! :)

    Tb me tinha tentado no blog da Flávia e mais uma vez fiquei com água na boca!

    Ainda fazemos um livro as duas: "As melhores Receitas com Abóbora"! :)
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  8. Que combinação deliciosa, fotos mesmo tentadoras :*

    ResponderEliminar
  9. Bem cremoso, está de babar, realmente...com abóbora vou adorar! hehehe:)

    ResponderEliminar
  10. Estou com água na boca :D
    O almoço foi fraco e este pratinho mesmo á minha frente, sem que eu lhe possa tocar :(

    Delicioso!!

    Bjocas

    ResponderEliminar
  11. maravilhoso! que aspecto...

    ResponderEliminar
  12. Margarida, que delicia de risotto.
    Está muito apetitoso.

    Bjs

    ResponderEliminar
  13. Um belo risotto...có por casa não apreciam abóbora (só em doces e na sopa, e é porque não a veêm), mas deve ser bom com cenoura, não?
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  14. Eu gosto de risotto mas só fiz uma vez!!!

    Tem um óptimo aspecto.

    Uma boa semaninha,

    Pi@Fernanda

    ResponderEliminar
  15. Lindo o teu risotto!!!
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  16. Abóbora com camarão? Só pode ter ficado divinal! Adoro risoto, a combinação dos ingredientes agrada-me e muito. Já vai para a minha pilha de receita a fazer para aproveitar as belas abóboras da época.

    Bjs

    ResponderEliminar
  17. Mas que fim de semana saboroso fiquei de água na boca, de tanta coisa boa e esse risotto não é excepção esta com um aspecto divino.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  18. Amiga querida, este risotto ficou um deslumbre... imagino como não ficou delicioso também... adoro risottos, e os camarões são um excelente acompanhamento para eles... a abóbora certamente deu um toque muito especial e original a esta delicia.
    Bjo grande,

    Mari

    ResponderEliminar
  19. Ficou com um aspecto fantástico.
    Bjs

    ResponderEliminar
  20. Que belo prato. Eu adoro camarão e fiquei morrendo de vontade de experimentar, farei assim que puder.
    Beijinho

    ResponderEliminar
  21. Que belo risotto está mesmo cremoso, gostei da combinação dos sabores.
    Bjs

    ResponderEliminar
  22. Huuummm ... está com ar tão cremoso, super-apetitoso...

    ResponderEliminar
  23. Margarida!
    Esse risotto,tem um aspecto delicioso.
    E bem cremoso mesmo como gosto tb sou susbeita porque adoro ritto:)


    bjinhos
    Boa semana

    ResponderEliminar
  24. tem um ar que me deixou com água na boca.
    há muito tempo que não como risotto.

    ResponderEliminar
  25. este risotto anda a deixar-me agua na boca. que cremoso e tao bom que deve ser esta combinação de sabores.
    beijinhos

    ResponderEliminar

Obrigada pelo seu comentário!
Thank you for your comment!