17 setembro 2009

De uma abóbora que se fez menina..

Semente que virou abóbora, abóbora que virou menina e abóbora menina que virou brownie, ao ritmo de um outono que já começa a fazer-se sentir.. O aroma quente desperta os sentidos. O sabor perfumado aguça-os..


Bom final de semana!

Brownie de abóbora

Ingredientes: 350gr de puré de abóbora, 1 chávena de farinha, 1 chávena de açúcar de cana, 1 colher de chá de fermento, 1/2 colher de chá de bicarbonato de sódio, 1/2 colher de chá de sal, 1/2 colher de chá de gengibre (usei em pó), 2 colheres de chá de canela, 1 colher de chá de noz-moscada, 100ml de natas, 100ml de óleo (usei 80ml), 2 colheres de chá de baunilha (não usei), 1/2 chávena de miolo de nozes


(T): Pré-aquecer o forno a 180º. Untar uma forma rectangular com manteiga (forrei com papel vegetal depois). Introduzir todos os ingredientes numa batedeira e bater até obter uma massa uniforme.
Levar ao forno durante 10 minutos ou até ficar estaladiço por fora e cru por dentro.

 
(B): Pré-aquecer o forno a 180º. Untar uma forma rectangular com manteiga (forrei com papel vegetal depois). Introduzir todos os ingredientes na bimby e programar 15 seg, vel 4 inversa.
Levar ao forno durante 10 minutos ou até ficar estaladiço por fora e cru por dentro.
 
(a textura fala por si)

Notas:
- Receita do Chakall, do livro Cozinha Divina;
- Sugestão de acompanhamento do autor: uma bola de gelado de noz.

29 comentários:

  1. Pois é menina loirinha de olhos claros....o Outono aproxima-se sem dúvida, hoje á noite congelei!!
    Sabia tão bem o teu Brownie

    Um grande beijinhos,

    Pi

    ResponderEliminar
  2. Estaladiço por fora e cru por dentro... gostei :)
    A minha MFP está a tentar fazer, a esta linda hora, o teu pão de 3 sementes com um fermento vahiné que eu odeio mas não tinha fermento fresco descongelado. Não sei o que vai de lá sair mas até tenho medo de ir espreitar he he

    ResponderEliminar
  3. Bem...deve ser mesmo divino!!!!
    Que maravilha!
    Beijinhos grandes e bom fim de semana.

    ResponderEliminar
  4. Tem um aspecto optimo!! Super delicioso e com uma côr incrivelmente gira!!

    ResponderEliminar
  5. Margarida, adoro tudo o que tenha abobora.
    Que óptimo aspecto esses brownie.

    Bjs

    ResponderEliminar
  6. Eu estou tão orgulhosa deste teu post... mas tão orgulhosa!

    É que virar uma delicia estaladiça por fora e crua por dentro é bem melhor que virar carruagem (se não é assim...é mais ou menos, porque eu não percebo nada de desenhos animados)
    beijinhos e bom fim de semana

    ResponderEliminar
  7. Por aqui o outono teima em não chegar :( estou tão cansada de calor ;)
    Gosto muito de abóbora e com Gengibre então... acho que vou fazer no fim de semana :)

    Beijinhos,
    Carlota

    ResponderEliminar
  8. Oh pá!! adoro coisas q levam abobora menina.....so nao sei como é que tu tiras umas FOTOS TAO LINDAS!!! UAU!! tens de ter um truque! LOL beijokas e bom fim de semana!!!

    ResponderEliminar
  9. Que óptimo aspecto, faz lembrar o Outono!

    ResponderEliminar
  10. Brownie de abóbora isto e´uma provocação certo hehe ficaram mesmo densos como eu gosto...hummm...yummy :D

    ResponderEliminar
  11. amei...
    Tem bom aspecto...
    JInhos

    ResponderEliminar
  12. Foto liiiiiiiiiiiiiiinnndddaaaaaaaaaaaaa.... Receita maravilhosa! Adorei td! Parabéns! Bjinhos

    ResponderEliminar
  13. algarvia marafada!!!
    nem sei o que dizer....... babei!!!

    ResponderEliminar
  14. Margarida,
    Esse está mesmo ao jeito para acompanhar o meu chá das 5, que por aqui já está tempo de Outono e um fresco que já faz arrepiar.
    Bjs e bom fim de semana

    ResponderEliminar
  15. Margarida,
    que delícia. Adoro tudo o que tem abóbora...e, ainda por cima, tm noz. Adorei. Vou experimentar.
    Beijocas.
    Susana B.

    ResponderEliminar
  16. Brownie e de abóbora!!
    Fantástico :)

    Beijoquinhas

    ResponderEliminar
  17. Margarida
    Estes brownies devem ser um manjar e tanto... hei-de experimentar,pois tem ingredientes que gosto muito.
    Gosto muito da 1ª foto,acho o enquadramento,luz e composição,perfeitos;)
    Bom fim de semana!

    ResponderEliminar
  18. Xiii anda tudo a virar para o outro lado!

    Um brownie super diferente. Gostei!

    ResponderEliminar
  19. Bem bom! Só posso imaginar a delícia que deve ser, mas tiro-lhe a pinta pelo aspecto fantástico!:)

    ResponderEliminar
  20. Que foto encantadora... só por isso já comia uma pedacinho LOL
    Ficou bem apetitoso :-)

    ResponderEliminar
  21. Aqui começaram a aparecer as primeiras abóboras, é sinal que o Outono está a chegar.
    Gostei do aspecto, imagino o sabor...
    Bjs

    ResponderEliminar
  22. Amiga, esta não me escapa!
    As abóboras que o meu pai plantou já estão no ponto!
    Tenho imensas receitinhas para as usar, mas esta está no pódio - adoro a combinação abóbora gengibre, e com as nozes e estas fotos... já estou a as alivar!

    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  23. hum que bom. eu este fim de semana tambem utilizei a abobora num bolo e para primeira experiencia adorei.
    beijinhos

    ResponderEliminar
  24. Nunca havia visto bronwie de abobora!! Fiquei curiosa com o paladar. Imagino que quanto mais doce a abobora, melhor o brownie??!

    ResponderEliminar
  25. Amiga, publiquei hoje!
    O meu ficou mais altinho porque fiz apenas meia dose e a forma que usei era redonda e acabou por ser um brownie arraçado de tarte.
    Adorei!!! :)

    Espero que os preparativos para amanhã estejam a correr bem.
    Imagino as delícias que vão sair daí...

    Beijinhos. :)

    ResponderEliminar
  26. Qd preciso de algo especial, visito o seu Blog, k é simplesmente ESPECTACULAR!
    Queria experimentar um brownie, e encontrei este de "abóbora menina", k até tenho em casa :)!!!
    Acho k deve ser diferente...
    Pergunto:ñ falta "ovos" na receita?
    olagua@netcabo.pt

    ResponderEliminar

Obrigada pelo seu comentário!
Thank you for your comment!